Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [S]

Sérgio Roberto Trein (orientador)
Belisa Zoehler Giorgis - belisa@gmail.com
Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)

A TV digital e uma dúvida no ar: qual a percepção dos jovens da classe C de Porto Alegre em relação ao novo sistema?
[Artigo em PDF]

Resumo : A chegada da TV digital no Brasil implica em uma série de modificações na conjuntura comunicacional do país. Entre elas, em função das características técnicas do novo modelo de recepção do sinal de televisão, será preciso desenvolver e popularizar o sistema no Brasil, para que o público mude a sua percepção em relação à TV digital. A princípio, o novo sistema promete alterações significativas na qualidade de recepção. Porém, fica uma questão: será que o público está, de fato, preparado para isso, uma vez que, para ter o sinal em suas casas, as pessoas terão que investir na compra de equipamentos? Com base nisso, o objetivo deste estudo foi o de compreender qual a percepção dos jovens da classe C de Porto Alegre sobre a TV digital.

Palavras-chave: TV digital; Jovens; Relações Públicas; Classe C

Sidinéia Gomes Freitas – sidalogo@gmail.com
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP)
Zilda Aparecida Freitas de Andrade – zilda@uel.br
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Ética Organizacional e Relacionamentos: resultados de um estudo exploratório
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória envolvendo o tema ética organizacional com análise de pressupostos definidos em tese de doutoramento intitulada “Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional”. Os dados foram colhidos por meio de entrevista, com gestores de seis organizações selecionadas, acrescidos de informes obtidos junto a um consultor de ética empresarial e uma diretora de agência de comunicação. O estudo conclui que há espaço para os profissionais de relações públicas e comunicação organizacional, espaço este que, embora ainda precise ser conquistado, mostra-se como uma evidência muito concreta.

Palavras-chave: Ética Organizacional; Relações Públicas; Relacionamentos; Comunicação Organizacional

Sidinéia Gomes Freitas - sid_terra@terra.com.br
Maria José Guerra - majogue@uol.com.br
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP)

Identidade e Paixões: o Discurso Público da Ilusão
[Artigo em PDF]

Resumo : Acompanhando o tema central, as autoras, uma, pesquisadora e profissional de Relações Públicas, e outra, lingüista, congregam, assim, formações, experiências e diferentes áreas do conhecimento, na analise da comunicação pública, por meio de um veículo da grande imprensa escrita, na recente fusão das empresas Casas Bahia com o grupo Pão-de-Açúcar. Para tanto, dão continuidade ao andamento das pesquisas que vêem realizando no campo das Comunicações e Paixões. Neste trabalho analisam a questão da fusão entre esses grupos sob três abordagens: Ainda o Incomodo Olhar Sensível; O Fim dos Velhos Patriarcas; Identidade Corporativa e Opinião Pública.

Palavras-chave: identidade; discurso público; comunicação pública

Silvana Maria Sandini - silvana@sil.pro.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Web 2.0: a Cauda Longa da Agenda Setting
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo discorre acerca da veloz comunicação, que percorre as vias da Internet, considerando a hipótese de agenda setting e o duplo fluxo informacional. Os segmentos que não têm acesso ao sistema industrializado de comunicação criam sistemas próprios. Mas talvez nenhum sistema difusor de informação possa ser comparado à Internet, se considerarmos alcance e popularização. Ela tem o poder de propiciar ferramentas para que potenciais líderes de opinião, que não têm acesso aos tradicionais sistemas industrializados de comunicação, busquem informações, divulguem suas idéias e sejam ouvidos por milhares de pessoas. Nesta pesquisa, observamos que, de forma metafórica, estes recursos formam a própria Cauda Longa do agendamento, proposto pelos meios de comunicação de massa.

Palavras-chave: Web 2.0; cauda longa; agenda setting; comunicação na Web

Simone Alves de Carvalho - simonecarvalho@usp.br
Universidade de São Paulo (USP)

A identidade Brasileira e sua influência na identidade das Pequenas Empresas
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo busca fazer um paralelo entre os conceitos de identidade e imagem organizacional e a identidade corporativa das pequenas empresas, objeto da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida; conhecer aspectos característicos da identidade brasileira; entender a importância da pequena empresa para a sociedade brasileira; e, finalmente, refletir sobre as influências exercidas pela identidade brasileira na identidade e na imagem organizacional das pequenas empresas.

Palavras-chave: Identidade brasileira; identidade organizacional; imagem organizacional; pequena empresa

Suzel Garcia de Lima Figueiredo - suzel.figueiredo@ideafix.com.br
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP)

Impacto de recursos mnemônicos na retenção de mensagens corporativas
[Artigo em PDF]

Resumo : O ambiente corporativo é, pela sua própria natureza, um espaço para o exercício da persuasão. Modificar as opiniões de outras pessoas, argumentar, conduzir, submeter uns as vontades de outros, tem sido, ao logo do tempo, atividades associadas à comunicação. Este artigo abordará alguns conceitos de comunicação social, comunicação corporativa e retenção de valores corporativos, analisados à luz das teorias psicológicas da percepção, atitude, recepção e persuasão, no campo da Psicologia Social. Para ilustrar as teorias serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa de opinião sobre a percepção da comunicação interna junto aos funcionários de uma empresa de energia elétrica que opera no Brasil.

Palavras-chave: percepção, atitude, valores, recepção e memória

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0