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Gestão de relacionamentos, opinião pública e públicos nas organizações
Coordenação:
ECA/USP Profª. Dra. Sidinéia Gomes Freitas - sid_terra@terra.com.br
1ª sessão de comunicações científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 303
Comunicação Interna: interferências da contemporaneidade

Ivone de Lourdes Oliveira -ivone@pucminas.br
Maria Aparecida de Paula -mcida.com@terra.com.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC Minas


A comunicação na contemporaneidade enfrenta exigências e desafios devido à complexidade de cenários, especificamente no âmbito interno das organizações. As mudanças rápidas e contínuas nas relações de trabalho, influenciadas pela articulação dos empregados em rede e pelas exigências de conduta ética na sociedade, levam a organização a repensar suas relações internas. As demandas de agilidade, contextualização e confiabilidade de informações num contexto de acesso ilimitado à informação indicam a valorização dos processos interativos, em contraposição à função meramente informativa da comunicação no ambiente interno.

Palavras-chave:
comunicação; ambiente organizacional, empregados, contemporaneidade.


Gestão com pessoas - gestão, comunicação e pessoas- um modelo para construção do tripé: realidade, afinidade e comunicação

Isabel Macarenco -imacarenco@fecap.br
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado -FECAP

A comunicação pode transformar as práticas de gestão de pessoas para encurtar distâncias rumo ao desenvolvimento de competências e de resultados humanos. São poucas as fontes, como livros, artigos, pesquisas, que estimulem uma reflexão e uma avaliação sobre gestão se comunicando com pessoas, mas essa omissão pode representar uma ameaça à realização do maior desafio declarado da área de recursos humanos: atrair, manter e reter talentos nas organizações. Um modelo de Gestão COM Pessoas propõe que gestores "desaprendam" as respostas previamente estabelecidas por modelos ultrapassados de administração e sejam capazes de responder às demandas da nova realidade organizacional.

Palavras-chave:
gestão; comunicação; pessoas; competência.


Comunicação interna na gestão do relacionamento com os funcionários

Vera Elisabeth Damasceno Correa -veracorrea@terra.com.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

O artigo tem o objetivo de refletir sobre a gestão do relacionamento da organização com os seus funcionários, dando destaque para a importância da comunicação interna, tendo em vista a alta complexidade dessa relação. Muitas vezes, o processo comunicativo interno é simplificado ou ignorado pelos líderes e gestores, os quais não percebem não percebem o seu potencial como estratégia de integração, valorização ecomprometimento das pessoas com os objetivos institucionais, e as práticas de relações públicas no contexto organizacional.
Palavras-chave:
comunicação interna; relacionamento, relações públicas; stakeholder.


As representações sociais como suporte científico para análises de públicos nas organizações.

Aislan Ribeiro Greca -greca@petrobras.com.br
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon -edna.chamon@gmail.com
Universidade de Taubaté -Unitau

As exigências da nova sociedade do século XXI obrigam as empresas, cada vez mais, serem abertas a uma gestão pró-ativa de relacionamento frente aos seus diversos públicos, no entanto compreender a particularidade de cada grupo, com suas facetas cada vez mais subjetivas possibilita a utilização de metodologias capazes de compreender como se constrói as diversas percepções sobre um mesmo objeto, no caso, a organização. No meio de um mundo digital e multifacetado, a teoria das representações sociais pode oferecer o suporte necessário para a compreensão dos conhecimentos gerados pelo senso comum, e com isto ser uma nova forma de auxilio para a definição de novas estratégias de relacionamento por parte das organizações.

Palabras claves
: representações sociais; senso comum; comunicação organizacional; públicos.

A imagem do indivíduo e do coletivo nas organizações como reflexo da sociedade da informação

Luís Alfredo Touguinha Thomé -lthome@terra.com.br
Faculdade de Tecnologia Senacrs / Castelli Escola Superior de Hotelaria

A sociedade autal vive um estágio de fragmentação e transformação propiciado pela tecnologia no contexto social. A busca da identidade é tão fundamental quanto a transformação econômica e tecnológica. A captação e a difusão da imagem na socieddade contemporânea, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico, causa uma grande exposição, principalmente de indivíduos e instituições que obtêm destaque em suas atividades, conseqüentemente, à imagem é agregado um valor econômico expressivo. A imagem é relacionada pelo público como a imagem de si mesmo, que se deseja e percebe. O desenvolvimento da sociedade e da tecnologia faz surgir um novo conceito da imagem: de imagem social. Na análise das representações sociais a imagem é uma construção ideológica, determinada pela história e pela sociedade. É o que se quer confirmar no texto.

Palavras-chave:
imagem; comunicação; sociedade da informação; cultura; organizações.

A assessoria de imprensa e a opinião pública em uma instituição de ensino superior

Leila Patrícia Torres -leilatorres@joinville.udesc.br
Instituto Nacional de Pós-Graduação -INPG Sustentare

O presente artigo faz um estudo sobre a estrutura do setor de assessoria de imprensa do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina, e como este setor pode ser útil na divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão universitária. Também são identificados os públicos essenciais e não-essenciais do CCT e através de pesquisas, procura traçar algumas ações de comunicação diferenciadas que possam ser feitas para ter um resultado mais eficaz, facilitando o processo de comunicação e construção da imagem institucional.

Palavras-chave:
assessoria de imprensa; público estratégico; opinião pública.

2ª sessão de comunicações científicas
Data: 29 de abril de 2008 Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 303


O resgate da oralidade dentro das práticas de relacionamentos com os públicos organizacionais


Marta Terezinha Motta Campos Martins -martins@sercomtel.com.br
Waldyr Gutierrez Fortes -wgfortes@bol.com.br
Universidade Estadual de Londrina -UEL

A comunicação oral é o tema central e oralidade é vista como princípio da comunicação. A oralidade necessita ser resgatada para solidificar o planejamento comunicacional. Aborda a interação oral que se destaca em meio às novas tecnologias e valoriza a necessidade de planejar a comunicação oral dentre as práticas organizacionais. Tem como o intuito de consolidar relacionamento entre uma organização e seus públicos estratégicos. Os autores desenvolvem uma pesquisa bibliográfica que cruza postulados para fundamentar a influência da oralidade na construção da imagem corporativa

Palavras-chave:
relações públicas; comunicação oral; planejamento; interatividade; oralidade.

O profissional de Relações Públicas e a construção de um padrão ético a partir da gestão de relacionamentos

Zilda Aparecida Freitas de Andrade -zilda.andrade@sercomtel.com.br Universidade Estadual de Londrina – UEL/ Universidade de São Paulo -USP

Quando se trata do relacionamento com públicos de uma organização, o exercício da conduta ética é altamente dependente de clareza na definição de um padrão, sob pena de os públicos não realizarem a sua parte e não desenvolverem uma percepção favorável da reputação da empresa. Este artigo discute conceitos de ética nas organizações e ética nos relacionamentos com a finalidade de instrumentalizar a coleta e análise de dados numa pesquisa voltada a gerar conhecimentos que dêem substância ao trabalho do profissional de Relações Públicas e eliminem a tendência à superficialidade e inconsistências nesse relevante desafio das organizações modernas.

Palavras-chave:
ética; ética organizacional; relações públicas; relacionamento com os públicos.

Ritos, rituais e cerimônias e suas implicações políticas nas organizações contemporâneas

Mariângela Benine Ramos Silva -mariah@sercomtel.com.br
Universidade Estadual de Londrina -UEL

Ensaio teórico a respeito dos ritos, rituais e cerimônias em eventos realizados na organizações na esfera política e econômica como modo de promoção de relacionamentos estratégicos. Integra estudos preliminares de Pós-Doutorado que pretenderá também investigar a prática desses elementos nas organizações contemporâneas. Trata-se de uma contribuição ao estudo e à arte de praticar Relaçõesr a crítica necessária para que esses profissionais passem a analisar as estruturas de poder, símbolos, rituais, ritos, cerimônias e linguagens que se inserem nos eventos e perpetuam valores da ideologia dominante. Este artigo pretende, portanto, contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas para profissionais da área por incorporar novos aspectos práticos e teóricos pelas descobertas a que se propõem.

Palavras-chave: ritos; rituais; cerimônias; organizações; relações públicas.

O relacionamento com a mídia no processo de construção da reputação organizacional: um estudo de caso sobre o trabalho de assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral

Leandro Bornacki de Mattos -lebornacki@yahoo.com.br
Danielle Fernandes Costa Machado -danielle.fernandes@terra.com.br
Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade -mama@cepead.ufmg.br
Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG

Este artigo trata do esforço desenvolvido pelas organizações no processo de construção de sua reputação. Especificamente, no que tange ao relacionamento com a mídia, considerando-se o importante papel desempenhado por esta na sociedade contemporânea. Trata-se de um estudo de caso sobre o trabalho de assessoria de imprensa da Fundação Dom Cabral, instituição que, conforme pesquisa já realizada (ALMEIDA, 2005), dispõe de reputação favorável perante aos seus stakeholders. Para isso, foram realizadas análise de conteúdo do clipping disponibilizado pela instituição e entrevistas em profundidade com assessores da Fundação.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; mídia; reputação; relacionamento

McLuhan nos trópicos: a criação de um programa de pós-graduação interdisciplinar para a PUC Minas em arcos

Filomena Maria Avelina Bomfim -myosha@gmail.com
Bruno Rezende Vasconcelos -rezendevasconcelos@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -Arcos -PUC Minas-Arcos Fabiana de Fátima Cunha -fabianafat@hotmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC Minas

Numa Era Informacional globalizada, parece inviável o distanciamento vivenciado por entidades nos mais diversos setores. No entanto, o cenário percebido é o de fragmentação e isolamento quebrando a proposta de interdisciplinaridade. Neste artigo, tem-se como ambiente de observação o campus da PUC Minas em Arcos num contexto que demanda urgentemente pela integração dos seis cursos oferecidos na instituição. A hipótese trabalhada é a de que a criação de um curso de pós-graduação interdisciplinar em novas tecnologias possa funcionar com vias a transformar o campus em uma unidade sólida e integrada. Marshall Mcluhan fundamenta essas questões.

Palavras-chave:
McLuhan; globalização; era informacional; informação; pós-graduação; PUC Minas.

A busca pela sustentabilidade alterando o relacionamento entre a Plantar S.A. e seus stakeholders

Andréa Cardoso Ventura -andreaventurassa@gmail.com
José Carlos Sales dos Santos -napp@ufba.br
Universidade Federal da Bahia -UFBA

Nas últimas décadas discute-se a constatação de que a sustentabilidade empresarial vai muito além dos aspectos econômicos, incluindo as dimensões ambientais e sociais. Um dos debates ambientais mais freqüentes da atualidade, o aquecimento global, trouxe às empresas dos países em desenvolvimento uma nova possibilidade de aporte financeiro, importante, até mesmo, para sua sustentabilidade financeira: os projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), ligados ao Protocolo deKyoto. No entanto, para a aprovação desses projetos é necessário comprovar que haverá contribuição para o desenvolvimento sustentável e que as partes interessadas foram ouvidas. Esse estudo pretende demonstrar qual o papel.

Palavras-Chaves:
Sustentabilidade; relações públicas; relacionamentos; mecanismo de desenvolvimento limpo; públicos.