Índice de Autor
A | B | C | D | E F | G | H | I | J K | L | M | N | O P | Q | R | S | T U | V | X | W | Z
Índice de autor [D]
Daniela Osvald Ramos - dosvald@gmail.com Faculdade Cásper Líbero Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP) A Implantação de um Projeto de Gestão de Comunicação e Conteúdo Digital na Faculdade Cásper Líbero [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo relata a implantação de um novo projeto digital, mais especificamente a mudança do antigo site da Faculdade Cásper Líbero para um portal, com planejamento editorial, sistema de publicação de conteúdo digital automatizado e design novos. O processo revela algumas especificidades de perfis de profissionais envolvidos, especialmente o gerente de projetos e o gestor de conteúdo digital que é, no caso, um jornalista. Assim, pretendemos lançar algumas conclusões parciais de um processo empírico de uma pesquisa aplicada para uma área recente, chamada de comunicação corporativa digital. Palavras-chave: Faculdade Cásper Líbero; gestão; gerente de projetos; internet; conteúdos digitais Deivid Paz Cardoso – deivid.cardoso@acad.pucrs.br Larissa Lofrano Souza - larissa.lofrano@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora) Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador) Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior. [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2009 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual e às nomenclaturas adotadas pelas IES. Apresenta igualmente, uma análise preliminar desenvolvida em uma amostra de oito IES do Rio Grande do Sul considerando a usabalidade (TAHIR e NIELSEN, 2002) e a avaliação heurística (NIELSEN, 1994). Trata-se de um recorte do projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais das Instituições de Ensino Superior e que objetiva investigar sobre lugar da Ouvidoria ‘virtual’ em Instituições do Ensino Superior no Brasil, compreender as razões das IES em disponibilizar uma ‘ouvidoria’ virtual, e o seu entendimento do que venha a ser uma ‘ouvidoria’ virtual. Palavras-chave: ‘ouvidorias’ virtuais, Instituições de Educação Superiror, comunicação organizacional, usabilidade, acessibilidade Delcia Maria de Mattos Vidal – delciavi@unb.br Universidade de Brasília (UnB) Além do interesse privado: a divulgação do que as organizações fazem pelo social é informação de interesse público [Artigo em PDF] Resumo : As ações sociais das empresas, mesmo sendo de interesse público, nem sempre recebem o devido espaço nos noticiários. Com o objetivo de proporcionar subsídios para maior receptividade por parte da imprensa quanto à noticiabilidade dos projetos sociais realizados pela iniciativa privada, neste estudo é apresentada a visão dos jornalistas e das empresas em relação a tornar público o que é realizado na área social. O trabalho parte da premissa de que divulgação do que as organizações fazem pelo social está além do interesse privado, sendo essas informações indispensáveis para promover o desenvolvimento humano e social dos cidadãos. Completam esse estudo conceitos de notícia de interesse público. Palavras-chave: ações sociais; cidadania; divulgação; interesse público Diego Wander Santos da Silva – diego.wander@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ASCOMK/RS Auditoria e Perícia: A contribuição da ‘Ouvidoria’ virtual para a avaliação da Comunicação Organizacional [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta uma abordagem preliminar sobre a temática da auditoria e da perícia da comunicação organizacional e, especificadamente, sobre a utilização de dados oriundos de diferentes possibilidades de ‘ouvidorias’ virtuais nesses processos. ‘Ouvidorias’ virtuais são compreendidas como modalidades comunicacionais descritas pelas nomenclaturas Fale Conosco, Contato e Ouvidoria, dentre outras, comumente encontradas em sites e portais, principalmente a partir da ascensão da comunicação digital/virtual. Acredita-se que se configuram comos fontes seguras e consistentes para a avaliação da comunicação organizacional e, com isso, sua utilização efetiva e sistemática pode implicar na qualificação de auditorias e perícias. Palavras-chave: comunicação organizacional, auditoria, perícia, ‘ouvidoria’ virtual Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador) Deivid Paz Cardoso – deivid.cardoso@acad.pucrs.br Larissa Lofrano Souza - larissa.lofrano@acad.pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora) Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior. [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2009 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual e às nomenclaturas adotadas pelas IES. Apresenta igualmente, uma análise preliminar desenvolvida em uma amostra de oito IES do Rio Grande do Sul considerando a usabalidade (TAHIR e NIELSEN, 2002) e a avaliação heurística (NIELSEN, 1994). Trata-se de um recorte do projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais das Instituições de Ensino Superior e que objetiva investigar sobre lugar da Ouvidoria ‘virtual’ em Instituições do Ensino Superior no Brasil, compreender as razões das IES em disponibilizar uma ‘ouvidoria’ virtual, e o seu entendimento do que venha a ser uma ‘ouvidoria’ virtual. Palavras-chave: ‘ouvidorias’ virtuais, Instituições de Educação Superior, comunicação organizacional, usabilidade, acessibilidade |
|
![]() |
ISBN: 978-85-7205-076-0 |