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Laís Cardozo Bueno – lais.bueno@usp.br Universidade de Santo Amaro (Unisa) Carolina Frazon Terra (orientadora) Eiko Enoki (orientadora) Twitter e as Redes Sociais On-line: um estudo do caso Twitter [Artigo em PDF] Resumo : A cada dia, novas mídias têm se somado às atividades da comunicação social e organizacional. A significativa adesão dos usuários às mais diversas redes sociais on-line fazem destas um campo fértil para consumidores que Querem se expressar e para as organizações que se preocupam com sua reputação. É neste ínterim que o profissional de relações públicas ganha um importante espaço para as práticas da comunicação organizacional: as mídias sociais on-line. Selecionamos deste universo um dos mais impactantes fenômenos on-line da atualidade, o microblog Twitter, e sobre este desenvolvemos um estudo que visa explorá-lo na qualidade de ferramenta estratégica para as atividades de relações públicas digitais. Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, os resultados do trabalho de conclusão de curso de mesmo título desenvolvido com embasamento teórico, sondagem e estudos de caso. Palavras-chave: relações públicas; redes sociais on-line; Twitter Larissa Lofrano Souza - larissa.lofrano@acad.pucrs.br Deivid Paz Cardoso – deivid.cardoso@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora) Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador) Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior. [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2009 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual e às nomenclaturas adotadas pelas IES. Apresenta igualmente, uma análise preliminar desenvolvida em uma amostra de oito IES do Rio Grande do Sul considerando a usabalidade (TAHIR e NIELSEN, 2002) e a avaliação heurística (NIELSEN, 1994). Trata-se de um recorte do projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais das Instituições de Ensino Superior e que objetiva investigar sobre lugar da Ouvidoria ‘virtual’ em Instituições do Ensino Superior no Brasil, compreender as razões das IES em disponibilizar uma ‘ouvidoria’ virtual, e o seu entendimento do que venha a ser uma ‘ouvidoria’ virtual. Palavras-chave: ‘ouvidorias’ virtuais, Instituições de Educação Superiror, comunicação organizacional, usabilidade, acessibilidade Lauro d’Avila – laurodavila@msn.com Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) A Gestão dos Processos de Comunicação e Relacionamentos Organizacionais [Artigo em PDF] Resumo : O artigo tem como objetivo constatar e comentar a universalidade das organizações na sociedade contemporânea e a processualidade que nelas se faz presente. A partir de determinado foco foram escolhidos três processos considerados estratégicos para a concretização dos objetivos organizacionais, a saber: o processo administrativo, comunicacional e de relacionamento. Como conclusão se propõe que seja reconhecida a necessidade de uma gestão profissional sob a responsabilidade de quem reúna competências e saberes integrados e complementares, que qualifiquem as decisões frente ao desafio que tal complexidade organizacional determina, sob pena de que se deixados ao acaso os processos referidos produzam resultados indesejados, com prejuízos à comunicação e a perda de legitimidade das organizações. Palavras-chave: organização; processo; eficiência; eficácia; efetividade; resultado esperado Lidiane Amorim – lidyamorim@gmail.com ASCOMK/RS Sementes híbridas em campos abertos: identidades, organizações e comunicação. [Artigo em PDF] Resumo : Refletir sobre as identidades no campo complexo das organizações contemporâneas requer um olhar sobre o “fato humano”, aberto à pluralidade, ao híbrido, às incertezas. Um olhar necessário quando admitimos os sujeitos como força motriz das organizações e a comunicação como área meio, adubo essencial neste campo complexo de sementes híbridas. O presente texto é uma tessitura entre as dimensões de identidade, organização e comunicação. Não há resultados e conclusões, posto que não se trata de uma pesquisa empírica. A intenção é semear reflexões e proporcionar um diálogo que nos leve a (re) pensar o campo, as sementes e a própria comunicação inserida neste contexto. Palavras-chave: comunicação, complexidade, identidades e organizações |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |