Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Trabalhos GT2

Marlene Branca Sólio – brancasolio@gmail.com
Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Comunicação e psicanálise em uma abordagem complexa sobre as organizações e seus sujeitos
[Artigo em PDF]

Resumo : Este trabalho é uma síntese de tese defendida junto ao PPGCOM/PUCRS, com a qual buscamos evidenciar que as relações entre capital e trabalho se dão na instância da subjetividade e são mais complexas do que podem, num primeiro momento, aparentar, exigindo que as Organizações desenvolvam uma “escuta” na direção de seus Sujeitos. Entendemos que as Organizações precisam perceber sua relação com os empregados como algo complexo e que se alimenta recursivamente da própria qualidade, o que exige espaço para a transformação, ao contrário do que encontramos, ou seja, uma relação, linear e estática.

Palavras-chave: Organização; Comunicação; Sujeito; Complexidade; Psicanálise

Marchiori – marlenemarchiori@gmail.com
Regiane Regina Ribeiro - regianeribeiro@sercomtel.com.br
Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com
Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Comunicação e Discurso: Construtos que se Relacionam e se Distinguem
[Artigo em PDF]

Resumo : Comunicação e Discurso são hoje considerados estudos seminais no campo das organizações. Este artigo apresenta uma reflexão, tendo como base os autores Jian, Schmisseur e Fairhurst (2008) e Putnam (2008), que explora o cruzamento entre as duas disciplinas. Ao se apresentarem e discutirem os múltiplos significados vislumbra-se o desenvolvimento de pesquisas que possam ampliar o conhecimento no campo dos estudos do “pequeno d” (Fairhurst e Putnam, 2004 apud Marchiori, 2010), o qual considera o texto e a fala na interação social em contextos específicos. O olhar desloca-se para as práticas e os conteúdos geradores de sentido, nos quais a comunicação e o discurso são produzidos e apropriados. Este artigo amplia o debate sobre este relacionamento apresentando as relações e as distinções entre comunicação e discurso, ao explorar a profundidade desses campos.

Palavras-chave: comunicação; discurso; comunicação e discurso; comunicação organizacional

Ivone de Lourdes Oliveira – ivone@pucminas.br
Maria Aparecida de Paula – mcida.paula@pucminas.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Para além das idéias e planos: processos e estratégias de comunicação.
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo situa e analisa diferenças conceituais sobre processos e estratégias de comunicação no contexto das organizações. Sem perder de vista a premissa da comunicação como processo inerente e constitutivo das organizações, considera os processos comunicacionais intencionais, orientadas por estratégias da organização e dos grupos com os quais interage. Parte do conceito de processo como conjunto dinâmico de ações interdependentes e em constante atualização, e de estratégia como orientação intencional e articulada de ações, que direcionam processos numa determinada realidade. Toma como referência a concepção de estratégia como prática, que enfatiza a construção de significados das estratégias organizacionais a partir de interações permanentes.

Palavras-chave: Comunicação; processo; estratégias; estratégia como prática social

Lidiane Amorim – lidyamorim@gmail.com
ASCOMK/RS

Sementes híbridas em campos abertos: identidades, organizações e comunicação.
[Artigo em PDF]

Resumo : Refletir sobre as identidades no campo complexo das organizações contemporâneas requer um olhar sobre o “fato humano”, aberto à pluralidade, ao híbrido, às incertezas. Um olhar necessário quando admitimos os sujeitos como força motriz das organizações e a comunicação como área meio, adubo essencial neste campo complexo de sementes híbridas. O presente texto é uma tessitura entre as dimensões de identidade, organização e comunicação. Não há resultados e conclusões, posto que não se trata de uma pesquisa empírica. A intenção é semear reflexões e proporcionar um diálogo que nos leve a (re) pensar o campo, as sementes e a própria comunicação inserida neste contexto.

Palavras-chave: comunicação, complexidade, identidades e organizações

Caroline Delevati Colpo – carolcolpo@bol.com.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Universidade FEEVALE

Organização: um “lugar” de cultura, simbolismo e imaginário constituído pela comunicação.
[Artigo em PDF]

Resumo : Esta reflexão busca trazer alguns conceitos para o entendimento do sujeito no contexto das organizações. Descarta-se, para tanto, a visão de sujeito objeto entendido como recurso e parte-se para uma visão antropológica de sujeito ator do contexto organizacional. Aborda-se a possibilidade de atuação dos diferentes sujeitos, em busca do seu “lugar” organizacional implicado em um contexto com várias possibilidades de simbolismos, culturas e imaginários, tanto carregada pelos sujeitos, como pelas organizações. Este contexto busca sua efetivação através da produção de sentidos entre sujeitos/sujeitos e sujeitos/organização. Para isto, os conceitos de comunicação organizacional introduzem, neste texto, a sua reflexão, pelo olhar da complexidade, e com base no pressuposto relacional, para que estes sujeitos possam ser vistos em todas as (im)possibilidades de identificação com a organização.

Palavras-chave: organização; cultura; simbolismo; imaginário; comunicação

Tassiara Baldissera Camatti – tbcamatt@ucs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Universidade de Caxias do Sul (UCS)

A Comunicação Organizacional na Era da Complexidade
[Artigo em PDF]

Resumo : A partir do entendimento de que a comunicação organizacional fundamenta-se na relação e interação existente entre indivíduos e organizações, e compreendendo o contexto complexo, ágil e mutável com o qual nos deparamos atualmente, propõe-se este artigo. Nesse sentido, busca-se pesquisar e compreender a função e ação da comunicação, assim como suas contribuições, para que o processo de mudança aconteça e torne-se momento de evolução do conhecimento organizacional.

Palavras-chave: Complexidade; Comunicação; Conhecimento; Identidade; Organização

Eugenia Mariano da Rocha Barichello - eugeniabarichello@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O Processo de Legitimação das Organizações na Cultura da Convergência
[Artigo em PDF]

Resumo : Este texto propõe uma reflexão a respeito do processo de legitimação das organizações diante das novas possibilidades sociotécnicas proporcionadas pelas redes sociais digitais e pela convergência entre os diferentes suportes midiáticos. Com tal propósito está subdividido em três partes: a gênese dos processos de legitimação e identificação; o contexto do processo de midiatização; e as novas possibilidades de interação e vinculação social na cultura da convergência.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Legitimação; Redes Sociais Digitais; Cultura da Convergência

Diego Wander Santos da Silva – diego.wander@acad.pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
ASCOMK/RS

Auditoria e Perícia: A contribuição da ‘Ouvidoria’ virtual para a avaliação da Comunicação Organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo apresenta uma abordagem preliminar sobre a temática da auditoria e da perícia da comunicação organizacional e, especificadamente, sobre a utilização de dados oriundos de diferentes possibilidades de ‘ouvidorias’ virtuais nesses processos. ‘Ouvidorias’ virtuais são compreendidas como modalidades comunicacionais descritas pelas nomenclaturas Fale Conosco, Contato e Ouvidoria, dentre outras, comumente encontradas em sites e portais, principalmente a partir da ascensão da comunicação digital/virtual. Acredita-se que se configuram comos fontes seguras e consistentes para a avaliação da comunicação organizacional e, com isso, sua utilização efetiva e sistemática pode implicar na qualificação de auditorias e perícias.

Palavras-chave: comunicação organizacional, auditoria, perícia, ‘ouvidoria’ virtual

Basilio Alberto Sartor – basiliosartor@hotmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Narcisismo e espetáculo na comunicação organizacional: o papel mediador da assessoria de imprensa
[Artigo em PDF]

Resumo : A organização, neste trabalho compreendida como sistema complexo (MORIN, 2001), tende a assumir, no atual contexto, características narcisistas (FREITAS, 1999) e espetaculares (WOOD, 2001). Nesse sentido, realiza disputas por visibilidade para acionar processos identificatórios e construir imagem-conceito (BALDISSERA, 2009). Desde essa perspectiva, o texto propõe reflexão teórica sobre a atividade de assessoria de imprensa como estratégia de comunicação organizacional. Analisa e discute o papel mediador da atividade frente às tensões, negociações e recursividades que se apresentam nas relações entre as organizações e a mídia jornalística na contemporaneidade.

Palavras-chave: Complexidade; organizações; comunicação organizacional; assessoria de imprensa

Patrícia M. Pérsigo – patriciapersigo@gmail.com
Maria Ivete Trevisan Fossá - fossa@terra.com.br
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Comunicação Organizacional e Crises: questionando políticas e revendo perspectivas.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo visa discutir as transformações que ocorrem nos processos de comunicação organizacional em situações de crise, questionando a relação que se estabelece entre a organização e a instância midiática. Observamos uma mudança no contexto social, este cada vez mais moldado, além da lógica do consumo, também pela lógica da mídia. Nesse cenário questionamos as políticas de posicionamento adotadas pelas organizações frente à instância midiática, seja a política de portas abertas, seja o appropriate openness. Entendemos que estas devem estar embasadas em valores como credibilidade, ética e respeito para com os atores envolvidos. Da mesma forma que, gerir uma crise demanda posturas orientadas pela ética e comprometidas com o esclarecimento da opinião pública.

Palavras-chave: crises organizacionais; comunicação organizacional; política de portas abertas; appropriate openness; instância midiática

Márcia Pillon Christofoli – marciapillon@yahoo.com.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Como organizar e / ou transformar as organizações?
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo propõe uma discussão da comunicação no contexto das organizações. Sob a perspectiva de Morin (2001), que aborda a complexidade das organizações; de Wood Jr. (2001), e seu conceito de organizações espetaculares; e de Wolton (2006), que explora a incomunicação, destacamos alguns aspectos a serem analisados quando falamos em organizar e / ou transformar as organizações. As reflexões aqui elaboradas se originam no contexto de uma agência de publicidade, mas podem servir como referência para outros contextos. Pode ser que este seja o momento de enfrentarmos mudanças de diferentes naturezas (estruturais, de departamento, de relações entre funcionários, gerentes e gestores), por entendermos que a publicidade acompanhou a evolução de novas mídias e novas tecnologias. Entretanto, tal evolução se projeta nas relações humanas?

Palavras-chave: Organizações espetaculares; incomunicação; complexidade

Andréia Arruda Barbosa – andreiaarruda03@hotmail.com
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

O Lugar da Memória Institucional nas Organizações Complexas
[Artigo em PDF]

Resumo : As implicações do mundo pós-moderno estão repercutindo no ambiente organizacional, cada vez mais (inter) dependente às variações e alterações no relacionamento com os públicos. Esta complexa realidade de relações sociais e valores efêmeros evidencia a necessidade de um (re) pensar sobre práticas de comunicação que ressaltem os elementos não transitórios da Identidade Organizacional, estimulando o senso de pertencimento e a partilha de significados. Este estudo busca apresentar a Memória Institucional como uma possibilidade de Comunicação Organizacional para lugarizar os sujeitos e uma alternativa para a compreensão dos aspectos diálogicos da trajetória das organizações.

Palavras-chave: Memória Institucional; Complexidade; Identidade; Comunicação Organizacional

Rosângela Florczak – roflorczak@gmail.com
ASCOMK/RS

O lugar da comunicação na gestão educacional: dimensões possíveis
[Artigo em PDF]

Resumo : Ao incluir-se como parte efetiva da gestão de uma organização educacional, a comunicação pode contribuir em diferentes dimensões. Tendo o diálogo e a mediação como princípios metodológicos de intervenção, o saber da comunicação transcende a dimensão instrumental, agindo também no espaço pedagógico, no âmbito administrativo e na dimensão da sustentabilidade / viabilidade do sistema de ensino, escola de educação básica ou instituição de ensino superior. A partir de um estudo de caso, o presente artigo dialoga sobre o lugar da comunicação nas organizações educacionais. Considerando a sociedade aberta (WOLTON, 2006), na qual as incertezas sobrepõem as verdades definitivas da modernidade, a escola encontra-se em verdadeiro turbilhão de mudanças. Mais do que nunca, a comunicação precisa superar-se para contribuir efetivamente na busca do diálogo e da construção de sentido para as mudanças necessárias.

Palavras-chave: comunicação organizacional; comunicação e educação; organização educacional; gestão educacional

Ana Carine García Montero – ana.montero@comunica.ufsc.br
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Sistema de Comunicação Educativa Organizacional – uma ferramenta conceitual para ser usada na gestão da comunicação interna de organizações públicas.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este ensaio apresenta o Sistema de Comunicação Educativa Organizacional (SCEO), ferramenta conceitual para ser usada na gestão da comunicação interna em organizações públicas. O SCEO foi criado para servir de método de intervenção nos processos de cultura organizacional no intuito de propiciar um ambiente de aprendizagem continua na organização. Este ensaio propõe-se a contribuir com as reflexões sobre o papel da comunicação interna na gestão de excelência do serviço público, especificamente, das universidades federais. O SCEO resulta de estudos que estão sendo desenvolvidos na Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa da Agencia de Comunicação da UFSC, com o propósito de ‘desenvolver competências em comunicação educativa organizacional’ na instituição.

Palavras-chave: Comunicação pública; Comunicação Educativa Organizacional; Gestão Pública de excelência.

Ana Regina Rêgo – ana.rani@uol.com.br
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O crescente valor da Reputação Corporativa no ambiente mercadológico
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta o conceito de RC- Reputação Corporativa, seus componentes, linhas e ferramentas de gestão e valoração da mesma no mundo empresarial, considerando o crescente interesse sobre o tema na academia, e, sobretudo, a importância adquirida pela RC no ambiente corporativo. É um artigo científico de caráter teórico-contextual realizado a partir de pesquisa bibliográfica. O intuito é fornecer subsídios para o fomento do debate em torno dos rumos que a RC vem tomando no mercado.

Palavras-chave: Reputação Corporativa; Gestão; Valor

Anabela Mateus – ana.mateus@netcabo.pt
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP)
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e CEL/UTAD – Portugal

Fusões empresariais e Comunicação Interna: uma estratégia a planejar
[Artigo em PDF]

Resumo : Com base numa perspectiva analítica sistêmica, onde ressaltam os conceitos de comunicação, cultura e clima empresarial, utilizamos metodologia qualitativa e realizamos estudo comparativo, com entrevistas abertas semi-estruturadas, em dois grupos de empresas submetidas a processos de fusão em Portugal. O processo foi consequência de medida resultante de Nacionalizações derivada da Revolução que instituiu Democracia no país. Analisamos resultados na comunicação interna e no clima empresarial gerado com mudanças provocadas pelas fusões de 1980, na atividade seguradora. O principal fator que distingue os grupos está nos momentos da mudança: num, o processo é imediato, instantâneo; no outro, longitudional, por fases, planejado ao longo de três anos permitindo a preparação da fusão. Como resultados: a confusão inicialmente percebida nos processos de fusão encontra-se principalmente na nova empresa que não realiza planejamento para a nova constituição; o processo traduz-se bem mais facilitado na que programou três anos de adaptação.

Palavras-chave: Comunicação interna. Fusões empresariais; planejamento

Franklin Torres – franklin.torres@vale.com
Kely Padilha – kely.padilha@vale.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Avaliação e Mensuração da Comunicação Organizacional: uma reflexão a partir dos Testes de Eficiência no Porto Norte da Vale.
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo apresenta reflexões sobre a avaliação e mensuração de resultados em comunicação organizacional e os desafios enfrentados pelos profissionais da área nesse sentido. Analisa também modelos teóricos de avaliação da comunicação no contexto das organizações, estabelecendo uma relação com o modelo intitulado Testes de Eficiência em Comunicação, utilizado pela Gerência de Comunicação Regional da Vale, no Maranhão (GAROV).

Palavras-chave: Mensuração de Resultados em Comunicação; Testes de Eficiência da Comunicação na Vale; Comunicação Organizacional

Eduardo Mauro Fernandes de Barros – eduardo.mauro@vale.com
Talita de Almeida Santos – talita.santos@vale.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG)

Comunicação como suporte em processos de mudança organizacional: - uma experiência da Estrada de Ferro Vitória a Minas/Vale
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo tem como objetivo compreender o papel da comunicação em processos de mudança organizacional. Tendo como base em uma reflexão teórica sobre o tema e a análise de uma situação de mudança vivenciada na Estrada de Ferro Vitória a Minas, da Vale, pretende-se refletir sobre os desafios comunicacionais na condução de um processo de mudança, numa perspectiva relacional da comunicação.

Palavras-chave: Comunicação e mudança organizacional; comunicação organizacional; mudança organizacional

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0