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Karina Valarezo González – kpvalarezo@gmail.com Universidad Técnica Particular de Loja – Equador Relaciones Públicas: estrategias de comunicación socialmente responsable [Artigo em PDF] Resumo : La Responsabilidad Social permite a las organizaciones poner en práctica su compromiso ético junto a sus stakeholders y con la sociedad al solventar sus demandas y aportar con soluciones viables que contribuyan al desarrollo sostenible. Implementar y sostener una gestión organizacional socialmente responsable es imposible sin estrategias de comunicación planificadas por los relacionistas públicos con el objetivo de consolidar a la RS como valor transversal, incorporarla a la identidad corporativa y lograr proyección externa tanto en su cadena de valor como en la sociedad. De por medio debe existir una política de retroalimentación con el entorno que tienda canales fluidos que permitan identificar cuáles son las necesidades del entorno, las expectativas de sus stakeholders y de la opinión pública en general respecto a la organización. Palavras-chave: Responsabilidad Social, desarrollo sostenible, comunicación, identidad, reputación Karla Maria Müller - kmmuller@orion.ufrgs.br Vera Regina S. Gerzson - kmmuller@adufrgs.ufrgs.br Felipe Stamberg Gabriela Freitas Michelle Fenslau - miche@brturbo.com.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009 [Artigo em PDF] Resumo : A análise e avaliação dos processos de Relações Públicas governamentais apresentam-se como condição para o desenvolvimento e valorização da comunicação na esfera pública. Este paper apresenta e discute a avaliação do processo de Relações Públicas tendo como objeto de análise instrumentos utilizados para a produção do relatório de sete anos de experiência e atuação do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas (PROCAC – CANOAS). No período em que o projeto esteve em atividade, alunos, professores e assessores ad hoc envolveram-se na busca por comunicação e atendimento de excelência no setor público, enfatizando a observação, acompanhamento e monitoramento de diferentes âmbitos das ações de comunicação. Palavras-chave: avaliação em relações públicas; processo de relações públicas; comunicação pública e governamental Kátia Santos de Morais – katiamorais01@gmail.com Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Ariclene Cunha Silva – ariclenesilva@hotmail.com Instituto de Comunicação e Juventude Diário Nordestino (ICOJUDE) Diário Nordestino: Cidadania, Mobilização Jovem e Comunicação Comunitária no Território do Sisal [Artigo em PDF] Resumo : Este trabalho busca promover uma reflexão sobre o uso do jornal impresso Diário Nordestino enquanto instrumento principal de comunicação comunitária pelo Instituto de Comunicação e Cidadania Diário Nordestino (Icojude), entidade criada no município de São Domingos, semi-árido da Bahia, por jovens que buscam o desenvolvimento social, incentivando a participação popular e a valorização da cultura local. A partir de uma abordagem sobre a relação entre a comunicação comunitária e os movimentos e entidades sociais no Território do Sisal, no qual aquela região se insere, buscar-se-á refletir sobre a contribuição do veículo para fins de transformação social e engajamento cívico da comunidade local. O trabalho faz parte de pesquisa realizada em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e o Instituto idealizador do projeto. Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Comunitária; Desenvolvimento; Mobilização juvenil Kely Padilha – kely.padilha@vale.com Franklin Torres – franklin.torres@vale.com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) Avaliação e Mensuração da Comunicação Organizacional: uma reflexão a partir dos Testes de Eficiência no Porto Norte da Vale. [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre a avaliação e mensuração de resultados em comunicação organizacional e os desafios enfrentados pelos profissionais da área nesse sentido. Analisa também modelos teóricos de avaliação da comunicação no contexto das organizações, estabelecendo uma relação com o modelo intitulado Testes de Eficiência em Comunicação, utilizado pela Gerência de Comunicação Regional da Vale, no Maranhão (GAROV). Palavras-chave: Mensuração de Resultados em Comunicação; Testes de Eficiência da Comunicação na Vale; Comunicação Organizacional. |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |