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Índice de autor [E]

Eduardo Mauro Fernandes de Barros – eduardo.mauro@vale.com
Talita de Almeida Santos – talita.santos@vale.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Comunicação como suporte em processos de mudança organizacional: uma experiência da Estrada de Ferro Vitória a Minas/Vale.
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da comunicação em processos de mudança organizacional. Tendo como base em uma reflexão teórica sobre o tema e a análise de uma situação de mudança vivenciada na Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, pretende-se refletir sobre os desafios comunicacionais na condução de um processo de mudança, numa perspectiva relacional da comunicação.

Palavras-chave: Comunicação e mudança organizacional; comunicação organizacional; mudança organizacional.

Eiko Enoki (orientadora)
Laís Cardozo Bueno – lais.bueno@usp.br
Universidade de Santo Amaro (Unisa)
Carolina Frazon Terra (orientadora)

Twitter e as Redes Sociais On-line: um estudo do caso Twitter
[Artigo em PDF]

Resumo : A cada dia, novas mídias têm se somado às atividades da comunicação social e organizacional. A significativa adesão dos usuários às mais diversas redes sociais on-line fazem destas um campo fértil para consumidores que Querem se expressar e para as organizações que se preocupam com sua reputação. É neste ínterim que o profissional de relações públicas ganha um importante espaço para as práticas da comunicação organizacional: as mídias sociais on-line. Selecionamos deste universo um dos mais impactantes fenômenos on-line da atualidade, o microblog Twitter, e sobre este desenvolvemos um estudo que visa explorá-lo na qualidade de ferramenta estratégica para as atividades de relações públicas digitais. Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, os resultados do trabalho de conclusão de curso de mesmo título desenvolvido com embasamento teórico, sondagem e estudos de caso.

Palavras-chave: relações públicas; redes sociais on-line; Twitter

Enoí Dagô Liedke - enoidago@ua.pt
Universidades do Porto e de Aveiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

As tecnologias de informação e comunicação e o público essencial – tendências detectadas
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente paper tem como objetivo apresentar uma revisão do estado da arte referente aos estudos que relacionam as novas tecnologias da informação e comunicação com o público essencial das organizações. O artigo busca demonstrar as tendências detectadas em relação a esses estudos. Sua realização serve de sustentáculo para o conhecimento da área permitindo estabelecer lacunas para futuros estudos. Devido as suas características o estudo não é conclusivo, pelo contrário, através desse estudo pode-se estabelecer campos ainda não explorados e consequentemente o interesse por novos estudos que analisem os usos e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação no campo da Comunicação Organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Público essencial; Tecnologias de Informação e Comunicação

Eugenia Mariano da Rocha Barichello - eugeniabarichello@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O Processo de Legitimação das Organizações na Cultura da Convergência
[Artigo em PDF]

Resumo : Este texto propõe uma reflexão a respeito do processo de legitimação das organizações diante das novas possibilidades sociotécnicas proporcionadas pelas redes sociais digitais e pela convergência entre os diferentes suportes midiáticos. Com tal propósito está subdividido em três partes: a gênese dos processos de legitimação e identificação; o contexto do processo de midiatização; e as novas possibilidades de interação e vinculação social na cultura da convergência.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Legitimação; Redes Sociais Digitais; Cultura da Convergência

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