Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Trabalhos GT3

Enoí Dagô Liedke - enoidago@ua.pt
Universidades do Porto e de Aveiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

As tecnologias de informação e comunicação e o público essencial – tendências detectadas
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente paper tem como objetivo apresentar uma revisão do estado da arte referente aos estudos que relacionam as novas tecnologias da informação e comunicação com o público essencial das organizações. O artigo busca demonstrar as tendências detectadas em relação a esses estudos. Sua realização serve de sustentáculo para o conhecimento da área permitindo estabelecer lacunas para futuros estudos. Devido as suas características o estudo não é conclusivo, pelo contrário, através desse estudo pode-se estabelecer campos ainda não explorados e consequentemente o interesse por novos estudos que analisem os usos e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação no campo da Comunicação Organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Público essencial; Tecnologias de Informação e Comunicação

Daniela Osvald Ramos - dosvald@gmail.com
Faculdade Cásper Líbero
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP)

A Implantação de um Projeto de Gestão de Comunicação e Conteúdo Digital na Faculdade Cásper Líbero
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo relata a implantação de um novo projeto digital, mais especificamente a mudança do antigo site da Faculdade Cásper Líbero para um portal, com planejamento editorial, sistema de publicação de conteúdo digital automatizado e design novos. O processo revela algumas especificidades de perfis de profissionais envolvidos, especialmente o gerente de projetos e o gestor de conteúdo digital que é, no caso, um jornalista. Assim, pretendemos lançar algumas conclusões parciais de um processo empírico de uma pesquisa aplicada para uma área recente, chamada de comunicação corporativa digital.

Palavras-chave: Faculdade Cásper Líbero; gestão; gerente de projetos; internet; conteúdos digitais

Valéria de Fátima Raymundo - vraymundo@gmail.com
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Os paradoxos nas interações comunicacionais em centrais de relacionamento sob viés de líderes de equipes
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo é uma das discussões que faço na minha tese de doutorado sobre interações comunicacionais mediadas pelas tecnologias de comunicação nas equipes de trabalho de duas organizações, uma de capital misto e outra privada. O estudo apresenta as percepções das lideranças formais das equipes das Centrais de Relacionamento dessas organizações sobre as categorias participação, autonomia, diálogo, flexibilidade e tecnologias de comunicação, tendo em vista o imbricamento entre elas e a mediação dos suportes tecnológicos nas interações comunicacionais concernentes a este grupo de trabalhadores.

Palavras-chave: Autonomia; Participação;Diálogo;Flexibilidade e Novas Mídias

Ana Isaía Barreto - anabarretto@via-rs.com.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Comunicação Digital inserida na Comunicação Organizacional: uma abordagem a partir do Paradigma Relacional no Portal Copa 2014
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo visa desenvolver sobre a presença da Comunicação Digital no ambiente organizacional. Apresentam-se conceitos e abordagens que consideram a Comunicação Organizacional a partir do Paradigma Relacional, onde processos comunicacionais, digitais ou não, são compreendidos como um contexto de interações que geram produções de sentido. Também é proposta a idéia de espetacularização na Comunicação Digital, a partir de um olhar sob o portal turístico ‘Copa 2014’.

Palavras-chave: Comunicação Digital; Comunicação Organizacional; Paradigma Relacional; Espetacularização; Portal ‘Copa 2014’

Belisa Zoehler Giorgis - belisa@gmail.com
Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
Sérgio Roberto Trein (orientador)

A TV digital e uma dúvida no ar: qual a percepção dos jovens da classe C de Porto Alegre em relação ao novo sistema?
[Artigo em PDF]

Resumo : A chegada da TV digital no Brasil implica em uma série de modificações na conjuntura comunicacional do país. Entre elas, em função das características técnicas do novo modelo de recepção do sinal de televisão, será preciso desenvolver e popularizar o sistema no Brasil, para que o público mude a sua percepção em relação à TV digital. A princípio, o novo sistema promete alterações significativas na qualidade de recepção. Porém, fica uma questão: será que o público está, de fato, preparado para isso, uma vez que, para ter o sinal em suas casas, as pessoas terão que investir na compra de equipamentos? Com base nisso, o objetivo deste estudo foi o de compreender qual a percepção dos jovens da classe C de Porto Alegre sobre a TV digital.

Palavras-chave: TV digital; Jovens; Relações Públicas; Classe C

Candice Campos Habeiche - candiceh@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Espaço ciber: os blogs são entre-lugares ou não-lugares?
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo tem o propósito de refletir sobre o espaço relacional e/ou comunicacional, como um lugar específico, onde ocorrem os diálogos verbais e simbólicos entre os indivíduos. Determinamos como estudo o espaço ciber, onde ocorrem às relações via weblogs. Nosso estudo relaciona-se aos blogs disponibilizados no Portal do Professor do MEC. Aqui, propomos compreender a ferramenta a partir das teorias sobre espaço-tempo (SANTOS); lugar e não-lugar (AUGÉ); entre-lugar (BHABHA; CASTROGIOVANNI) e sujeito (MORIN; HALL)

Palavras-chave: entre-lugar; não-lugar; blogs; sujeitos

Rafael Figueiredo Cruz e Silva - cruzesilva@yahoo.com.br
Centro de Pesquisas da Petrobrás

CMC e colaboração: a Web20 como possibilidade para alcançar a co-responsabilidade
[Artigo em PDF]

Resumo : Comunicação é interação. Tomando a comunicação como prática, ato, assume-se nesse trabalho que sen-tidos são evocados nos processos interativos. Propõe-se o olhar relacional para analisar as interações, com foco nas mediadas por computador. Em seguida, descreve-se a Web 2.0 debatendo suas propriedades colaborativas e indicam-se possibilidades de aplicação na comunicação entre organização e públicos levando em consideração valores como colaboração e participação. A inspiração para a reflexão está escala de vínculos de M. Henriques (2007), especialmente no conceito de co-responsabilidade.

Palavras-chave: Comunicação; interação mediada por computador; Web 2.0; colaboração; co-responsabilidade

Silvana Maria Sandini - silvana@sil.pro.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Web 2.0: a Cauda Longa da Agenda Setting
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo discorre acerca da veloz comunicação, que percorre as vias da Internet, considerando a hipótese de agenda setting e o duplo fluxo informacional. Os segmentos que não têm acesso ao sistema industrializado de comunicação criam sistemas próprios. Mas talvez nenhum sistema difusor de informação possa ser comparado à Internet, se considerarmos alcance e popularização. Ela tem o poder de propiciar ferramentas para que potenciais líderes de opinião, que não têm acesso aos tradicionais sistemas industrializados de comunicação, busquem informações, divulguem suas idéias e sejam ouvidos por milhares de pessoas. Nesta pesquisa, observamos que, de forma metafórica, estes recursos formam a própria Cauda Longa do agendamento, proposto pelos meios de comunicação de massa.

Palavras-chave: Web 2.0; cauda longa; agenda setting; comunicação na Web

Angela Lovato Dellazzana - angela.lovato@terra.com.br
Centro Universitário Franciscano
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Thaís Steffenello Ghisleni
Vanessa Nascimento Schleder
Centro Universitário Franciscano

Comunicação organizacional virtual: o uso de redes sociais pelos cursos de comunicação social
[Artigo em PDF]

Resumo : As redes sociais estão modificando as formas de comunicação e sociabilidade das organizações. O uso das redes faz emergir novas formas de interação e relações pessoais, reduzindo a noção de distância e tempo. Em contrapartida, esse aumento das possibilidades de interação e relações pessoais potencializa o caráter efêmero da comuncação, problematizando o trabalho dos profissionais desta área nas organizações. Com a acelerada evolução tecnológica e a constante instabilidade econômica mundial, as empresas, assim como as pessoas, buscam estar, a todo o momento, em contato com as demais. Portanto, buscando refletir sobre o uso das redes sociais pelas organizações, o presente trabalho faz um estudo da inserção dos cursos de Comunicação Social do Brasil em redes sociais: Orkut e Twitter.

Palavras-chave: redes sociais; universidades; comunicação organizacional

Carolina Frazon Terra - carolinaterra@uol.com.br
Fundação Escola de Comércio Álvaro Penteado (FECAP)
Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP)

Grandes corporações nas redes sociais on-line: um estudo sobre a presença das organizações nas mídia
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo objetiva entender como as corporações de destaque no cenário atual se comportam frente às redes sociais on-line. Para delimitar tais corporações, escolhemos dois rankings elaborados pela Revista Época e observamos as organizações em relação à quantidade de canais em que estão presentes e o nível de engajamento destes com os internautas. Toda a sondagem está embasada em autores que trabalham o tema das redes sociais on-line e da comunicação organizacional.

Palavras-chave: comunicação organizacional, mídias sociais, redes sociais on-line, comunicação organizacio¬nal digital

Helenice Carvalho - helecarvalho@gmail.com
Cinara Moura - mouracinara@hotmail.com
Mariana Oliveira - marianarrpp@gmail.com
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Redes sociais corporativas: a possibilidade de geração de conteúdo pelo consumidor no ambiente virtual
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo se propõe a discutir o advento das redes sociais corporativas no ambiente virtual e a possibilidade de geração de conteúdo pelos consumidores, considerando uma nova estratégia de comunicação organizacional e uma ampliação da atividade de Relações Públicas. Analisa a relação que tem se formado entre as organizações e seus públicos, a partir das interações sociais mediadas pelas redes online. Aborda uma questão do processo comunicacional bastante relevante na atualidade: a transformação dos receptores em também emissores, ou seja, a maneira como públicos, até então considerados receptores passivos, adquirem relevância na medida em que se tornam simultaneamente receptores e produtores/emissores de conteúdo. Traz como exemplo a rede social virtual My Starbucks Idea, da empresa de cafés Starbucks, que viabiliza as expressões dos clientes em relação à organização, através de uma gestão colaborativa da marca.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Redes Sociais virtuais; Produção de conteúdo

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0