Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [N]

Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com
Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com
Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora)
Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora)

Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica.

Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria

Nina Santos – ninacasan@gmail.com
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Wilson Gomes (orientador)

O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública
[Artigo em PDF]

Resumo : Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras decidiu, em 2009, criar um blog corporativo, passando a se comunicar diretamente com o cidadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas atividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Petrobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades do formato blog. Através da análise de postagens, comentários e ferramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de comunicação institucional foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão.

Palavras-chave: blog; Petrobras; esfera de visibilidade; comunicação organizacional

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0