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Walderes Brito – waldbrito@uol.com.br Universidade Federal de Goiás (UFG) O que podem os que aparentemente nada podem? Conversação cotidiana e deliberação democrática na gestão de resíduos urbanos [Artigo em PDF] Resumo : A comunicação, no sentido de interação entre pessoas e grupos interessados no entendimento sobre temas que dizem respeito à coletividade, é um importante instrumento de qualificação da chamada democracia deliberativa. Este artigo aborda a comunicação sob este prisma opondo-se, evidentemente, aos conceitos funcionalistas de comunicação como estratégia de domínio pela persuasão, tão comum em práticas instrumentais da Comunicação Social dirigida ao relacionamento com os públicos de uma organização. O interesse que perpassa o artigo é reconhecer limites e possibilidades da conversação cotidiana, por parte de sujeitos sociais politicamente mal equipados, na estruturação de um sistema deliberativo em ambiente marcado pela assimetria de poder, como o composto por empresas ou órgãos governamentais, de um lado, e, do outro, comunidades e outros segmentos que integram os seus públicos. Palavras-chave: Conversação cotidiana; Comunicação; Democracia Deliberativa >Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Regiane Regina Ribeiro Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Wilson Gomes (orientador) Nina Santos – ninacasan@gmail.com Universidade Federal da Bahia (UFBA) O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública [Artigo em PDF] Resumo : Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras decidiu, em 2009, criar um blog corporativo, passando a se comunicar diretamente com o cidadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas atividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Petrobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades do formato blog. Através da análise de postagens, comentários e ferramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de comunicação institucional foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão. Palavras-chave: ; Petrobras; esfera de visibilidade; comunicação organizacional |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |