A ABRAPCORP - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas foi criada no dia 13 de maio de 2006. O evento ocorreu em sessão especial do Endecom 2006 - Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação, realizado pela Intercom e pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

A idéia de criação da Abrapcorp, sob a liderança da Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch, tomou corpo no I Fórum de Pesquisadores Brasileiros de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em 15 de outubro de 2005, no contexto da discussão nacional sobre a proposta de reclassificação das subáreas da Comunicação Social, do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Na ocasião, constituiu-se um comitê de elaboração do estatuto da entidade, formado por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil: Margarida M. Krohling Kunsch (ECA-USP), Adriana M. Casali (UFPR), Cleusa Andrade Scroferneker (PUC-RS), Fábio França (Umesp), Ivone Lourdes de Oliveira (PUC-Minas), Marcio Simeone Henriques (UFMG), Maria Aparecida Ferrari (Umesp/ECA-USP), Maria do Carmo Reis (UFMG) e Paulo Nassar (ECA-USP/Aberje). O estatuto foi aprovado na Assembléia Geral de Fundação de 13 de maio de 2006.

A nova associação congrega acadêmicos e outros profissionais que, tendo por objeto de estudo a comunicação sob todas as perspectivas e aplicações, se dedicam de modo especial às pesquisas nos campos da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. Seu objetivo geral é estimular o fomento, a realização e a divulgação de estudos avançados nos dois campos. Especificamente, ela buscará fomentar o intercâmbio entre a academia e o mercado, valorizar as atividades das duas áreas no ambiente acadêmico e profissional, dentro de uma comunicação organizacional integrada, e contribuir, através do exercício da comunicação, para a consolidação do processo democrático do País.

A existência de uma associação científica de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, além disso, permitirá uma interlocução mais representativa dessas áreas com as demais entidades acadêmicas e profissionais das duas áreas, a comunidade das Ciências da Comunicação, o CNPq, a Capes e os demais órgãos de fomento à pesquisa.

Na Assembléia Geral de Fundação foram eleitos os membros da primeira Diretoria Executiva, do Conselho Consultivo e do Conselho Fiscal.

Diretoria Executiva

Presidente
Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (ECA-USP)

Vice-presidente
Profa. Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC-Minas)

Diretora científica
Profa. Dra. Claudia Moura (PUC-RS)

Diretor administrativo
Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias (Cásper Líbero/Unicsul/ECA-USP)

Diretor editorial
Prof. Dr. João José de Azevedo Curvello (Universidade Católica de Brasília)

Diretora de relações públicas
Profa. Dra. Celsi Brönstrup Silvestrin (UFPR)

Conselho Consultivo
Profa. Dra. Cicilia Maria Krohling Peruzzo (Umesp)
Profa. Dra. Sidinéia Gomes Freitas (ECA-USP)
Prof. Dr. Fábio França (Umesp)
Prof. Dr. Paulo Roberto Nassar de Oliveira (ECA-USP/Aberje)

Conselho Fiscal
Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari (Umesp/ECA-USP)
Profa. Dra. Maria do Carmo Reis (UFMG)
Prof. Ms. Ricardo Caribé Cavalcante (UFBA)

Para mais informações sobre como associar-se à Abrapcorp, entre em contato pelo e-mail: abrapcorp@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-2949.