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Linguagem, retórica e análise dos discursos institucionais.

Coordenação:
Prof. Dr. Luiz Carlos Assis Iasbeck - iasbeckk@uol.com.br (UCB)
1ª sessão de comunicações científicas
Data: 28 de abril de 2008 Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 305

Discurso institucional: caracterização da imagem de três instituições do Terceiro Setor

Cleonice Furtado de Mendonça van Raij -cleovanraij@hotmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUC Campinas


Este trabalho conclui a “Proposta para uma Análise do Discurso no Terceiro Setor”, apresentada por ocasião do I ABRAPCORP/2007. Caracteriza a imagem de três instituições do terceiro setor, ao considerar não apenas a trama discursiva, mas também a exterioridade (condições sócio-históricas das significações), com a qual o discurso mantém relação. Assim, a par das entrevistas com os informantes, consideramos os relatos retrospectivos que abrangem nossas impressões, as observações feitas durante eventos e acontecimentos na fase preparatória da pesquisa, o momento propriamente dito das entrevistas e um estudo do cenário sócio-organizacional dos informantes, por admitirmos que o lugar de onde eles falam faz parte do seu discurso, legitimando-o.

Palavras-chave:
análise do discurso; comunicação; terceiro setor.

A terceira linguagem: a criação de relacionamentos de uma organização com seus públicos.

Renato Rodrigues Martins -renadri@gmail.com
Universidade Estadual de Londrina – UEL

O projeto apresenta e investiga uma nova forma de linguagem para as organizações. Enuncia um modo de realizar a mediação entre a linguagem institucional de relações públicas e a linguagem de marketing. Cria-se uma terceira linguagem para expandir as duas e integrar o trato das atividades empresariais à responsabilidade. Adota como pressuposto que a primeira e segunda linguagens (duas vertentes tradicionais) não possuem recursos para, isoladamente, realizar essa mediação. A pesquisa sobre a terceira linguagem visa construir uma abordagem para que o profissional e o aluno de comunicação não se restrinjam apenas a aprender princípios de comunicação, mas um pensamento de forma triádica. Com base na terceira linguagem obtêm integração de princípios éticos, culturais e de responsabilidade social.

Palavras-chave:
relações públicas; marketing; linguagem; mediação; responsabilidade.

Comunicações e paixões

Maria José Guerra de F. Garcia -majogue@uol.com.br
Universidade Cruzeiro do Sul -UNICSUL
Sidinéia Gomes Freitas -sid_terra@terra.com.br
Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP

Este trabalho pretende discutir a proposta de um modelo de análise em ciências da comunicação que leve em conta a dimensão passional dos discursos institucionais, de maneira que estabeleça um diálogo entre o campo das ciências e o campo da Filosofia. Este estudo tem como objeto as marcas passionais concretizadas no e pelo discurso. A proposta indica também um diálogo entre as paixões e a ética, de acordo com questões presentes nos estudos clássicos. O objetivo é privilegiar o estudo da componente sensível dos discursos de organizações e instituições, mas respeitando os princípios teóricos e científicos que os trabalhos acadêmicos exigem.

Palavras-chave:
comunicação social; comunicação organizacional; interdisciplinaridade; paixões; análise do discurso.


2ª sessão de comunicações científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 305



A retórica das relações públicas: contribuições e reflexões


Roberta Simon - rproberta@yahoo.com.br
Universidade de Brasília - UnB

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a influência da retórica na Teoria das Relações Públicas. Traz a retórica não apenas como um instrumento, mas uma complementação à Filosofia das Relações Públicas. Sendo a retórica uma busca pela verdade, pela lógica do senso comum, se utiliza da linguagem para compreender seu mundo e seu imaginário. Ela resulta da comunicação e entendimento dos seres humanos e de sua sociedade, que possuem características particulares da cultura e do meio em que essa relação se estabelece. Tanto a retórica como as relações públicas – pelos discursos e imagens institucionais -movimentam-se numa interface cultural heterogênea como ferramenta de poder para interpretar a realidade, legitimar suas ações, difundir valores, dissipar conflitos e polarizar seus interesses.

Palavras-chave:
relações públicas; retórica; linguagem; cultura; imagem.

Mal-entendidos lingüísticos: a interface entre o poder e a polidez na comunicação organizacional

Anely Ribeiro -anely.ribeiro@terra.com.br
Elena Godoi -elenag@ufpr.br
Carla Anéte Berwig -caberwig@yahoo.com.br
Universidade Federal do Paraná -UFPR

A proposta do texto é expor o levantamento bibliográfico inicial sobre o mal-entendido lingüístico, o qual possa nos subsidiar com fundamentos conceituais em futuras análises de situações comunicativas organizacionais. Procuramos destacar as possibilidades de conjugações conceituais existentes no mal-entendido e na polidez lingüística associado ao processo do poder relacional no complexo âmbito da comunicação organizacional.

Palavras-chave:
polidez lingüística; mal-entendido; poder; conflito; comunicação organizacional.

Comunicação intercultural e Relações Públicas: as estratégias discursivas para a implantação da marca HSBC no Brasil

Dalva Aleixo Dias -daleixo@faac.unesp.br
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação -FAAC/UNESP
Michelle Beatriz Godoy Santos Ceschin -michelle.ceschin@terra.com.br Anhanguera Educacional

O estudo investiga as estratégias discursivas utilizadas para a implementação da Marca HSBC no Brasil. O trabalho apresenta o papel das formas discursivas da comunicação utilizada e suas implicações nas relações interculturais e as análises demonstram, a partir do texto, a configuração do contexto da relação comunicativa, depreendendo os valores e ideologias presentes nos discursos organizados com o objetivo central de promover o consumo dos serviços oferecidos pelo HSBC, por meio de estratégias de manipulação baseadas na sedução e na provocação.

Palavras-chave:
comunicação intercultural; marca; semiótica; HSBC.