Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Trabalhos GT1

Fábia Pereira Lima – fabialima@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Perspectivas conceituais em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, a partir da análise da relação entre empresas, comunidades e organizações do terceiro setor
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo inscreve-se nas discussões epistemológicas sobre Relações Públicas e Comunicação Organizacional, lançando um olhar reflexivo sobre a conformação das organizações do terceiro setor como articuladoras de relações entre empresas e comunidades, na contemporaneidade. Trata-se de uma incursão preliminar pelo tema, que toma forma no projeto de pesquisa que pretendemos desenvolver no curso de doutorado ora iniciado. Ao invés de analisar as práticas de comunicação organizacional voltadas para o relacionamento com comunidades em si mesmas, o que se pretende é demonstrar como as interações engendradas por essas práticas podem constituir-se objeto de estudo em Relações Públicas e Comunicação Organizacional – e como a própria delimitação do objeto pode inaugurar novas perspectivas teóricas para as áreas.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Diálogo social; Epistemologia; Relações Públicas

Adelina Martins de La Fuente – demartinsfuente@yahoo.com.br
Carine Fonseca Caetano de Paula – cacacaetano@bol.com.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

O processo social de midiatização: efeitos para a comunicação no contexto organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo tem como proposta apresentar, primeiramente, a relação histórica entre mídia e sociedade, para então compreender como as organizações se inserem nos processos midiáticos e instauram interações sociais, por meio das mediações entre as instâncias de produção, circulação e recepção e o modo de operar de cada uma dessas instâncias. Essa abordagem nos remete para o entendimento do processo de midiatização que acometeu nossa sociedade, tendo a mídia não só como instrumento de transmissão e divulgação de informações e produtos midiáticos, mas como o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, materiais e imateriais, lugar mesmo de interações, responsável por conferir visibilidade aos (e instaurar relações entre) interlocutores do processo comunicativo.

Palavras-chave: midiatização; interações; comunicação no contexto organizacional

Zilda Aparecida Freitas de Andrade – zilda@uel.br
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Sidinéia Gomes Freitas – sidalogo@gmail.com
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP)

Ética Organizacional e Relacionamentos: resultados de um estudo exploratório
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória envolvendo o tema ética organizacional com análise de pressupostos definidos em tese de doutoramento intitulada “Gestão da ética nas organizações: possibilidades aos profissionais de relações públicas e comunicação organizacional”. Os dados foram colhidos por meio de entrevista, com gestores de seis organizações selecionadas, acrescidos de informes obtidos junto a um consultor de ética empresarial e uma diretora de agência de comunicação. O estudo conclui que há espaço para os profissionais de relações públicas e comunicação organizacional, espaço este que, embora ainda precise ser conquistado, mostra-se como uma evidência muito concreta.

Palavras-chave: Ética Organizacional; Relações Públicas; Relacionamentos; Comunicação Organizacional; Diálogo

Karina Valarezo González – kpvalarezo@gmail.com
Universidad Técnica Particular de Loja – Equador

Relaciones Públicas: estrategias de comunicación socialmente responsable
[Artigo em PDF]

Resumo : La Responsabilidad Social permite a las organizaciones poner en práctica su compromiso ético junto a sus stakeholders y con la sociedad al solventar sus demandas y aportar con soluciones viables que contribuyan al desarrollo sostenible. Implementar y sostener una gestión organizacional socialmente responsable es imposible sin estrategias de comunicación planificadas por los relacionistas públicos con el objetivo de consolidar a la RS como valor transversal, incorporarla a la identidad corporativa y lograr proyección externa tanto en su cadena de valor como en la sociedad. De por medio debe existir una política de retroalimentación con el entorno que tienda canales fluidos que permitan identificar cuáles son las necesidades del entorno, las expectativas de sus stakeholders y de la opinión pública en general respecto a la organización.

Palavras-chave: Responsabilidad Social, desarrollo sostenible, comunicación, identidad, reputación

Ricardo Caribe Cavalcante – ricardo@tabuasdaponte.com.br
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Comunicação e realidade: sociologia do conhecimento à comunicação organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : Os conceitos de realidade e de conhecimento, tomados de empréstimo da sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann (2008), são utilizados aqui como ponto de partida para reflexões sobre a comunicação organizacional e os desafios de sua gestão. A partir do desafio da construção social da realidade e da consideração das diversas formas de conhecimento como determinantes da ação social, o ensaio põe em discussão a noção de realidade social predominante nos campos teórico e prático da comunicação organizacional e das Relações Públicas.

Palavras-chave: Comunicação organizacional; realidade; conhecimento; cotidiano.

Manoella Neves – manoellaneves@hotmail.com
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Para (Re) pensar as Relações Públicas na Contemporaneidade
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo apresenta-se como um ensaio acadêmico que se propõe a abordar inicialmente sobre constituição do campo das Relações Públicas na sociedade contemporânea, dada a experiência democrática no Brasil dos últimos anos e a configuração das Relações Públicas como área acadêmica, recebendo contribuição da vertente da Comunicação Organizacional ajudando-a a delinear mais claramente seus limites e efeitos. Por fim, para ilustrar, é relatada a experiência de democracia direta na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-2004), evidenciando-a como indicador de reflexão para um entendimento de uma configuração mais contemporânea de relações públicas a partir do setor público.

Palavras-chave: Relações Públicas – Contemporaneidade – Experiência Democrática

Lauro d’Avila – laurodavila@msn.com
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

A Gestão dos Processos de Comunicação e Relacionamentos Organizacionais
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo tem como objetivo constatar e comentar a universalidade das organizações na sociedade contemporânea e a processualidade que nelas se faz presente. A partir de determinado foco foram escolhidos três processos considerados estratégicos para a concretização dos objetivos organizacionais, a saber: o processo administrativo, comunicacional e de relacionamento. Como conclusão se propõe que seja reconhecida a necessidade de uma gestão profissional sob a responsabilidade de quem reúna competências e saberes integrados e complementares, que qualifiquem as decisões frente ao desafio que tal complexidade organizacional determina, sob pena de que se deixados ao acaso os processos referidos produzam resultados indesejados, com prejuízos à comunicação e a perda de legitimidade das organizações.

Palavras-chave: organização; processo; eficiência; eficácia; efetividade; resultado esperado

Adeliza Rodríguez Soto – adelizaupr@gmail.com
Escuela de Comunicación - Recinto de Río Piedras, Universidad de Puerto Rico

Historia de la profesionalización de las Relaciones Públicas en Puerto Rico: 1970 -2000
[Artigo em PDF]

Resumo : Este estudio cualitativo documentó, en función de dos ejes, la profesionalización de las Relaciones Públicas que se advirtió en Puerto Rico en los últimos 30 años del Siglo XX. Por un lado, se estableció en 1970 la organización gremial y por otro, desde 1972 se empezaron a implantar programas académicos universitarios con cursos de Relaciones Públicas. Mediante entrevistas en profundidad se demostró que desde el Gremio y la Academia, se laboraron las bases profesionales, éticas y académicas de esta práctica, pero no existe un plan estructurado para ambos nutrirse. El 80% de los entrevistados favoreció la regulación de la práctica, criterio considerado por los sociólogos de las profesiones como indispensable en toda profesión. Se concluyó que existía una excelente disposición para enfrentar ese desafío, que se debatía entonces en la Isla, y lograr regular su práctica.

Palavras-chave: Relaciones Públicas; Profesionalización; Historia en Puerto Rico

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0