GT7



Processos, políticas e estratégias de comunicação em organizações privadas

Coordenação:
Profª Dra. Cleusa Andrade Scroferneker - scrofer@pucrs.br PUCRS
1ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 310

Como criar um mundo mais humano e sustentável no ambiente organizacional

Sandra Helena Terciotti - sandra.terciotti@terra.com.br
Centro Universitário Álvares Penteado - FECAP


Neste artigo, pretendemos analisar as interfaces existentes entre o poder, a linguagem, a cultura, a comunicação e o diálogo nas organizações. Investigaremos ainda os motivos que subjazem à interdição da fala no ambiente organizacional e as vantagens de uma gestão, compatível com os novos paradigmas da realidade contemporânea, que seja fundada especialmente na comunicação e no diálogo e que, por conseqüência, seja participativa, visando o desenvolvimento da organização sem, todavia, deixar de lado o indivíduo.

Palavras-chave:
poder; linguagem; comunicação; diálogo; organização.

Pistas para o entendimento da construção do conceito de comunicação interna no campo de estudos brasileiros de comunicação organizaciona

Claudia Nociolini Rebechi - nociolini@hotmail.com
Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP

O termo comunicação interna tem sido utilizado pelo campo de estudos da comunicação organizacional para explicar, em síntese, as interações entre funcionários e organizações por meio da comunicação, considerada como uma ferramenta estratégica que contribui para a eficácia e eficiência organizacionais. Neste sentido, ignora-se a condição do trabalhador como um ser social que interefere ativamente na construção do processo comunicacional no âmbito da organização em que atua. E, para compreendermos os fatores que podem ter influenciado nesta compreensão atual sobre comunicação interna, este texto busca retomar a atuação do Idort junto à consolidação da atividade de relações públicas no Brasil. Pois, esta relação apresenta-se como uma das pistas que pode orientar o caminho para o entendimento do conceito de comunicação interna no cenário brasileiro.

Palavras-chave:
comunicação interna, comunicação e trabalho, relações públicas, Idort.

Já não bastam mídias, campanhas e eventos: a comunicação interna precisa construir sentido

Éllida Neiva Guedes - ellidaguedes@oi.com.br
Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Este artigo é um recorte da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso realizado na Vale desenvolvidos no Mestrado em Ciências da Comunicação (USP) e tem o objetivo de compreender a comunicação interna como um processo que vai além de mídias, campanhas e eventos. Para isso, observam-se as transformações sociais,organizacionais e culturais e seus impactos no homem e no processo comunicacional das organizações; aborda-se a correlação desse como a cultura organizacional e discute-se como ele pode construir sentido para as ações organizacionais, contribuindo, ainda, para o alcance dos objetivos da empresa.

Palavras-chave:
comunicação interna; transformações sociais; cultura organizacional; construção de sentido.

Cultura organizacional: uma perspectiva de comunicação na era pós-moderna

Marlene Regina Marchiori - marlenemarchiori@gmail.com
Universidade Estadual de Londrina - UEL

Este artigo trata da cultura e da comunicação organizacional como aspecto indissociável de uma organização. As perspectivas metateórica: funcionalista, interpretativa, crítica e pós-moderna são apresentadas com o objetivo de demonstrar que a cultura e a comunicação permeiam as abordagens teóricas sendo fundamental o desenvolvimento de novos estudos e pesquisas que contemplem as diferentes perspectivas teóricas.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; cultura organizacional; interpretativa; critica; pós-moderna.

O (re)tecer da cultura organizacional atualizado pela comunicação

Rudimar Baldissera - rudimar.baldissera@ufrgs.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Neste texto, procura-se pensar a cultura organizacional como "teia de significação" (GEERTZ, 1989) que é (re)tecida por sujeitos-força em relações de comunicação. Compreende-se que, complexamente, a cultura organizacional (todo) constitui-se em rede/tecido simbólico que articula, de diferentes formas (associa, justapõe, tensiona, sobrepõe, cria dobras e nós, esgarça, cirze, alinhava e/ou sutura), a diversidade de redes simbólicas atualizadas pelos vários sujeitos-força (indivíduos, outras organizações/instituições, públicos) que estabelecem algum tipo de relação com a organização, influenciando-a dialógica e recursivamente. No (re)tecer a cultura realizam-se movimentos variados e multidirecionais, tais como os de complementaridade, os contraditórios, os (des)organizativos, os de resistência, os pontencializadores e os regeneradores.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; cultura organizacional; teia de significados; sujeitos-força; complexidade.

2ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 310

Comunicação organizacional, reputação e governança corporativa


Juliana Nogueira Sabbatini - juliana@sabbatini.com
Escola de Comunicações e Artes -ECA-USP / Faculdades de Campinas - FACAMP

Este artigo tem como objetivo contribuir para a interlocução da Comunicação Organizacional e da Governança Corporativa, buscando propor soluções para uma maior integração entre a empresa contemporânea e seus diversos stakeholders. Tal integração teria reflexos positivos sobre a reputação e a credibilidade da empresa, além de possibilitar maior valorização de suas ações e, desta forma, responder melhor as profundas transformações e mudanças ocorridas principalmente a partir das duas últimas décadas do século XX.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; governança corporativa, reputação; estratégias de relacionamento.

Os trens de passageiros da Vale como espaços de interação e relacionamento

Ana Rita Freitas - ana.freitas@vale.com
Gabriela Ramos - gabriela.ramos@vale.com
Maurício Manzali - mauricio.mazali@vale.com
Sandra Martins - sandra.martins@vale.com
Pontifícia Univerdade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Este trabalho apresenta a Comunicação Organizacional como área estratégica nas organizações e como facilitadora do processo de interação com o ambiente onde estão inseridas. As fundamentações utilizadas reforçam a posição da Comunicação nas organizações, com base no paradigma relacional da comunicação, no modelo de interação comunicacional dialógica e no modelo de organização como sistemas abertos. Juntamente com tais conceitos, são abordados os significados de ativos intangíveis e sua contribuição na construção da imagem e da reputação de uma organização. Para ilustrar estes significados apresentam-se o caso das ferrovias operadas pela Vale – Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás – e seu significado social, com foco na operação dos trens de passageiros.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; organização; trens de passageiros; interação.

A imagem organizacional da PUC Minas: um estudo de caso nas unidades Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico e São Gabriel

Ana Luísa de Castro Almeida - analuisa.puc@gmail.com
Luiz Henrique Guimarães Almeida - almeida@infovias.com.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

O presente artigo envolve um estudo acerca do tema Imagem Organizacional, tendo sido realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em suas Unidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O principal objetivo deste estudo foi verificar como está o alinhamento entre a imagem geral da instituição PUC Minas e as imagens das unidades Barreiro, Betim, Contagem, Coração Eucarístico e São Gabriel, na percepção dos alunos dos cursos de graduação em Administração e Direito dessas Unidades, considerando-se os atributos de imagem projetados pela Instituição.

Palavras-chave:
identidade organizacional; imagem organizacional; reputação organizacional

BSC: contribuições para o planejamento de comunicação

Wilson Peçanha Igreja Campos - wilsonigreja@gmail.com
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

O presente artigo versa sobre o planejamento de comunicação atrelado ao modelo estratégico de uma organização. Relata também a experiência adquirida pela Assessoria de Comunicação (Ascom), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), com o desenvolvimento e com a execução do planejamento da implantação do modelo de gestão com o uso do Balanced Scoredcard, intitulado Projeto Caravela. O referido projeto teve como objetivo a construção de ações eficientes que levassem ao entendimento de toda a organização o novo modelo de gestão adotado pelo banco.

Palavras-chave:
comunicação estratégica; modelo de gestão; balanced scoredcard.

As funções essenciais das relações públicas auxiliando na seleção de projetos sociais de patrocínio

Ana Maria Franchon - anafranchon@usp.br
Escola de Comunicações e Artes - ECA-USP

Verifica-se que, na atualidade, as organizações modernas estão cada vez mais preocupadas com o alinhamento de ações de patrocínio social e ambiental e suas políticas corporativas. Este alinhamento visa à maximização de resultados, como a adequada exposição da marca, o aumento do diálogo com seus públicos estratégicos, a prevenção de possíveis problemas de comunicação e a integração destas ações com a organização em si e seus públicos. Por isso, este estudo visa verificar a presença das funções essenciais de relações públicas, elencadas por Kunsch (2003), como ferramenta de auxílio na seleção de projetos de patrocínio.

Palavras-chave:
funções essenciais de relações públicas; patrocínios de projetos sociais; sustentabilidade.