Índice de Autor
A | B | C | D | E F | G | H | I | J K | L | M | N | O P | Q | R | S | T U | V | X | W | Z
Índice de autor [T]
Talita de Almeida Santos – talita.santos@vale.com Eduardo Mauro Fernandes de Barros – eduardo.mauro@vale.com Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) Comunicação como suporte em processos de mudança organizacional: - uma experiência da Estrada de Ferro Vitória a Minas/Vale. [Artigo em PDF] Resumo : O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da comunicação em processos de mudança organizacional. Tendo como base em uma reflexão teórica sobre o tema e a análise de uma situação de mudança vivenciada na Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, pretende-se refletir sobre os desafios comunicacionais na condução de um processo de mudança, numa perspectiva relacional da comunicação. Palavras-chave: Comunicação e mudança organizacional; comunicação organizacional; mudança organizacional Tassiara Baldissera Camatti – tbcamatt@ucs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Universidade de Caxias do Sul (UCS) A Comunicação Organizacional na Era da Complexidade [Artigo em PDF] Resumo : A partir do entendimento de que a comunicação organizacional fundamenta-se na relação e interação existente entre indivíduos e organizações, e compreendendo o contexto complexo, ágil e mutável com o qual nos deparamos atualmente, propõe-se este artigo. Nesse sentido, busca-se pesquisar e compreender a função e ação da comunicação, assim como suas contribuições, para que o processo de mudança aconteça e torne-se momento de evolução do conhecimento organizacional. Palavras-chave: Complexidade; Comunicação; Conhecimento; Identidade; Organização Thaís Steffenello Ghisleni Angela Lovato Dellazzana - angela.lovato@terra.com.br Centro Universitário Franciscano Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Vanessa Nascimento Schleder Centro Universitário Franciscano Comunicação organizacional virtual: o uso de redes sociais pelos cursos de comunicação social [Artigo em PDF] Resumo : As redes sociais estão modificando as formas de comunicação e sociabilidade das organizações. O uso das redes faz emergir novas formas de interação e relações pessoais, reduzindo a noção de distância e tempo. Em contrapartida, esse aumento das possibilidades de interação e relações pessoais potencializa o caráter efêmero da comuncação, problematizando o trabalho dos profissionais desta área nas organizações. Com a acelerada evolução tecnológica e a constante instabilidade econômica mundial, as empresas, assim como as pessoas, buscam estar, a todo o momento, em contato com as demais. Portanto, buscando refletir sobre o uso das redes sociais pelas organizações, o presente trabalho faz um estudo da inserção dos cursos de Comunicação Social do Brasil em redes sociais: Orkut e Twitter. Palavras-chave: redes sociais; universidades; comunicação organizacional |
|
![]() |
ISBN: 978-85-7205-076-0 |