Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Índice de autor [V]

Valéria de Fátima Raymundo - vraymundo@gmail.com
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Os paradoxos nas interações comunicacionais em centrais de relacionamento sob viés de líderes de equipes
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo é uma das discussões que faço na minha tese de doutorado sobre interações comunicacionais mediadas pelas tecnologias de comunicação nas equipes de trabalho de duas organizações, uma de capital misto e outra privada. O estudo apresenta as percepções das lideranças formais das equipes das Centrais de Relacionamento dessas organizações sobre as categorias participação, autonomia, diálogo, flexibilidade e tecnologias de comunicação, tendo em vista o imbricamento entre elas e a mediação dos suportes tecnológicos nas interações comunicacionais concernentes a este grupo de trabalhadores.

Palavras-chave: Autonomia; Participação;Diálogo;Flexibilidade e Novas Mídias

Vanessa Nascimento Schleder
Angela Lovato Dellazzana - angela.lovato@terra.com.br
Centro Universitário Franciscano
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Thaís Steffenello Ghisleni
Centro Universitário Franciscano

Comunicação organizacional virtual: o uso de redes sociais pelos cursos de comunicação social
[Artigo em PDF]

Resumo : As redes sociais estão modificando as formas de comunicação e sociabilidade das organizações. O uso das redes faz emergir novas formas de interação e relações pessoais, reduzindo a noção de distância e tempo. Em contrapartida, esse aumento das possibilidades de interação e relações pessoais potencializa o caráter efêmero da comuncação, problematizando o trabalho dos profissionais desta área nas organizações. Com a acelerada evolução tecnológica e a constante instabilidade econômica mundial, as empresas, assim como as pessoas, buscam estar, a todo o momento, em contato com as demais. Portanto, buscando refletir sobre o uso das redes sociais pelas organizações, o presente trabalho faz um estudo da inserção dos cursos de Comunicação Social do Brasil em redes sociais: Orkut e Twitter.

Palavras-chave: redes sociais; universidades; comunicação organizacional

Vera Elisabeth Damasceno Corrêa - veracorrea@terra.com.br
Faculdades Integradas de Taquaral (FACCAT)

A comunicação dirigida como estratégia para disseminar a cultura e a identidade organizacional no contexto das redes de cooperação empresarial
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação dirigida como estratégia para disseminar a cultura e a identidade organizacional no contexto das redes de cooperação empresarial, a partir da pesquisa realizada pela autora para sua dissertação de mestrado, defendida em maio de 2009, junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação – PPGCOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: comunicação organizacional, comunicação dirigida, cultura e identidade organizacional

Vera Regina S. Gerzson - kmmuller@adufrgs.ufrgs.br
Karla Maria Müller - kmmuller@orion.ufrgs.br
Felipe Stamberg
Gabriela Freitas
Michelle Fenslau - miche@brturbo.com.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009
[Artigo em PDF]

Resumo : A análise e avaliação dos processos de Relações Públicas governamentais apresentam-se como condição para o desenvolvimento e valorização da comunicação na esfera pública. Este paper apresenta e discute a avaliação do processo de Relações Públicas tendo como objeto de análise instrumentos utilizados para a produção do relatório de sete anos de experiência e atuação do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas (PROCAC – CANOAS). No período em que o projeto esteve em atividade, alunos, professores e assessores ad hoc envolveram-se na busca por comunicação e atendimento de excelência no setor público, enfati¬zando a observação, acompanhamento e monitoramento de diferentes âmbitos das ações de comunicação.

Palavras-chave: avaliação em relações públicas; processo de relações públicas; comunicação pública e governamental

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0