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Índice de autor [C]
Candice Campos Habeiche - candiceh@gmail.com Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Espaço ciber: os blogs são entre-lugares ou não-lugares? [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo tem o propósito de refletir sobre o espaço relacional e/ou comunicacional, como um lugar específico, onde ocorrem os diálogos verbais e simbólicos entre os indivíduos. Determinamos como estudo o espaço ciber, onde ocorrem às relações via weblogs. Nosso estudo relaciona-se aos blogs disponibilizados no Portal do Professor do MEC. Aqui, propomos compreender a ferramenta a partir das teorias sobre espaço-tempo (SANTOS); lugar e não-lugar (AUGÉ); entre-lugar (BHABHA; CASTROGIOVANNI) e sujeito (MORIN; HALL) Palavras-chave: entre-lugar; não-lugar; blogs; sujeitos Carine Fonseca Caetano de Paula – cacacaetano@bol.com.br Adelina Martins de La Fuente – demartinsfuente@yahoo.com.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) O processo social de midiatização: efeitos para a comunicação no contexto organizacional [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo tem como proposta apresentar, primeiramente, a relação histórica entre mídia e sociedade, para então compreender como as organizações se inserem nos processos midiáticos e instauram interações sociais, por meio das mediações entre as instâncias de produção, circulação e recepção e o modo de operar de cada uma dessas instâncias. Essa abordagem nos remete para o entendimento do processo de midiatização que acometeu nossa sociedade, tendo a mídia não só como instrumento de transmissão e divulgação de informações e produtos midiáticos, mas como o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, materiais e imateriais, lugar mesmo de interações, responsável por conferir visibilidade aos (e instaurar relações entre) interlocutores do processo comunicativo. Palavras-chave: midiatização; interações; comunicação no contexto organizacional Carolina Frazon Terra - carolinaterra@uol.com.br Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado (FECAP) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) Grandes corporações nas redes sociais on-line: um estudo sobre a presença das organizações nas mídia [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo objetiva entender como as corporações de destaque no cenário atual se comportam frente às redes sociais on-line. Para delimitar tais corporações, escolhemos dois rankings elaborados pela Revista Época e observamos as organizações em relação à quantidade de canais em que estão presentes e o nível de engajamento destes com os internautas. Toda a sondagem está embasada em autores que trabalham o tema das redes sociais on-line e da comunicação organizacional. Palavras-chave: comunicação organizacional, mídias sociais, redes sociais on-line, comunicação organizacional digital Carolina Frazon Terra (orientadora) Laís Cardozo Bueno – lais.bueno@usp.br Universidade de Santo Amaro (Unisa) Eiko Enoki (orientadora) Twitter e as Redes Sociais On-line: um estudo do caso Twitter [Artigo em PDF] Resumo : A cada dia, novas mídias têm se somado às atividades da comunicação social e organizacional. A significativa adesão dos usuários às mais diversas redes sociais on-line fazem destas um campo fértil para consumidores que Querem se expressar e para as organizações que se preocupam com sua reputação. É neste ínterim que o profissional de relações públicas ganha um importante espaço para as práticas da comunicação organizacional: as mídias sociais on-line. Selecionamos deste universo um dos mais impactantes fenômenos on-line da atualidade, o microblog Twitter, e sobre este desenvolvemos um estudo que visa explorá-lo na qualidade de ferramenta estratégica para as atividades de relações públicas digitais. Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, os resultados do trabalho de conclusão de curso de mesmo título desenvolvido com embasamento teórico, sondagem e estudos de caso. Palavras-chave: relações públicas; redes sociais on-line; Twitter Caroline Acosta Lessa Bruna Poersch da Rosa – brunarosa@yahoo.com.br Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Transparência: uma relevante ferramenta para a Administração Pública [Artigo em PDF] Resumo : O presente artigo trata da implantação de um projeto que agregue a transparência na comunicação pública, por meio da criação do Portal Transparência Legislativa da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul. O projeto visa a criação de um canal interativo de comunicação entre a câmara e a comunidade de Salvador do Sul, proporcionando à comunidade o acesso às informações dos acontecimentos da câmara, no que diz respeito à utilização dos recursos públicos, e espaço para a participação popular. Para o desenvolvimento deste projeto, foram realizadas pesquisas em livros e arquivos referentes à história do Município e suas peculiaridades. Também foram analisados Portais Transparência Municipais, Estaduais e da Federação existentes e disponíveis via internet. Palavras-chave: Comunicação Pública; Portais Transparência; Câmara Municipal de Vereadores de Salvador do Sul. Caroline Delevati Colpo – carolcolpo@bol.com.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Universidade FEEVALE Organização: um “lugar” de cultura, simbolismo e imaginário constituído pela comunicação. [Artigo em PDF] Resumo : Esta reflexão busca trazer alguns conceitos para o entendimento do sujeito no contexto das organizações. Descarta-se, para tanto, a visão de sujeito objeto entendido como recurso e parte-se para uma visão antropológica de sujeito ator do contexto organizacional. Aborda-se a possibilidade de atuação dos diferentes sujeitos, em busca do seu “lugar” organizacional implicado em um contexto com várias possibilidades de simbolismos, culturas e imaginários, tanto carregada pelos sujeitos, como pelas organizações. Este contexto busca sua efetivação através da produção de sentidos entre sujeitos/sujeitos e sujeitos/organização. Para isto, os conceitos de comunicação organizacional introduzem, neste texto, a sua reflexão, pelo olhar da complexidade, e com base no pressuposto relacional, para que estes sujeitos possam ser vistos em todas as (im)possibilidades de identificação com a organização. Palavras-chave: organização; cultura; simbolismo; imaginário; comunicação Cinara Moura - mouracinara@hotmail.com Helenice Carvalho - helecarvalho@gmail.com Mariana Oliveira - marianarrpp@gmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Redes sociais corporativas: a possibilidade de geração de conteúdo pelo consumidor no ambiente virtual [Artigo em PDF] Resumo : O artigo se propõe a discutir o advento das redes sociais corporativas no ambiente virtual e a possibilidade de geração de conteúdo pelos consumidores, considerando uma nova estratégia de comunicação organizacional e uma ampliação da atividade de Relações Públicas. Analisa a relação que tem se formado entre as organizações e seus públicos, a partir das interações sociais mediadas pelas redes online. Aborda uma questão do processo comunicacional bastante relevante na atualidade: a transformação dos receptores em também emissores, ou seja, a maneira como públicos, até então considerados receptores passivos, adquirem relevância na medida em que se tornam simultaneamente receptores e produtores/emissores de conteúdo. Traz como exemplo a rede social virtual My Starbucks Idea, da empresa de cafés Starbucks, que viabiliza as expressões dos clientes em relação à organização, através de uma gestão colaborativa da marca. Palavras-chave: Comunicação empresarial; Redes Sociais virtuais; Produção de conteúdo Claudia Nociolini Rebechi - nociolini@hotmail.com Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) As percepções de trabalhadores quanto ao seu mundo do trabalho [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo discute as relações entre comunicação e trabalho a partir do estudo das falas proferidas por trabalhadores em um projeto de memória empresarial de uma organização brasileira. Para tanto, apresenta reflexões sobre os conceitos de comunicação e trabalho, bem como se propõe a compor uma análise crítica de traços distintivos dos discursos enunciados pelos trabalhadores que revelam suas percepções e seus vínculos com o mundo do trabalho. Palavras-chave: comunicação; trabalho; Análise do Discurso Cláudia Peixoto de Moura (orientadora) Alina Oliveira de Souza - alina.souza@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos [Artigo em PDF] Resumo : O artigo tem como objetivo compreender a Comunicação Institucional e o processo de Relações Públicas em acervos existentes nas instituições do Rio Grande do Sul, caracterizando suas ações no sentido de fundamentar os relacionamentos. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos até o momento: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Técnica de Questionário. Observou-se crescimento na adoção dos programas de Documentação e Memória, porém, estes nem sempre são percebidos pela ótica comunicacional. Palavras-chave: Comunicação Institucional; Relações Públicas; Memória; Acervos Cláudia Regina Fonseca Lemos Cristiane Brum Bernardes - cris.brum@gmail.com Antonio Teixeira de Barros Cefor/ Câmara dos Deputados Programação e audiência de uma emissora legislativa: o caso da TV Câmara [Artigo em PDF] Resumo : Artigo que avalia o perfil da programação e dados sobre a audiência da TV Câmara, emissora mantida pela Câmara dos Deputados. Estudo elaborado com base em sondagem institucional realizada com os cidadãos que ligaram para o Serviço 0800 da Câmara dos Deputados no período de 19 de junho a 5 de agosto de 2009, por meio de questionário estruturado. Avalia-se o conhecimento dos telespectadores sobre a programação da emissora, bem como o índice de audiência das diferentes produções. Comparam-se as respostas do público com o tempo destinado a cada gênero de programação na grade da emissora. Tal comparação é feita com base no levantamento sobre o total semanal de horas que a TV Câmara destina a cada gênero: jornalismo, debates/entrevistas, documentários, programas culturais e plenário/comissões. Conclui-se que existe relativa coerência entre a oferta de conteúdos e a preferência do público. Palavras-chave: Câmara dos Deputados; comunicação pública; mídias Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora) Deivid Paz Cardoso – deivid.cardoso@acad.pucrs.br Larissa Lofrano Souza - larissa.lofrano@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador) Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2009 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual e às nomenclaturas adotadas pelas IES. Apresenta igualmente, uma análise preliminar desenvolvida em uma amostra de oito IES do Rio Grande do Sul considerando a usabalidade (TAHIR e NIELSEN, 2002) e a avaliação heurística (NIELSEN, 1994). Trata-se de um recorte do projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais das Instituições de Ensino Superior e que objetiva investigar sobre lugar da Ouvidoria ‘virtual’ em Instituições do Ensino Superior no Brasil, compreender as razões das IES em disponibilizar uma ‘ouvidoria’ virtual, e o seu entendimento do que venha a ser uma ‘ouvidoria’ virtual. Palavras-chave: ‘ouvidorias’ virtuais, Instituições de Educação Superiror, comunicação organizacional, usabilidade, acessibilidade Cristiane Brum Bernardes - cris.brum@gmail.com Antonio Teixeira de Barros Cláudia Regina Fonseca Lemos Cefor/ Câmara dos Deputados Programação e audiência de uma emissora legislativa: o caso da TV Câmara [Artigo em PDF] Resumo : Artigo que avalia o perfil da programação e dados sobre a audiência da TV Câmara, emissora mantida pela Câmara dos Deputados. Estudo elaborado com base em sondagem institucional realizada com os cidadãos que ligaram para o Serviço 0800 da Câmara dos Deputados no período de 19 de junho a 5 de agosto de 2009, por meio de questionário estruturado. Avalia-se o conhecimento dos telespectadores sobre a programação da emissora, bem como o índice de audiência das diferentes produções. Comparam-se as respostas do público com o tempo destinado a cada gênero de programação na grade da emissora. Tal comparação é feita com base no levantamento sobre o total semanal de horas que a TV Câmara destina a cada gênero: jornalismo, debates/entrevistas, documentários, programas culturais e plenário/comissões. Conclui-se que existe relativa coerência entre a oferta de conteúdos e a preferência do público. Palavras-chave: Câmara dos Deputados; comunicação pública; mídias |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |