Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [I]

Ivone de Lourdes Oliveira – ivone@pucminas.br
Maria Aparecida de Paula – mcida.paula@pucminas.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Para além das idéias e planos: processos e estratégias de comunicação.
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo situa e analisa diferenças conceituais sobre processos e estratégias de comunicação no contexto das organizações. Sem perder de vista a premissa da comunicação como processo inerente e constitutivo das organizações, considera os processos comunicacionais intencionais, orientadas por estratégias da organização e dos grupos com os quais interage. Parte do conceito de processo como conjunto dinâmico de ações interdependentes e em constante atualização, e de estratégia como orientação intencional e articulada de ações, que direcionam processos numa determinada realidade. Toma como referência a concepção de estratégia como prática, que enfatiza a construção de significados das estratégias organizacionais a partir de interações permanentes.

Palavras-chave: Comunicação; processo; estratégias; estratégia como prática social

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0