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Pesquisa Experimental e Iniciação Científica

Coordenação:
Valéria Siqueira de Castro Lopes - vsclopes@uol.com.br
(ABRP-SP, Faculdade Cásper Líbero, UNIFEO)
1ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 311

Gestão estratégica da comunicação organizacional pelo profissional de relações públicas

Orientadora: Maria Ivete Trevisan Fossá - fossa@terra.com.br
Larissa Conceição dos Santos - larililith@yahoo.com.br
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM


Diante da enorme competitividade vivida pelas organizações nos dias de hoje faz-se notável a necessidade de um profissional com competência para atuar estrategicamente à frente da área de comunicação. Assim, por meio de uma análise das teorias da administração e das teorias das relações públicas busca-se subsídios para apresentar o profissional de Relações Públicas com perfil adequado para desempenhar a função de gestor da comunicação organizacional. Também através de uma avaliação do processo de comunicação nas organizações busca-se estabelecer a interface entre a atuação das Relações Públicas e o campo da comunicação organizacional para, dessa forma, analisar as condições desse profissional para o exercício de gerenciamento da área de comunicação nas organizações.

Palavras-chave:
gestão estratégica; comunicação organizacional; relações públicas.

A prática dialógica da comunicação de interesse público

Orientadora: Erica Hiwatashi - ericah@unisinos.br
Shandra Moraes de Oliveira Guichard - shandramoraes@gmail.com
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Refletindo sobre a importância dos fluxos bilaterais de informação para a comunicação de interesse público, este ensaio toma como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa bibliográfica, adotando caráter exploratório, com objetivo de discorrer acerca dos conflitos estabelecidos no cerne conceitual das relações pública e apresentando a idéia de que, quando as relações públicas assumem para si as responsabilidades que lhe são pertinentes, disponibilizando e desobstruindo espaços públicos para discussão, fomentando o diálogo e primando assim pela conscientização dos públicos acerca das controvérsias estabelecidas, realizam Comunicação de Interesse Público, colaborando com a qualidade da opinião pública e permitindo a construção conjunta do entendimento do que é de Interesse Público. As relações públicas consistir-se-iam assim em atividade de e para o interesse público.

Palavras-chave:
relações públicas; comunicação de interesse público; opinião pública; interesse público.

Diálogo para públicos ou diálogo com stakeholders?
Um estudo sobre a Comunicação Organizacional em Belo Horizonte

Orientadora: Wilma Pereira Tinoco Vilaça -wilma.vilaca@gmail.com
Ismália Fontoura Otoni - ismaliafontoura@yahoo.com.br
Patrícia Oka Cardoso - path_oka@yahoo.com.br
Poliana R Teixeira Costa - poliana.rtc@hotmail.com
Sheila Ferreira Lima - sheila.dara@gmail.com
Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada entre fevereiro e dezembro de 2007, que buscou conhecer como e com quais objetivos, médias e grandes empresas da indústria, comércio e prestação de serviços, localizadas em Belo Horizonte e região metropolitana, estariam trabalhando seus processos comunicacionais. Os resultados obtidos confirmam a hipótese inicial do trabalho, que partiu da premissa de que, embora os discursos organizacionais apontem para uma vertente mais dialógica e participativa da comunicação nas organizações, as práticas continuam prescrevendo velhas fórmulas, onde se configura uma estrutura muito linear de comunicação, com maior ênfase nos instrumentos utilizados do que nas possibilidades de efetiva intervenção na realidade de todos os envolvidos.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; discurso; diálogo; stakeholders.

As 'ouvidorias' virtuais em instituições de ensino superior

Orientadores: Cleusa Maria Andrade Scroferneker - scrofer@pucrs.br e Duncan Dubugras Alcoba Ruiz – duncan@pucrs.br
Diego Wander Santos da Silva - diego.wander@acad.pucrs.br
Graziele Marques Mazuco - graziele.mazuco@acad.pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

O objetivo do artigo é apresentar os resultados da pesquisa, desenvolvida no ano de 2007, sobre as 'Ouvidorias' virtuais em Instituições de Ensino Superior, que contou com o apoio do Programa de Apoio à Integração entre Áreas (PRAIAS), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PRPPG/ PUCRS. 'Ouvidorias' virtuais compreendem as formas disponibilizadas pelas IES para interagir, virtualmente, com seus diversos segmentos de públicos, geralmente identificadas pelos termos 'Fale Conosco', 'Ouvidoria', 'Contatos', 'Contato', encontradas nos sites institucionais. A análise dos sites de 69 universidades constatou a falta de critérios em relação à nomenclatura, a inadequação dos serviços disponibilizados e o despreparo quanto aos recursos tecnológicos. Palavras-chave: comunicação organizacional; novas tecnologias; 'ouvidorias' virtuais; Instituições de Ensino Superior (IES).

O impacto das novas tecnologias na comunicação das micro e pequenas empresas da incubadora raiar

Orientadora: Cleusa Maria Andrade Scroferneker - scrofer@pucrs.br
Letícia de Castilhos - letti_castti@yahoo.com.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada, com o apoio do CNPq, sobre as novas tecnologias e a comunicação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Tem como objetivo investigar sobre as possibilidades de utilização das novas tecnologias para a excelência da comunicação virtual das MPEs, em especial, as empresas integrantes da Incubadora RAIAR. O propósito principal da Incubadora RAIAR é instalar e apoiar o desenvolvimento de empresas de diversos setores, principalmente aquelas com uso intensivo de tecnologia. A pesquisa tem como método o Paradigma da Complexidade proposto por Edgar Morin e como metodologia, pesquisa exploratória desenvolvida mediante técnicas de levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e exploração dos recursos disponibilizados na web. As análises realizadas evidenciam desconhecimento das MPEs sobre as potencialidades das novas tecnologias.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; novas tecnologias; micro e pequenas empresas (MPEs); 'ouvidorias' virtuais; blogs empresariais.

A comunicação institucional nos websites corporativos – um estudo exploratório

Orientadora: Margarida M. Krohling Kunsch - mkkunsch@usp.br
Izabella Beatriz de Carvalho Sant'Anna - izasantanna88@yahoo.com.br Natália Carolina Fernandes -natycfernandes@gmail.com
Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP

A Internet exerce uma grande influência nas empresas nos dias atuais. Isso ocorre porque é através dela que se desenvolve a comunicação digital, importante instrumento para o estreitamento dos relacionamentos organizações-públicos. Com base no poder desta nova mídia foi realizado um estudo exploratório sobre a comunicação digital de 35 organizações, escolhidas a partir da intersecção entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no ano de 2007 relacionadas por guias de abrangência nacional. A avaliação dos websites foi feita com ênfase nas mídias sociais interativas, nas publicações online, nos dados institucionais e nas informações básicas fornecidas. O presente artigo tem como objetivo discutir tais resultados, visando uma maior compreensão da comunicação digital no país.

Palavras-chave:
comunicação digital; comunicação organizacional; websites; Internet.

2ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 311

A função social das relações públicas: possíveis caminhos para o trabalho de relações públicas em responsabilidade social


Orientadora: Celsi Brönstrup Silvestrin - celsi@matrix.com.br
Darwin Leonardo Grein - darwin.grein@gmail.com
Universidade Federal do Paraná - UFPR

O trabalho verifica as correlações entre a atividade profissional de Relações Públicas e a Responsabilidade Social das organizações. Pontua os principais pilares das Relações Públicas – baseado na visão social da atividade – com destaque para a reflexividade e para o objetivo de promover o bem-estar geral. Assim, são levantados três pontos principais nos quais há estreitas semelhanças entre Relações Públicas e a Responsabilidade Social: o sistema social organização-públicos, a função social das duas atividades e a ética. Por fim, analisa as implicações da Responsabilidade Social para a atividade de Relações Públicas, apontando não só a legitimidade de ação do profissional de Relações Públicas nesta área, mas também a possibilidade para que a atividade de Relações Públicas resgate seu valor e sua função social.

Palavras-chave:
relações públicas; responsabilidade social, ética, interesse público

Relações públicas e responsabilidade social em pequenas empresas

Orientadora: Fábia Pereira Lima – fabialima@gmail.com
Priscila Oliveira Costa – priscila.ocosta@gmail.com
Antônio Luiz Alves Pereira – luizrp2006@yahoo.com.br
Alanna Costa Santos – alannacosta@gmail.com
Faculdade Brasileira de Ciências Exatas, Humanas e Sociais – FABRAI

O presente artigo reflete sobre os processos de comunicação e relações públicas na mediação de relações socialmente responsáveis, no âmbito das pequenas empresas, abordando a percepção dos empresários e a análise de práticas de responsabilidade social em organizações de pequeno porte da cidade de Belo Horizonte. Além de extenso levantamento bibliográfico, o estudo privilegiou uma abordagem qualitativa na análise dos dados, com entrevistas em profundidade junto a pequenos empresários da capital mineira, de diferentes ramos de atividade.

Palavras-chave:
responsabilidade social; relações públicas; pequenas empresas.

Sem limites: a comunicação institucional desenvolvida em empresas que empregam portadores de deficiência -um estudo de caso senac/mg

Orientadores: Carol do Espírito Santo – caroldesf@yahoo.com.br e
Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos Alves – mavelaralves@uol.com.br
Ângela Maria Soares –angela007@uol.com.br
Jiordânia Pereira Silva – jorpsil@pop.com.br
Faculdade Brasileira de Ciências Exatas, Humanas e Sociais -FABRAI

A inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho é um tema cada vez mais discutido e pode ser considerado por parte das organizações um cumprimento da Lei, uma estratégia de imagem empresarial ou uma prática de empresa cidadã. Dentre outros estudos, este trabalho revela através de um estudo SENAC/MG, a importância do relacionamento e da aceitação do portador de deficiência no ambiente interno da organização e verifica, que a inclusão de portador de deficiência no seu quadro funcional, além de poder ser uma estratégia de comunicação organizacional, é, na organização estudada, um cumprimento de determinação legal, realizado de forma consistente, pois têm-se uma preocupação com a integração destes profissionais no ambiente corporativo da empresa, conforme verificado nos programas de inclusão existentes, voltados para essas pessoas.

Palavras-chave:
imagem institucional; comunicação institucional; portador de deficiência; relações públicas.

Comunicação pública e transparência nos relacionamentos: projeto comunicação e atendimento ao cidadão

Orientadoras: Vera Regina Serezer Gerzson - vgerzson@uol.com.br e
Karla Maria Muller - kmmuller@orion.ufrgs.br
Danielle Miranda da Silva - daniandrigo@hotmail.com
Graziela Gonçalves Esteves - grazimais@gmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

O artigo reflete sobre a sustentabilidade dos relacionamentos das administrações públicas com os cidadãos através de estratégias e instrumentos de comunicação dirigida planejados, executados e avaliados para consolidar a imagem institucional. A partir do relato de práticas desenvolvidas pelo Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas, evidencia-se a importância dos processos comunicacionais na gestão dos relacionamentos públicos e no compromisso com o interesse coletivo.

Palavras-chave:
comunicação pública; instrumentos de comunicação dirigida; estratégias de relacionamento.

Extensões: um estudo da configuração de comunicação da Proex UFMG

Orientador: Rafael Figueiredo Cruz e Silva – rcruzesilva@yahoo.com.br
Clarice Leandro Therror Feres – clarisbh@hotmail.com
Flávia Vieira Reis – reisvf@yahoo.com.br
Luisa Sales Cardoso Naves – luisascn@yahoo.com.br
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Este artigo apresenta a construção do diagnóstico de comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG (Proex). O trabalho amparou-se em um conceito holístico de comunicação, no qual a formulação de estratégias parte de um estudo de configuração e não de modelos preestabelecidos. A partir da investigação dos relacionamentos mantidos entre a Proex e seus principais públicos, chegou-se à configuração atual de comunicação da pró-reitoria. Com base na coleta e análise de dados, traçou-se um modelo de configuração pretendida que servirá de referência para posteriores formulações de estratégias. As conclusões surpreenderam positivamente no que tange à compreensão dos públicos sobre o conceito de extensão. Por outro lado, o diagnóstico mostrou que os vínculos entre a Proex e os Centros de Extensão nas unidades acadêmicas ainda são bastante frágeis e podem ser reforçados com ações de comunicação.

Palavras-chave:
comunicação; relações públicas; estratégia; configuração; extensão.

Estratégias de relações públicas no processo de fortalecimento da marca ímpar – inteligência de marketing

Orientadora: Marta Terezinha Motta Campos Martins - martins@sercomtel.com.br
Juliano Augusto Melo – julianoamelo@hotmail.com
Ramon Fernandes Lourenço – uel.ramon@gmail.com
Robson Carvalho Turcato – robsoncarvalhoturcato@gmail.com
Universidade Estadual de Londrina - UEL

O estudo volta-se ao alinhamento da postura organizacional perante seus públicos, haja vista os pressupostos teóricos apresentados, os quais abordaram as constituintes da comunicação interna (cultura organizacional, gestão do conhecimento, clima organizacional e seu desenvolvimento e os colegiados de comunicação) e os da comunicação institucional (imagem e identidade corporativa, discurso e retórica organizacional, novas tecnologias e a mensuração pela auditoria de comunicação). Um Plano de Relações Públicas foi elaborado para nortear a ÍMPAR – Inteligência de Marketing no posicionamento de sua nova marca, bem como na modificação de sua cultura organizacional.

Palavras-chave:
mudança; relações públicas; clima organizacional; colegiados de comunicação; gestão do conhecimento.