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Maira Pereira Ferreira - mairapf@hotmail.com Universidade Metodista de São Paulo A Justiça em Pauta: O Poder Judiciário Brasileiro na Mídia Impressa [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os principais resultados da pesquisa realizada em veículos da mídia impressa nacional, entre os meses de julho e dezembro de 2007, com o objetivo de verificar qual é a imagem do Poder Judiciário Brasileiro divulgada pelos veículos no período, interpretando os principais temas abordados nas publicações e a angulação das matérias. Utilizou-se a análise de conteúdo e a ferramenta da auditoria de imagem na mídia. Concluiu-se que o Poder Judiciário é foco da mídia impressa principalmente quando analisa processos relativos a pessoas públicas, especialmente do campo político. Embora a análise seja referente a um período delimitado, evidenciaram-se falhas na comunicação do judiciário e foram apresentadas sugestões para aprimorar essa comunicação. Palavras-chave: Judiciário; Mídia; Imagem Manoella Neves – manoellaneves@hotmail.com Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Para (Re) pensar as Relações Públicas na Contemporaneidade [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta-se como um ensaio acadêmico que se propõe a abordar inicialmente sobre constituição do campo das Relações Públicas na sociedade contemporânea, dada a experiência democrática no Brasil dos últimos anos e a configuração das Relações Públicas como área acadêmica, recebendo contribuição da vertente da Comunicação Organizacional ajudando-a a delinear mais claramente seus limites e efeitos. Por fim, para ilustrar, é relatada a experiência de democracia direta na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-2004), evidenciando-a como indicador de reflexão para um entendimento de uma configuração mais contemporânea de relações públicas a partir do setor público. Palavras-chave: Relações Públicas; Contemporaneidade; Experiência Democrática Márcia Pillon Christofoli – marciapillon@yahoo.com.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Como organizar e / ou transformar as organizações? [Artigo em PDF] Resumo : O presente artigo propõe uma discussão da comunicação no contexto das organizações. Sob a perspectiva de Morin (2001), que aborda a complexidade das organizações; de Wood Jr. (2001), e seu conceito de organizações espetaculares; e de Wolton (2006), que explora a incomunicação, destacamos alguns aspectos a serem analisados quando falamos em organizar e / ou transformar as organizações. As reflexões aqui elaboradas se originam no contexto de uma agência de publicidade, mas podem servir como referência para outros contextos. Pode ser que este seja o momento de enfrentarmos mudanças de diferentes naturezas (estruturais, de departamento, de relações entre funcionários, gerentes e gestores), por entendermos que a publicidade acompanhou a evolução de novas mídias e novas tecnologias. Entretanto, tal evolução se projeta nas relações humanas? Palavras-chave: Organizações espetaculares; incomunicação; complexidade Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora) Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora) Margarida Maria Krohling Kunsch [Artigo em PDF] Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica. Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria Maria Aparecida de Paula – mcida.paula@pucminas.br Ivone de Lourdes Oliveira – ivone@pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) Para além das idéias e planos: processos e estratégias de comunicação. [Artigo em PDF] Resumo : O artigo situa e analisa diferenças conceituais sobre processos e estratégias de comunicação no contexto das organizações. Sem perder de vista a premissa da comunicação como processo inerente e constitutivo das organizações, considera os processos comunicacionais intencionais, orientadas por estratégias da organização e dos grupos com os quais interage. Parte do conceito de processo como conjunto dinâmico de ações interdependentes e em constante atualização, e de estratégia como orientação intencional e articulada de ações, que direcionam processos numa determinada realidade. Toma como referência a concepção de estratégia como prática, que enfatiza a construção de significados das estratégias organizacionais a partir de interações permanentes. Palavras-chave: Comunicação; processo; estratégias; estratégia como prática social Maria Ivete Trevisan Fossá - fossa@terra.com.br Patrícia M. Pérsigo – patriciapersigo@gmail.com Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Comunicação Organizacional e Crises: questionando políticas e revendo perspectivas. [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo visa discutir as transformações que ocorrem nos processos de comunicação organizacional em situações de crise, questionando a relação que se estabelece entre a organização e a instância midiática. Observarmos uma mudança no contexto social, este cada vez mais moldado, além da lógica do consumo, também pela lógica da mídia. Nesse cenário questionamos as políticas de posicionamento adotadas pelas organizações frente à instância midiática, seja a política de portas abertas, seja o appropriate openness. Entendemos que estas devem estar embasadas em valores como credibilidade, ética e respeito para com os atores envolvidos. Da mesma forma que, gerir uma crise demanda posturas orientadas pela ética e comprometidas com o esclarecimento da opinião pública. Palavras-chave: crises organizacionais; comunicação organizacional; política de portas abertas; appropriate openness; instância midiática Maria José Guerra - majogue@uol.com.br Sidinéia Gomes Freitas - sid_terra@terra.com.br Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) Identidade e Paixões: o Discurso Público da Ilusão [Artigo em PDF] Resumo : Acompanhando o tema central, as autoras, uma, pesquisadora e profissional de Relações Públicas, e outra, lingüista, congregam, assim, formações, experiências e diferentes áreas do conhecimento, na analise da comunicação pública, por meio de um veículo da grande imprensa escrita, na recente fusão das empresas Casas Bahia com o grupo Pão-de-Açúcar. Para tanto, dão continuidade ao andamento das pesquisas que vêem realizando no campo das Comunicações e Paixões. Neste trabalho analisam a questão da fusão entre esses grupos sob três abordagens: Ainda o Incomodo Olhar Sensível; O Fim dos Velhos Patriarcas; Identidade Corporativa e Opinião Pública. Palavras-chave: identidade; discurso público; comunicação pública Mariana Oliveira - marianarrpp@gmail.com Helenice Carvalho - helecarvalho@gmail.com Cinara Moura - mouracinara@hotmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Redes sociais corporativas: a possibilidade de geração de conteúdo pelo consumidor no ambiente virtual [Artigo em PDF] Resumo : O artigo se propõe a discutir o advento das redes sociais corporativas no ambiente virtual e a possibilidade de geração de conteúdo pelos consumidores, considerando uma nova estratégia de comunicação organizacional e uma ampliação da atividade de Relações Públicas. Analisa a relação que tem se formado entre as organizações e seus públicos, a partir das interações sociais mediadas pelas redes online. Aborda uma questão do processo comunicacional bastante relevante na atualidade: a transformação dos receptores em também emissores, ou seja, a maneira como públicos, até então considerados receptores passivos, adquirem relevância na medida em que se tornam simultaneamente receptores e produtores/emissores de conteúdo. Traz como exemplo a rede social virtual My Starbucks Idea, da empresa de cafés Starbucks, que viabiliza as expressões dos clientes em relação à organização, através de uma gestão colaborativa da marca. Palavras-chave: Comunicação empresarial; Redes Sociais virtuais; Produção de conteúdo Mário Pereira Borba - borba.mp@gmail.com Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Capital Simbólico e Social na Tensão Público-Privado e a Disputa Estratégica por Visibilidade e Imagem-conceito [Artigo em PDF] Resumo : Neste artigo realiza-se reflexão sobre como ações de responsabilidade socioambiental, realizadas e comunicadas pelas organizações privadas, movimentam capital social e capital simbólico interferindo na tensão público-privado. Nessa direção, a partir da análise de dois exemplos, evidencia-se a articulação comunicação-opinião pública-esfera pública na constituição desse capital e algumas das transações estratégicas no sentido de conquistar visibilidade e imagem-conceito favorável. Palavras-chave: Comunicação; poder privado; poder público; capital simbólico; responsabilidade socioambiental Maristela R. A. Jurkevicz - jurkevic@uel.br Regina C. Escudero César – reginac.escudero@gmail.com Roseli Jung Psicchio Universidade Estadual de Londrina (UEL) A Comunicação Comunitária e sua práxis na INTES: uma proposta metodológica para além da insterdisciplinaridade [Artigo em PDF] Resumo : Buscamos relatar os princípios de uma Incubadora Social e especificamente os fundamentos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES), da Universidade Estadual de Londrina. A seguir, apresentamos a metodologia de trabalho da incubadora, os grupos incubados e nossa proposta de trabalho, que tem como foco principal a interdisciplinaridade. Ressaltamos ainda, os pressupostos da comunicação comunitária, que são aqueles que fundamentam a nossa ação de comunicação na INTES. Destacamos a elaboração de um planejamento participativo, juntamente com as áreas envolvidas, a fim de alcançar objetivos comuns e propósitos coletivos em torno do mesmo problema. Finalizamos o artigo apresentado nossas vivências e estratégias já desenvolvidas na incubadora. Palavras-chave: Incubadora social; Empreendimentos Solidários; Interdisciplinaridade; Comunicação Comunitária; Relações Públicas Comunitárias Marlene Branca Sólio – brancasolio@gmail.com Universidade de Caxias do Sul (UCS) Comunicação e psicanálise em uma abordagem complexa sobre as organizações e seus sujeitos [Artigo em PDF] Resumo : Este trabalho é uma síntese de tese defendida junto ao PPGCOM/PUCRS, com a qual buscamos evidenciar que as relações entre capital e trabalho se dão na instância da subjetividade e são mais complexas do que podem, num primeiro momento, aparentar, exigindo que as Organizações desenvolvam uma “escuta” na direção de seus Sujeitos. Entendemos que as Organizações precisam perceber sua relação com os empregados como algo complexo e que se alimenta recursivamente da própria qualidade, o que exige espaço para a transformação, ao contrário do que encontramos, ou seja, uma relação, linear e estática. Palavras-chave: Organização; Comunicação; Sujeito; Complexidade; Psicanálise Marlene Marchiori (orientadora) Fabiana Regina Simões – fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Comunicação Institucional: um Estudo sobre sua Prática em uma Indústria Paranaense [Artigo em PDF] Resumo : Uma análise do processo de comunicação institucional em uma indústria paranaense, refletindo sua per-spectiva prática, adquirida por meio de estudo de caso sob iniciativa do grupo do Projeto de Pesquisa GEFACESCOM (Grupo de Estudos Faces da Cultura e Comunicação Organizacional), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), somado a um completo embasamento teórico que permite alcançar fundamentações adequadas para o contexto organizacional. Palavras-chave: Comunicação Institucional; Organização; Planejamento; Estratégias Marlene Marchiori (orientadora) Flávia Obara Kai – flavinhaobakai@gmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Um estudo sobre liderança e poder como face da cultura e comunicação de uma gráfica paranaense [Artigo em PDF] Resumo : Este estudo é resultado da análise e descrição dos processos de relacionamento estabelecidos em uma gráfica paranaense entre líderes e liderados. A liderança e o poder serão observados em uma perspectiva teórica relacionada com a prática exercida na empresa pesquisada durante o ano de 2009. É discutida como a relação entre poder, competência comunicacional e liderança refletem nos relacionamentos entre líderes e liderados dentro da empresa. O estudo foi possível por meio de entrevistas em profundidade com a gerência da Midiograf realizada pelo grupo de pesquisa GEFACESCOM da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados demonstram que a liderança, uma das faces da cultura e comunicação organizacional é essencial para a condução dos relacionamentos com funcionários sendo responsável pelo caráter do ambiente organizacional. Palavras-chave: Liderança; poder; comunicação; cultura organizacional; relacionamentos Marlene Marchiori (orientadora) Rodrigo Soares Pinto – rodrigobvp@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Uma Reflexão do Processo de Comunicação Interna Aplicado em uma Indústria Paranaense [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo reflete sobre a comunicação interna considerando o seu composto que envolve os níveis de comunicação, as redes, os fluxos comunicativos e o meio de comunicação nas organizações (Kunsch, 2003). Acrescenta as perspectivas de diálogos organizacionais e relacionamentos humanos essenciais para a valorização do colaborador e ponto chave para desenvolver a comunicação interna como fundamento na construção da identidade organizacional. Apresenta-se um relato empírico realizado em uma indústria do setor gráfico no Estado do Paraná, revelando seu processo de comunicação interna para compreender se este coaduna com o aporte teórico discutido. A produção completa deste artigo faz parte do Projeto de Pesquisa Faces e Interfaces da Cultura e da Comunicação Organizacional (GEFACESCOM), sob orientação da Dra. Marlene Marchiori da Universidade Estadual de Londrina. Palavras-chave: comunicação interna; organizações; diálogo; relacionamentos Marlene Marchiori – marlenemarchiori@gmail.com Regiane Regina Ribeiro - regianeribeiro@sercomtel.com.br Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem [Artigo em PDF] Resumo : Comunicação e Discurso são hoje considerados estudos seminais no campo das organizações. Este artigo apresenta uma reflexão, tendo como base os autores Jian, Schmisseur e Fairhurst (2008) e Putnam (2008), que explora o cruzamento entre as duas disciplinas. Ao se apresentarem e discutirem os múltiplos significados vislumbra-se o desenvolvimento de pesquisas que possam ampliar o conhecimento no campo dos estudos do “pequeno d” (Fairhurst e Putnam, 2004 apud Marchiori, 2010), o qual considera o texto e a fala na interação social em contextos específicos. O olhar desloca-se para as práticas e os conteúdos geradores de sentido, nos quais a comunicação e o discurso são produzidos e apropriados. Este artigo amplia o debate sobre este relacionamento apresentando as relações e as distinções entre comunicação e discurso, ao explorar a profundidade desses campos. Palavras-chave: comunicação; discurso; comunicação e discurso; comunicação organizacional Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br Regiane Regina Ribeiro Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londirna (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Marta Terezinha Motta Campos Martins Universidade Estadual de Londrina (UEL) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) A Oralidade Absorvida pela Comunicação Interna: elemento de integração com funcionários e clientes externos [Artigo em PDF] Resumo : A política organizacional que norteia as relações com o público interno, embora fator estratégico, nem sempre é bem executada a ponto de se tornar visível para os funcionários, os quais a projetam para os clientes externos de uma organização. A tendência à oralidade e à informalidade na cultura brasileira instiga a trazê-las para uma dimensão científica, portanto um estudo sobre comunicação interna e oralidade é tema de tese de doutoramento na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Somou-se à proposta da tese o aprendizado adquirido com os conteúdos de disciplina cursada, o que permitiu produzir um artigo partindo da pesquisa na literatura indicada pela disciplina, complementada por uma pesquisa empírica em empresas familiares do ramo de iluminação. Palavras-chave: comunicação interna; oralidade; diálogo; discurso; linguagem Matheus Lock - matheuslock@yahoo.com.br Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Comunicação política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da Web 2.0 [Artigo em PDF] Resumo : A campanha eleitoral de Barack Obama para as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América em 2008 teve grande importância no que diz respeito à comunicação política, publicidade e relações públicas. Durante este episódio foram utilizadas estratégias de comunicação até então não empregadas em campanhas políticas. Este fato deflagrou um novo momento de avaliação referente às questões de visibilidade no ambiente cibernético, marcado pelas redes sociais e pela colaboração. É dentro deste quadro de acontecimentos que este artigo irá refletir sobre as estratégias de visibilidade para a web 2.0, aplicadas à campanha de Barack Obama. Palavras-chave: Comunicação política Michelle Fenslau - miche@brturbo.com.br Karla Maria Müller - kmmuller@orion.ufrgs.br Vera Regina S. Gerzson - kmmuller@adufrgs.ufrgs.br Felipe Stamberg Gabriela Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009 [Artigo em PDF] Resumo : A análise e avaliação dos processos de Relações Públicas governamentais apresentam-se como condição para o desenvolvimento e valorização da comunicação na esfera pública. Este paper apresenta e discute a avaliação do processo de Relações Públicas tendo como objeto de análise instrumentos utilizados para a produção do relatório de sete anos de experiência e atuação do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas (PROCAC – CANOAS). No período em que o projeto esteve em atividade, alunos, professores e assessores ad hoc envolveram-se na busca por comunicação e atendimento de excelência no setor público, enfatizando a observação, acompanhamento e monitoramento de diferentes âmbitos das ações de comunicação. Palavras-chave: avaliação em relações públicas; processo de relações públicas; comunicação pública e governamental Miguel Oliveira Nunes Ricardo Ferreira Freitas - rfreitas@mls.com.br Rodrigo Karl Fernandes Renata Gallo Spinola do Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas [Artigo em PDF] Resumo : Os megaeventos têm se transformado em uma das importantes receitas turísticas do Brasil, tanto na área de entretenimento e lazer como também nos diversos campos dos negócios. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que participam ativamente desse processo, apesar da imagem de violência associada a seu cotidiano urbano. Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, percebemos que o discurso midiático tem estabelecido novos paradigmas de cobertura jornalística, priorizando mais as ações de transformação para o sucesso desses megaeventos do que a violência urbana sempre tão explorada pelos diversos MCM. Neste artigo, analisamos a mudança desse discurso no Reveillon e no Carnaval cariocas entre o ano de 2009 e de 2010. Outro objetivo deste trabalho é estimular o campo das Relações Públicas a desenvolver novas reflexões críticas sobre a área de eventos. Palavras-chave: Megaeventos; cidade; relações públicas; violência urbana; mídia |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |