Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [A]

Adelina Martins de La Fuente – demartinsfuente@yahoo.com.br
Carine Fonseca Caetano de Paula – cacacaetano@bol.com.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

O processo social de midiatização: efeitos para a comunicação no contexto organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo tem como proposta apresentar, primeiramente, a relação histórica entre mídia e sociedade, para então compreender como as organizações se inserem nos processos midiáticos e instauram interações sociais, por meio das mediações entre as instâncias de produção, circulação e recepção e o modo de operar de cada uma dessas instâncias. Essa abordagem nos remete para o entendimento do processo de midiatização que acometeu nossa sociedade, tendo a mídia não só como instrumento de transmissão e divulgação de informações e produtos midiáticos, mas como o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, materiais e imateriais, lugar mesmo de interações, responsável por conferir visibilidade aos (e instaurar relações entre) interlocutores do processo comunicativo.

Palavras-chave: midiatização; interações; comunicação no contexto organizacional

Adeliza Rodríguez Soto – adelizaupr@gmail.com
Escuela de Comunicación - Recinto de Río Piedras, Universidad de Puerto Rico

Historia de la profesionalización de las Relaciones Públicas en Puerto Rico: 1970 -2000
[Artigo em PDF]

Resumo : Este estudio cualitativo documentó, en función de dos ejes, la profesionalización de las Relaciones Públicas que se advirtió en Puerto Rico en los últimos 30 años del Siglo XX. Por un lado, se estableció en 1970 la organización gremial y por otro, desde 1972 se empezaron a implantar programas académicos universitarios con cursos de Relaciones Públicas. Mediante entrevistas en profundidad se demostró que desde el Gremio y la Academia, se laboraron las bases profesionales, éticas y académicas de esta práctica, pero no existe un plan estructurado para ambos nutrirse. El 80% de los entrevistados favoreció la regulación de la práctica, criterio considerado por los sociólogos de las profesiones como indispensable en toda profesión. Se concluyó que existía una excelente disposición para enfrentar ese desafío, que se debatía entonces en la Isla, y lograr regular su práctica.

Palavras-chave: Relaciones Públicas; Profesionalización; Historia en Puerto Rico

Alina Oliveira de Souza - alina.souza@acad.pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Cláudia Peixoto de Moura (orientadora)

Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo tem como objetivo compreender a Comunicação Institucional e o processo de Relações Públicas em acervos existentes nas instituições do Rio Grande do Sul, caracterizando suas ações no sentido de fundamentar os relacionamentos. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos até o momento: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Técnica de Questionário. Observou-se crescimento na adoção dos programas de Documentação e Memória, porém, estes nem sempre são percebidos pela ótica comunicacional.

Palavras-chave: Comunicação Institucional; Relações Públicas; Memória; Acervos

Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com
Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com
Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora)
Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora)

Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica.

Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria

Ana Carine García Montero – ana.montero@comunica.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Sistema de Comunicação Educativa Organizacional – uma ferramenta conceitual para ser usada na gestão da comunicação interna de organizações públicas.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este ensaio apresenta o Sistema de Comunicação Educativa Organizacional (SCEO), ferramenta conceitual para ser usada na gestão da comunicação interna em organizações públicas. O SCEO foi criado para servir de método de intervenção nos processos de cultura organizacional no intuito de propiciar um ambiente de aprendizagem continua na organização. Este ensaio propõe-se a contribuir com as reflexões sobre o papel da comunicação interna na gestão de excelência do serviço público, especificamente, das universidades federais. O SCEO resulta de estudos que estão sendo desenvolvidos na Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa da Agencia de Comunicação da UFSC, com o propósito de ‘desenvolver competências em comunicação educativa organizacional’ na instituição.

Palavras-chave: Comunicação pública; Comunicação Educativa Organizacional; Gestão Pública de excelência.

Ana Isaía Barreto - anabarretto@via-rs.com.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal ‘Copa 2014
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo visa desenvolver sobre a presença da Comunicação Digital no ambiente organizacional. Apresentam-se conceitos e abordagens que consideram a Comunicação Organizacional a partir do Paradigma Relacional, onde processos comunicacionais, digitais ou não, são compreendidos como um contexto de interações que geram produções de sentido. Também é proposta a idéia de espetacularização na Comunicação Digital, a partir de um olhar sob o portal turístico ‘Copa 2014’.

Palavras-chave: Comunicação Digital; Comunicação Organizacional; Paradigma Relacional; Espetacularização; Portal ‘Copa 2014’

Ana Lúcia de Alcântara Oshiro - tatica@taticacom.com.br
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP)

A Comunicação “formatando” a Reputação Integradora
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo é um ensaio teórico que propõe um novo olhar para pesquisas exploratórias baseadas na relação entre Comunicação e a Reputação Organizacional. Desenvolvido à luz da Dimensão integradora preconizada por Wilber (ele entende que a excelência da Comunicação e da Reputação organizacionais alcançará esse padrão se for capaz de serem integradores. Dessa forma uma personalidade organizacional de reputação integradora é plural, capaz de aglutinar indivíduos e organizações em torno de objetivos, esforços, concepções e valores comuns, formando uma rede integradora baseada em valores em total sintonia, tornando-se capaz de disseminar novas ações, atitudes e imagens que geram transformações positivas, permitindo a evolução do ambiente, da sociedade, do indivíduo e dela mesma; elas são éticas, comprometidas, verdadeiras; coerentes com seu discurso e práticas; introduzem novas concepções porque atingem um nível de desenvolvimento de consciência tal que esses novos padrões passam a ser aceitos como corretos, determinando modelos a serem seguidos, adotados visando o bem comum da rede, da egregora que a compõe. O agente integrador desta “egregora” é o discurso da comunicação organizacional.

Palavras-chave: Reputação integradora. Comunicação Organizacional. Discurso organizacional. Sociedade informacional

Ana Maria Strohschoen - anam@viavale.com.br
Angélica Fabiane Weiss – angelicaweise@unisc.br
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

A importância da história individual para a Memória de empresa e vice-versa
[Artigo em PDF]

Resumo : Nosso estudo focou uma situação especial nos relatos: tem uma correlação com o seu produto de memória desenvolvido pela empresa. No caso, nosso exemplo partiu da mesma empresa: o Sicredi. Uma situação peculiar nos chamou a atenção entre o individual (funcionário) e da empresa (como produto de memória). Este é um ângulo da pesquisa, estudá-lo e que buscamos trazê-lo neste artigo.

Palavras-chave: Relatos, produto de memória, memória institucional, relações públicas

Ana Regina Rêgo – ana.rani@uol.com.br
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O crescente valor da Reputação Corporativa no ambiente mercadológico
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta o conceito de RC- Reputação Corporativa, seus componentes, linhas e ferramentas de gestão e valoração da mesma no mundo empresarial, considerando o crescente interesse sobre o tema na academia, e, sobretudo, a importância adquirida pela RC no ambiente corporativo. É um artigo científico de caráter teórico-contextual realizado a partir de pesquisa bibliográfica. O intuito é fornecer subsídios para o fomento do debate em torno dos rumos que a RC vem tomando no mercado.

Palavras-chave: Reputação Corporativa; Gestão; Valor

Anabela Mateus – ana.mateus@netcabo.pt
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP)
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e CEL/UTAD – Portugal

Fusões empresariais e Comunicação Interna: uma estratégia a planejar
[Artigo em PDF]

Resumo : Com base numa perspectiva analítica sistêmica, onde ressaltam os conceitos de comunicação, cultura e clima empresarial, utilizamos metodologia qualitativa e realizamos estudo comparativo, com entrevistas abertas semi-estruturadas, em dois grupos de empresas submetidas a processos de fusão em Portugal. O processo foi consequência de medida resultante de Nacionalizações derivada da Revolução que instituiu Democracia no país. Analisamos resultados na comunicação interna e no clima empresarial gerado com mudanças provocadas pelas fusões de 1980, na atividade seguradora. O principal fator que distingue os grupos está nos momentos da mudança: num, o processo é imediato, instantâneo; no outro, longitudional, por fases, planejado ao longo de três anos permitindo a preparação da fusão. Como resultados: a confusão inicialmente percebida nos processos de fusão encontra-se principalmente na nova empresa que não realiza planejamento para a nova constituição; o processo traduz-se bem mais facilitado na que programou três anos de adaptação.

Palavras-chave: Comunicação interna. Fusões empresariais; planejamento

Andréia Arruda Barbosa – andreiaarruda03@hotmail.com
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

O Lugar da Memória Institucional nas Organizações Complexas
[Artigo em PDF]

Resumo : As implicações do mundo pós-moderno estão repercutindo no ambiente organizacional, cada vez mais (inter) dependente às variações e alterações no relacionamento com os públicos. Esta complexa realidade de relações sociais e valores efêmeros evidencia a necessidade de um (re) pensar sobre práticas de comunicação que ressaltem os elementos não transitórios da Identidade Organizacional, estimulando o senso de pertencimento e a partilha de significados. Este estudo busca apresentar a Memória Institucional como uma possibilidade de Comunicação Organizacional para lugarizar os sujeitos e uma alternativa para a compreensão dos aspectos diálogicos da trajetória das organizações.

Palavras-chave: Memória Institucional; Complexidade; Identidade; Comunicação Organizacional

Anely Ribeiro – anely.ribeiro@terra.com.br
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Aproximações e diferenciações teóricas: retórica e pragmática lingüística no discurso da comunicação organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O trabalho visa discutir noções conceituais sobre a pragmática lingüística sua relação e aproximações/diferenciações com os fundamentos teóricos da retórica clássica, a partir de Aristóteles, passando pelos estudos retóricos contemporâneos, de maneira complementar e interdependente. A análise tem como propósito contribuir com estudos que possam ser aplicados em enunciados e nos discursos dos falantes/retores em situações tais como eventos, campanhas e nas interlocuções que envolvam o processo da comunicação organizacional.

Palavras-chave: pragmática lingüística; retórica; comunicação organizacional

Angela Lovato Dellazzana - angela.lovato@terra.com.br
Centro Universitário Franciscano
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Thaís Steffenello Ghisleni
Vanessa Nascimento Schleder
Centro Universitário Franciscano


Comunicação organizacional virtual: o uso de redes sociais pelos cursos de comunicação social
[Artigo em PDF]

Resumo : As redes sociais estão modificando as formas de comunicação e sociabilidade das organizações. O uso das redes faz emergir novas formas de interação e relações pessoais, reduzindo a noção de distância e tempo. Em contrapartida, esse aumento das possibilidades de interação e relações pessoais potencializa o caráter efêmero da comuncação, problematizando o trabalho dos profissionais desta área nas organizações. Com a acelerada evolução tecnológica e a constante instabilidade econômica mundial, as empresas, assim como as pessoas, buscam estar, a todo o momento, em contato com as demais. Portanto, buscando refletir sobre o uso das redes sociais pelas organizações, o presente trabalho faz um estudo da inserção dos cursos de Comunicação Social do Brasil em redes sociais: Orkut e Twitter.

Palavras-chave: redes sociais; universidades; comunicação organizacional

Angélica Fabiane Weiss – angelicaweise@unisc.br
Ana Maria Strohschoen - anam@viavale.com.br
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

A importância da história individual para a Memória de empresa e vice-versa
[Artigo em PDF]

Resumo : Nosso estudo focou uma situação especial nos relatos: tem uma correlação com o seu produto de memória desenvolvido pela empresa. No caso, nosso exemplo partiu da mesma empresa: o Sicredi. Uma situação peculiar nos chamou a atenção entre o individual (funcionário) e da empresa (como produto de memória). Este é um ângulo da pesquisa, estudá-lo e que buscamos trazê-lo neste artigo.

Palavras-chave: Relatos, produto de memória, memória institucional, relações públicas

Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora)
Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com
Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com
Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora)

Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica.

Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria

Antonio Teixeira de Barros
Cristiane Brum Bernardes - cris.brum@gmail.com
Cláudia Regina Fonseca Lemos
Cefor/ Câmara dos Deputados

Programação e audiência de uma emissora legislativa: o caso da TV Câmara
[Artigo em PDF]

Resumo : Artigo que avalia o perfil da programação e dados sobre a audiência da TV Câmara, emissora mantida pela Câmara dos Deputados. Estudo elaborado com base em sondagem institucional realizada com os cidadãos que ligaram para o Serviço 0800 da Câmara dos Deputados no período de 19 de junho a 5 de agosto de 2009, por meio de questionário estruturado. Avalia-se o conhecimento dos telespectadores sobre a programação da emissora, bem como o índice de audiência das diferentes produções. Comparam-se as respostas do público com o tempo destinado a cada gênero de programação na grade da emissora. Tal comparação é feita com base no levantamento sobre o total semanal de horas que a TV Câmara destina a cada gênero: jornalismo, debates/entrevistas, documentários, programas culturais e plenário/comissões. Conclui-se que existe relativa coerência entre a oferta de conteúdos e a preferência do público.

Palavras-chave: Câmara dos Deputados; comunicação pública; mídias

Ariclene Cunha Silva – ariclenesilva@hotmail.com
Kátia Santos de Morais – katiamorais01@gmail.com
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Instituto de Comunicação e Juventude Diário Nordestino (ICOJUDE)

Diário Nordestino: Cidadania, Mobilização Jovem e Comunicação Comunitária no Território do Sisal
[Artigo em PDF]

Resumo : Este trabalho busca promover uma reflexão sobre o uso do jornal impresso Diário Nordestino enquanto instrumento principal de comunicação comunitária pelo Instituto de Comunicação e Cidadania Diário Nordestino (Icojude), entidade criada no município de São Domingos, semi-árido da Bahia, por jovens que buscam o desenvolvimento social, incentivando a participação popular e a valorização da cultura local. A partir de uma abordagem sobre a relação entre a comunicação comunitária e os movimentos e entidades sociais no Território do Sisal, no qual aquela região se insere, buscar-se-á refletir sobre a contribuição do veículo para fins de transformação social e engajamento cívico da comunidade local. O trabalho faz parte de pesquisa realizada em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e o Instituto idealizador do projeto.

Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Comunitária; Desenvolvimento; Mobilização juvenil

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0