Índice de Autor
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Índice de autor [R]
Rafael Figueiredo Cruz e Silva - cruzesilva@yahoo.com.br Centro de Pesquisas da Petrobrás CMC e colaboração: a Web20 como possibilidade para alcançar a co-responsabilidade [Artigo em PDF] Resumo : Comunicação é interação. Tomando a comunicação como prática, ato, assume-se nesse trabalho que sentidos são evocados nos processos interativos. Propõe-se o olhar relacional para analisar as interações, com foco nas mediadas por computador. Em seguida, descreve-se a Web 2.0 debatendo suas propriedades colaborativas e indicam-se possibilidades de aplicação na comunicação entre organização e públicos levando em consideração valores como colaboração e participação. A inspiração para a reflexão está escala de vínculos de M. Henriques (2007), especialmente no conceito de co-responsabilidade. Palavras-chave: Comunicação; interação mediada por computador; Web 2.0; colaboração; co-responsabilidade Regiane Regina Ribeiro - regianeribeiro@sercomtel.com.br Marlene Marchiori – marlenemarchiori@gmail.com Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem [Artigo em PDF] Resumo : Comunicação e Discurso são hoje considerados estudos seminais no campo das organizações. Este artigo apresenta uma reflexão, tendo como base os autores Jian, Schmisseur e Fairhurst (2008) e Putnam (2008), que explora o cruzamento entre as duas disciplinas. Ao se apresentarem e discutirem os múltiplos significados vislumbra-se o desenvolvimento de pesquisas que possam ampliar o conhecimento no campo dos estudos do “pequeno d” (Fairhurst e Putnam, 2004 apud Marchiori, 2010), o qual considera o texto e a fala na interação social em contextos específicos. O olhar desloca-se para as práticas e os conteúdos geradores de sentido, nos quais a comunicação e o discurso são produzidos e apropriados. Este artigo amplia o debate sobre este relacionamento apresentando as relações e as distinções entre comunicação e discurso, ao explorar a profundidade desses campos. Palavras-chave: comunicação; discurso; comunicação e discurso; comunicação organizacional Regiane Regina Ribeiro Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londirna (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Regina C. Escudero César – reginac.escudero@gmail.com Maristela R. A. Jurkevicz - jurkevic@uel.br Roseli Jung Psicchio Universidade Estadual de Londrina (UEL) A Comunicação Comunitária e sua práxis na INTES: uma proposta metodológica para além da insterdisciplinaridade [Artigo em PDF] Resumo : Buscamos relatar os princípios de uma Incubadora Social e especificamente os fundamentos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES), da Universidade Estadual de Londrina. A seguir, apresentamos a metodologia de trabalho da incubadora, os grupos incubados e nossa proposta de trabalho, que tem como foco principal a interdisciplinaridade. Ressaltamos ainda, os pressupostos da comunicação comunitária, que são aqueles que fundamentam a nossa ação de comunicação na INTES. Destacamos a elaboração de um planejamento participativo, juntamente com as áreas envolvidas, a fim de alcançar objetivos comuns e propósitos coletivos em torno do mesmo problema. Finalizamos o artigo apresentado nossas vivências e estratégias já desenvolvidas na incubadora. Palavras-chave: Incubadora social; Empreendimentos Solidários; Interdisciplinaridade; Comunicação Comunitária; Relações Públicas Comunitárias Rejane de Oliveira Pozobon - rejane.op@terra.com.br Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Comunicação, Política e Democracia: Novas configurações em um espaço público midiatizado [Artigo em PDF] Resumo : Hoje, o livre fluxo de informação e o avanço das redes digitais de comunicação inviabilizaram a existência de uma esfera pública unificada. A mídia, por sua vez, não se converte no único espaço público, mas é o que oferece maior visibilidade aos temas das outras esferas ou campos sociais. Este texto objetiva refletir sobre como o protagonismo dos usuários no processo de produção e difusão de informações tem transformado a esfera midiática e de que forma este processo pode reconfigurar a ideia de política e democracia que temos hoje. Palavras-chave: Comunicação; Política; Espaço Público Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Regiane Regina Ribeiro Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londirna (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Renata Gallo Spinola do Amaral Ricardo Ferreira Freitas - rfreitas@mls.com.br Rodrigo Karl Fernandes Miguel Oliveira Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas [Artigo em PDF] Resumo : Os megaeventos têm se transformado em uma das importantes receitas turísticas do Brasil, tanto na área de entretenimento e lazer como também nos diversos campos dos negócios. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que participam ativamente desse processo, apesar da imagem de violência associada a seu cotidiano urbano. Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, percebemos que o discurso midiático tem estabelecido novos paradigmas de cobertura jornalística, priorizando mais as ações de transformação para o sucesso desses megaeventos do que a violência urbana sempre tão explorada pelos diversos MCM. Neste artigo, analisamos a mudança desse discurso no Reveillon e no Carnaval cariocas entre o ano de 2009 e de 2010. Outro objetivo deste trabalho é estimular o campo das Relações Públicas a desenvolver novas reflexões críticas sobre a área de eventos. Palavras-chave: Megaeventos; cidade; relações públicas; violência urbana; mídia Renato Rodrigues Martins – renadri@gmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) A Gestão Estratégica da Comunicação no cross-cultural marketing: considerações acerca de uma outra linguagem [Artigo em PDF] Resumo : Novos mercados necessitam de novas abordagens comunicacionais para transpor barreiras culturais e a influência cultural pode determinar como comunicar. A gestão da comunicação deve considerar as diferenças culturais e a comunicação mercadológica precisa levar em conta esses fatores para traçar suas estratégias. As organizações brasileiras que atuam no mercado externo enfrentam a competição das globais que são focadas em atividades de alto valor agregado e que produzem em uma economia globalizada e de escala. O projeto investiga a Terceira Linguagem no enfoque da Comunicação Transcultural, como estratégia competitiva no discurso das organizações brasileiras internacionais. Palavras-chave: Comunicação; marketing; gestão estratégica; cultura; globalização Ricardo Caribe Cavalcante – ricardo@tabuasdaponte.com.br Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Comunicação e realidade: sociologia do conhecimento à comunicação organizacional [Artigo em PDF] Resumo : Os conceitos de realidade e de conhecimento, tomados de empréstimo da sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann (2008), são utilizados aqui como ponto de partida para reflexões sobre a comunicação organizacional e os desafios de sua gestão. A partir do desafio da construção social da realidade e da consideração das diversas formas de conhecimento como determinantes da ação social, o ensaio põe em discussão a noção de realidade social predominante nos campos teórico e prático da comunicação organizacional e das Relações Públicas. Palavras-chave: Comunicação organizacional; realidade; conhecimento; cotidiano Ricardo Ferreira Freitas - rfreitas@mls.com.br Rodrigo Karl Fernandes Miguel Oliveira Nunes Renata Gallo Spinola do Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas [Artigo em PDF] Resumo : Os megaeventos têm se transformado em uma das importantes receitas turísticas do Brasil, tanto na área de entretenimento e lazer como também nos diversos campos dos negócios. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que participam ativamente desse processo, apesar da imagem de violência associada a seu cotidiano urbano. Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, percebemos que o discurso midiático tem estabelecido novos paradigmas de cobertura jornalística, priorizando mais as ações de transformação para o sucesso desses megaeventos do que a violência urbana sempre tão explorada pelos diversos MCM. Neste artigo, analisamos a mudança desse discurso no Reveillon e no Carnaval cariocas entre o ano de 2009 e de 2010. Outro objetivo deste trabalho é estimular o campo das Relações Públicas a desenvolver novas reflexões críticas sobre a área de eventos. Palavras-chave: Megaeventos; cidade; relações públicas; violência urbana; mídia Rodrigo Karl Fernandes Ricardo Ferreira Freitas - rfreitas@mls.com.br Miguel Oliveira Nunes Renata Gallo Spinola do Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas [Artigo em PDF] Resumo : Os megaeventos têm se transformado em uma das importantes receitas turísticas do Brasil, tanto na área de entretenimento e lazer como também nos diversos campos dos negócios. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que participam ativamente desse processo, apesar da imagem de violência associada a seu cotidiano urbano. Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, percebemos que o discurso midiático tem estabelecido novos paradigmas de cobertura jornalística, priorizando mais as ações de transformação para o sucesso desses megaeventos do que a violência urbana sempre tão explorada pelos diversos MCM. Neste artigo, analisamos a mudança desse discurso no Reveillon e no Carnaval cariocas entre o ano de 2009 e de 2010. Outro objetivo deste trabalho é estimular o campo das Relações Públicas a desenvolver novas reflexões críticas sobre a área de eventos. Palavras-chave: Megaeventos; cidade; relações públicas; violência urbana; mídia Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Marlene Marchiori – marlenemarchiori@gmail.com Regiane Regina Ribeiro - regianeribeiro@sercomtel.com.br Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem [Artigo em PDF] Resumo : Comunicação e Discurso são hoje considerados estudos seminais no campo das organizações. Este artigo apresenta uma reflexão, tendo como base os autores Jian, Schmisseur e Fairhurst (2008) e Putnam (2008), que explora o cruzamento entre as duas disciplinas. Ao se apresentarem e discutirem os múltiplos significados vislumbra-se o desenvolvimento de pesquisas que possam ampliar o conhecimento no campo dos estudos do “pequeno d” (Fairhurst e Putnam, 2004 apud Marchiori, 2010), o qual considera o texto e a fala na interação social em contextos específicos. O olhar desloca-se para as práticas e os conteúdos geradores de sentido, nos quais a comunicação e o discurso são produzidos e apropriados. Este artigo amplia o debate sobre este relacionamento apresentando as relações e as distinções entre comunicação e discurso, ao explorar a profundidade desses campos. Palavras-chave: comunicação; discurso; comunicação e discurso; comunicação organizacional Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Regiane Regina Ribeiro Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londirna (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Rodrigo Soares Pinto – rodrigobvp@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Marlene Marchiori (orientadora) Uma Reflexão do Processo de Comunicação Interna Aplicado em uma Indústria Paranaense [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo reflete sobre a comunicação interna considerando o seu composto que envolve os níveis de comunicação, as redes, os fluxos comunicativos e o meio de comunicação nas organizações (Kunsch, 2003). Acrescenta as perspectivas de diálogos organizacionais e relacionamentos humanos essenciais para a valorização do colaborador e ponto chave para desenvolver a comunicação interna como fundamento na construção da identidade organizacional. Apresenta-se um relato empírico realizado em uma indústria do setor gráfico no Estado do Paraná, revelando seu processo de comunicação interna para compreender se este coaduna com o aporte teórico discutido. A produção completa deste artigo faz parte do Projeto de Pesquisa Faces e Interfaces da Cultura e da Comunicação Organizacional (GEFACESCOM), sob orientação da Dra. Marlene Marchiori da Universidade Estadual de Londrina. Palavras-chave: comunicação interna; organizações; diálogo; relacionamentos Rosane Rosa – rosane.rosa@terra.com.br Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mídia e Terceiro Setor: Advocacy social e agenda compartilhada [Artigo em PDF] Resumo : Este texto aborda, na primeira parte, o conceito de advocacy e contra-agendamento (SILVA, 2007) como uma forma de a Sociedade Civil organizada, sem custos, incluir suas causas sociais no espaço público midiático objetivando a tematização da pauta e/ou adesões a sua causa. Esse processo de composição da agenda social envolve uma iniciativa autônoma e competente, da sociedade para a mídia e, dessa, para a audiência. Na segunda parte apresenta-se um diagnóstico de como a pauta social ganha espaço na agenda midiática. Por último, analisa-se a reportagem “Uma conquista longe das ruas”, resultado de um agendamento compartilhado. Ao contrário de outros acontecimentos que ganham visibilidade midiática, esse enquadramento se dá no processo de mudança das pessoas em causa e não, apenas, no resultado, pois os números não traduzem toda a dimensão do desenvolvimento humano. Palavras-chave: Terceiro Setor; mídia; advocacy; contra-agendamento; agenda compartilhada Rosângela Florczak –roflorczak@gmail.com ASCOMK/RS O lugar da comunicação na gestão educacional: dimensões possíveis [Artigo em PDF] Resumo : Ao incluir-se como parte efetiva da gestão de uma organização educacional, a comunicação pode contribuir em diferentes dimensões. Tendo o diálogo e a mediação como princípios metodológicos de intervenção, o saber da comunicação transcende a dimensão instrumental, agindo também no espaço pedagógico, no âmbito administrativo e na dimensão da sustentabilidade / viabilidade do sistema de ensino, escola de educação básica ou instituição de ensino superior. A partir de um estudo de caso, o presente artigo dialoga sobre o lugar da comunicação nas organizações educacionais. Considerando a sociedade aberta (WOLTON, 2006), na qual as incertezas sobrepõem as verdades definitivas da modernidade, a escola encontra-se em verdadeiro turbilhão de mudanças. Mais do que nunca, a comunicação precisa superar-se para contribuir efetivamente na busca do diálogo e da construção de sentido para as mudanças necessárias. Palavras-chave: comunicação organizacional; comunicação e educação; organização educacional; gestão educacional Roseli Jung Psicchio Regina C. Escudero César – reginac.escudero@gmail.com Maristela R. A. Jurkevicz - jurkevic@uel.br Universidade Estadual de Londrina (UEL) A Comunicação Comunitária e sua práxis na INTES: uma proposta metodológica para além da insterdisciplinaridade [Artigo em PDF] Resumo : Buscamos relatar os princípios de uma Incubadora Social e especificamente os fundamentos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES), da Universidade Estadual de Londrina. A seguir, apresentamos a metodologia de trabalho da incubadora, os grupos incubados e nossa proposta de trabalho, que tem como foco principal a interdisciplinaridade. Ressaltamos ainda, os pressupostos da comunicação comunitária, que são aqueles que fundamentam a nossa ação de comunicação na INTES. Destacamos a elaboração de um planejamento participativo, juntamente com as áreas envolvidas, a fim de alcançar objetivos comuns e propósitos coletivos em torno do mesmo problema. Finalizamos o artigo apresentado nossas vivências e estratégias já desenvolvidas na incubadora. Palavras-chave: Incubadora social; Empreendimentos Solidários; Interdisciplinaridade; Comunicação Comunitária; Relações Públicas Comunitárias Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Mário Pereira Borba - borba.mp@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Capital Simbólico e Social na Tensão Público-Privado e a Disputa Estratégica por Visibilidade e Imagem-conceito [Artigo em PDF] Resumo : Neste artigo realiza-se reflexão sobre como ações de responsabilidade socioambiental, realizadas e comunicadas pelas organizações privadas, movimentam capital social e capital simbólico interferindo na tensão público-privado. Nessa direção, a partir da análise de dois exemplos, evidencia-se a articulação comunicação-opinião pública-esfera pública na constituição desse capital e algumas das transações estratégicas no sentido de conquistar visibilidade e imagem-conceito favorável. Palavras-chave: Comunicação; poder privado; poder público; capital simbólico; responsabilidade socioambiental Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Matheus Lock - matheuslock@yahoo.com.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Comunicação política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da Web 2.0 [Artigo em PDF] Resumo : A campanha eleitoral de Barack Obama para as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América em 2008 teve grande importância no que diz respeito à comunicação política, publicidade e relações públicas. Durante este episódio foram utilizadas estratégias de comunicação até então não empregadas em campanhas políticas. Este fato deflagrou um novo momento de avaliação referente às questões de visibilidade no ambiente cibernético, marcado pelas redes sociais e pela colaboração. É dentro deste quadro de acontecimentos que este artigo irá refletir sobre as estratégias de visibilidade para a web 2.0, aplicadas à campanha de Barack Obama. Palavras-chave: Comunicação política |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |