Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [F]

Fábia Pereira Lima – fabialima@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo inscreve-se nas discussões epistemológicas sobre Relações Públicas e Comunicação Organizacional, lançando um olhar reflexivo sobre a conformação das organizações do terceiro setor como articuladoras de relações entre empresas e comunidades, na contemporaneidade. Trata-se de uma incursão preliminar pelo tema, que toma forma no projeto de pesquisa que pretendemos desenvolver no curso de doutorado ora iniciado. Ao invés de analisar as práticas de comunicação organizacional voltadas para o relacionamento com comunidades em si mesmas, o que se pretende é demonstrar como as interações engendradas por essas práticas podem constituir-se objeto de estudo em Relações Públicas e Comunicação Organizacional – e como a própria delimitação do objeto pode inaugurar novas perspectivas teóricas para as áreas.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Diálogo social; Epistemologia; Relações Públicas

Fabiana Regina Simões – fabi_simoes16@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Comunicação Institucional: um Estudo sobre sua Prática em uma Indústria Paranaense
[Artigo em PDF]

Resumo : Uma análise do processo de comunicação institucional em uma indústria paranaense, refletindo sua perspectiva prática, adquirida por meio de estudo de caso sob iniciativa do grupo do Projeto de Pesquisa GEFACESCOM (Grupo de Estudos Faces da Cultura e Comunicação Organizacional), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), somado a um completo embasamento teórico que permite alcançar fundamentações adequadas para o contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Institucional; Organização; Planejamento; Estratégias

Fabiana Regina Simões - fabi_simoes16@hotmail.com
Marlene Marchiori – marlenemarchiori@gmail.com
Regiane Regina Ribeiro - regianeribeiro@sercomtel.com.br
Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem
[Artigo em PDF]

Resumo : Comunicação e Discurso são hoje considerados estudos seminais no campo das organizações. Este artigo apresenta uma reflexão, tendo como base os autores Jian, Schmisseur e Fairhurst (2008) e Putnam (2008), que explora o cruzamento entre as duas disciplinas. Ao se apresentarem e discutirem os múltiplos significados vislumbra-se o desenvolvimento de pesquisas que possam ampliar o conhecimento no campo dos estudos do “pequeno d” (Fairhurst e Putnam, 2004 apud Marchiori, 2010), o qual considera o texto e a fala na interação social em contextos específicos. O olhar desloca-se para as práticas e os conteúdos geradores de sentido, nos quais a comunicação e o discurso são produzidos e apropriados. Este artigo amplia o debate sobre este relacionamento apresentando as relações e as distinções entre comunicação e discurso, ao explorar a profundidade desses campos.

Palavras-chave: comunicação; discurso; comunicação e discurso; comunicação organizacional

Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Regiane Regina Ribeiro
Marlene Marchiori – mmarchiori@uel.br
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com
Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br
Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH)
Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos.

Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso

Felipe Stamberg
Karla Maria Müller - kmmuller@orion.ufrgs.br
Vera Regina S. Gerzson - kmmuller@adufrgs.ufrgs.br
Gabriela Freitas
Michelle Fenslau - miche@brturbo.com.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009
[Artigo em PDF]

Resumo : A análise e avaliação dos processos de Relações Públicas governamentais apresentam-se como condição para o desenvolvimento e valorização da comunicação na esfera pública. Este paper apresenta e discute a avaliação do processo de Relações Públicas tendo como objeto de análise instrumentos utilizados para a produção do relatório de sete anos de experiência e atuação do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas (PROCAC – CANOAS). No período em que o projeto esteve em atividade, alunos, professores e assessores ad hoc envolveram-se na busca por comunicação e atendimento de excelência no setor público, enfatizando a observação, acompanhamento e monitoramento de diferentes âmbitos das ações de comunicação.

Palavras-chave: avaliação em relações públicas; processo de relações públicas; comunicação pública e governamental

Flávia Obara Kai – flavinhaobakai@gmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Marlene Marchiori (orientadora)

Um estudo sobre liderança e poder como face da cultura e comunicação de uma gráfica paranaense
[Artigo em PDF]

Resumo : Este estudo é resultado da análise e descrição dos processos de relacionamento estabelecidos em uma gráfica paranaense entre líderes e liderados. A liderança e o poder serão observados em uma perspectiva teórica relacionada com a prática exercida na empresa pesquisada durante o ano de 2009. É discutida como a relação entre poder, competência comunicacional e liderança refletem nos relacionamentos entre líderes e liderados dentro da empresa. O estudo foi possível por meio de entrevistas em profundidade com a gerência da Midiograf realizada pelo grupo de pesquisa GEFACESCOM da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados demonstram que a liderança, uma das faces da cultura e comunicação organizacional é essencial para a condução dos relacionamentos com funcionários sendo responsável pelo caráter do ambiente organizacional.

Palavras-chave: Liderança; poder; comunicação; cultura organizacional; relacionamentos

Franklin Torres – franklin.torres@vale.com
Kely Padilha – kely.padilha@vale.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Avaliação e Mensuração da Comunicação Organizacional: uma reflexão a partir dos Testes de Eficiência no Porto Norte da Vale.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre a avaliação e mensuração de resultados em comunicação organizacional e os desafios enfrentados pelos profissionais da área nesse sentido. Analisa também modelos teóricos de avaliação da comunicação no contexto das organizações, estabelecendo uma relação com o modelo intitulado Testes de Eficiência em Comunicação, utilizado pela Gerência de Comunicação Regional da Vale, no Maranhão (GAROV).

Palavras-chave: Mensuração de Resultados em Comunicação; Testes de Eficiência da Comunicação na Vale; Comunicação Organizacional

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0