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IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Tema central
Comunicação Pública: Interesses Públicos e Privados

O IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas dá Continuidade ao debate iniciado com a realização dos anteriores, expressando o fortalecimento dessas áreas de conhecimento na última década no Brasil e o quanto temos avançado nos estudos e na formação de uma nova geração de estudiosos, que anualmente apresentam seus trabalhos no espaço dos congressos.

É dentro desse contexto que a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), em parceria com a Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS) e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS), realiza o Abrapcorp 2010, com o tema central “Comunicação pública: interesses públicos e privados”. Para nossa entidade, é uma satisfação muito grande poder contar com a parceria dessas duas universidades emblemáticas do Rio Grande do Sul, cuja contribuição na formação de comunicadores nos níveis de graduação e pós-graduação é um fato reconhecido nacional e internacionalmente.

Comunicação pública, tema central do IV Congresso Abrapcorp, é um conceito complexo e, como tal, permite extrair abordagens teóricas e reflexões sobre a sua prática nas diferentes perspectivas do campo comunicacional, mais especificamente da comunicação organizacional e de relações públicas. A organização desse debate num congresso científico permite aprofundar questões, trocar experiências e contribuir para a produção de conhecimento sobre as disputas e convergências em torno de interesses públicos e privados que desembocam na produção da comunicação pública.

Para explorar esse tema de tamanha importância nos dias de hoje, a programação do Abrapcorp 2010 terá duas conferências magnas com expositores internacionais: Nicole D´Almeida, da Université de Sorbonne, de Paris (França), e Stefano Rolando, da Libera Università di Lingue e Comunicazione IULM, de Milão (Itália). Os dois pesquisadores também irão oferecer cursos nos programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-RS, como atividades pré e pós-congresso. A presença e a participação efetiva dos estudiosos estrangeiros do campo da comunicação organizacional e de relações públicas nos espaços dos congressos da Abrapcorp vêm mais uma vez expressar que a nossa entidade está no caminho certo. Esse intercâmbio acadêmico e dialógico com os nossos pares internacionais permite trocar novas experiências, promover maior interlocução e ao mesmo tempo difundir o conhecimento que vem sendo gerado no País nesses campos das ciências da comunicação.

Os três painéis – “Os estudos de comunicação pública e política no Brasil: avanços e perspectivas”; “Estratégias e produtos de comunicação do Estado; e “A comunicação de interesse público entre o Estado, o mercado e a sociedade” – contarão com a contribuição de convidados nacionais considerados os maiores estudiosos e especialistas nos temas em questão e da pesquisadora Sandra Massolini, da Universidad de Rosario (Argentina).

Os seis Grupos Temáticos (GTs Abrapcorp) e o III Fórum de Debates sobre Comunicação Organizacional e Relações Públicas reúnem os estudos mais recentes que vêm sendo desenvolvidos e expressam a riqueza e a pluralidade de assuntos que são objeto de pesquisa dos autores nas suas respectivas universidades.

Uma das preocupações da Abrapcorp é formar novas gerações de pesquisadores. Para tanto, nos seus congressos tem criado sessões voltadas exclusivamente para alunos de graduação, como as oficinas e o “Espaço para Iniciação Científica”, destinado à apresentação dos resultados de trabalhos monográficos e de pesquisas de iniciação científica.

O debate sobre comunicação pública abrange diversos campos de conhecimento, bem como práticas sociais e profissionais, sendo que as áreas de comunicação organizacional e relações públicas abrigam, de modo privilegiado, essa experiência, à medida que as instituições públicas e privadas desenvolvem ações estratégicas dirigidas a públicos específicos, com instrumentos de comunicação, em defesa do interesse público. De modo complementar, os poderes executivo, legislativo e judiciário, que constituem o Estado, também se valem de estruturas e profissionais capazes de informar e estabelecer comunicação – pública – como a própria tradução de democracia. Como espaço estratégico de visibilidade, os meios de comunicação de massa são essenciais à consecução da comunicação pública, assim como defendem interesses públicos e, também, os privados.

Entende-se a comunicação pública na vinculação com o interesse público, do ponto de vista tanto da teoria quanto da práxis. Isto significa pesquisar e debater sobre estruturas e a produção de informação pública e a circulação de temas de interesse público: de modo natural quando se trata de instituições governamentais, legislativas e judiciárias; estrategicamente, quando se trata de organizações privadas.

A comunicação pública pode ser entendida como uma rede, simbolicamente constituída, a partir de temas relevantes para o interesse público, de caráter transitório ou permanente, como os temas relacionados à proteção da infância e à educação, assumidos por organizações privadas, ONGs, instituições públicas, sistema educacional etc., e os temas da agenda de sustentabilidade e responsabilidade social.

Assim o Abrapcorp 2010 traz como tema o emergente e complexo universo da pesquisa em comunicação pública, cujas múltiplas fronteiras disciplinares desafiam estudiosos e gestores de todos os continentes O desafio está posto para pesquisadores da comunicação e, principalmente, das relações públicas, dada a necessidade de adequação das formulações estratégicas à nova realidade, notadamente do planejamento estratégico da comunicação no cotidiano dos poderes legislativo, executivo e judiciário e das redes sociais no contexto da sociedade civil.

Na era digital, a comunicação pública conta com novos suportes e meios que revolucionam conteúdos, assim como as formas e o processo de produzir as comunicações. As tecnologias que agilizam a circulação de informações e favorecem, como nunca, a comunicação, o relacionamento e a participação dos cidadãos nas questões de interesse coletivo podem simplesmente promover maior rapidez para serviços de má qualidade. Isto se não vierem acompanhadas de uma profunda reestruturação administrativa no setor público e de um olhar mais atento das organizações para a ascensão da sociedade civil na vida política dos países, se não vierem acompanhadas das estratégias apropriadas de comunicação. As organizações empresariais também são impulsionadas a rever a sua comunicação quando querem atingir o universo da esfera pública.

Espera-se que, com o IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, a comunidade acadêmica contribua para o avanço dos estudos sobre um tema da maior relevância na atualidade, qual seja o dos interesses públicos e privados na comunicação pública.

A realização do Abrapcorp 2010 só está sendo possível graças ao conjunto de apoios recebidos de pessoas e órgãos públicos de fomento à pesquisa, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nosso agradecimento muito especial à Famecos/PUC-RS e à Fabico/UFRGS, nas pessoas de seus diretores, professores, alunos e funcionários, que não mediram esforços para que este congresso acontecesse de uma forma que certamente se revelará muito dinâmica e produtiva.

A todos, o nosso reconhecimento público pelas contribuições e por acreditarem que os campos científicos das relações públicas e da comunicação organizacional têm uma missão a cumprir na promoção da verdadeira comunicação pública, a qual possa de fato contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, para uma cidadania mais sólida, enfim.

Aos participantes do congresso, provenientes das mais diferentes regiões do território nacional e de outros países, que aqui estão nos prestigiando, nossas boas-vindas e nossa satisfação por vê-los se integrando à missão da Abrapcorp e aos objetivos deste evento.

Margarida Maria Krohling Kunsch
Presidente da Abrapcorp



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