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Patrícia Cerqueira Reis - patriciareis@espm.br
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

TV Pública Digital: análise da política pública para um espaço midiático interativo, participativo e democrático
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo é um resumo dos principais pontos abordados em pesquisa de mesmo nome e autoria para o Instituto de Economia da UFRJ, curso de especialização em Análise de Políticas Públicas. O objetivo da pesquisa foi levantar e avaliar a condução do processo de formulação e implementação da gestão da TV pública, identificando os aspectos que impactaram a natureza pública, democrática e participativa desta mídia. Para isso utilizou-se arcabouços teóricos dos campos da economia, direito e comunicação e a análise empírica do processo de criação da TV pública brasileira no ano de 2007. Concluiu-se que o modelo adotado nessa política pública conduziu ao aparelhamento do modelo de TV pública pelo governo. A conclusão da pesquisa estimulou o questionamento sobre a função das TVs públicas na sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Televisão; Democratização; Política Pública

Patrícia M. Pérsigo – patriciapersigo@gmail.com
Maria Ivete Trevisan Fossá - fossa@terra.com.br
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Comunicação Organizacional e Crises: questionando políticas e revendo perspectivas.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo visa discutir as transformações que ocorrem nos processos de comunicação organizacional em situações de crise, questionando a relação que se estabelece entre a organização e a instância midiática. Observarmos uma mudança no contexto social, este cada vez mais moldado, além da lógica do consumo, também pela lógica da mídia. Nesse cenário questionamos as políticas de posicionamento adotadas pelas organizações frente à instância midiática, seja a política de portas abertas, seja o appropriate openness. Entendemos que estas devem estar embasadas em valores como credibilidade, ética e respeito para com os atores envolvidos. Da mesma forma que, gerir uma crise demanda posturas orientadas pela ética e comprometidas com o esclarecimento da opinião pública.

Palavras-chave: crises organizacionais; comunicação organizacional; política de portas abertas; appropriate openness; instância midiática

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