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Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora) Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora) Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional [Artigo em PDF] Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica. Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria Nina Santos – ninacasan@gmail.com Universidade Federal da Bahia (UFBA) Wilson Gomes (orientador) O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública [Artigo em PDF] Resumo : Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras decidiu, em 2009, criar um blog corporativo, passando a se comunicar diretamente com o cidadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas atividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Petrobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades do formato blog. Através da análise de postagens, comentários e ferramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de comunicação institucional foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão. Palavras-chave: blog; Petrobras; esfera de visibilidade; comunicação organizacional |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |