Índice de Autor
A | B | C | D | E F | G | H | I | J K | L | M | N | O P | Q | R | S | T U | V | X | W | Z
Trabalhos GT4
Anely Ribeiro – anely.ribeiro@terra.com.br Universidade Federal do Paraná (UFPR) Aproximações e diferenciações teóricas: retórica e pragmática lingüística no discurso da comunicação organizacional [Artigo em PDF] Resumo : O trabalho visa discutir noções conceituais sobre a pragmática lingüística sua relação e aproximações/diferenciações com os fundamentos teóricos da retórica clássica, a partir de Aristóteles, passando pelos estudos retóricos contemporâneos, de maneira complementar e interdependente. A análise tem como propósito contribuir com estudos que possam ser aplicados em enunciados e nos discursos dos falantes/retores em situações tais como eventos, campanhas e nas interlocuções que envolvam o processo da comunicação organizacional. Palavras-chave: pragmática lingüística; retórica; comunicação organizacional Renato Rodrigues Martins – renadri@gmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) A Gestão Estratégica da Comunicação no cross-cultural marketing: considerações acerca de uma outra linguagem [Artigo em PDF] Resumo : Novos mercados necessitam de novas abordagens comunicacionais para transpor barreiras culturais e a influência cultural pode determinar como comunicar. A gestão da comunicação deve considerar as diferenças cul¬turais e a comunicação mercadológica precisa levar em conta esses fatores para traçar suas estratégias. As organiza¬ções brasileiras que atuam no mercado externo enfrentam a competição das globais que são focadas em atividades de alto valor agregado e que produzem em uma economia globalizada e de escala. O projeto investiga a Terceira Linguagem no enfoque da Comunicação Transcultural, como estratégia competitiva no discurso das organizações brasileiras internacionais. Palavras-chave: Comunicação; marketing; gestão estratégica; cultura; globalização Regiane Regina Ribeiro Marchiori – mmarchiori@uel.br Universidade Estadual de Londrina (UEL) Wilma Vilaça - wilma.vilaca@gmail.com Renata Alves - renata2br@yahoo.com.br Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) Rodrigo Soares - rodrigobvp@hotmail.com Fabiana Simões - fabi_simoes16@hotmail.com Universidade Estadual de Londrina (UEL) Faces e Interfaces que se Revelam nas Práticas Discursivas das Organizações [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo analisa a prática discursiva considerando os diferentes tipos de discursos que emergem nas organizações em decorrência dos fatores sociais, promovendo a articulação entre os textos e os contextos sócio-históricos (FAIRCLOUGH, 2001). Os sujeitos não podem ser definidos apenas como emissores que produzem mensagens ou destinatários que as recebem. Essa percepção enaltece a necessidade de observar, nos ambientes organizacionais, as questões subjetivas. Apresenta-se aqui o estudo empírico realizado em duas indústrias do setor gráfico, situadas em espaços geográficos diferenciados e, ao revelarem-se as condições da prática discursiva, que envolvem a produção, distribuição e consumo textual, discute-se como se dão essas articulações no campo prático, revelando-se fundamental um olhar crítico nos processos de construção de significado e atribuição de sentido empreendidos pelas organizações, em seus discursos. Palavras-chave: comunicação organizacional; organização; práticas discursivas; discurso Marta Terezinha Motta Campos Martins Universidade Estadual de Londrina (UEL) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) A Oralidade Absorvida pela Comunicação Interna: elemento de integração com funcionários e clientes externos [Artigo em PDF] Resumo : A política organizacional que norteia as relações com o público interno, embora fator estratégico, nem sempre é bem executada a ponto de se tornar visível para os funcionários, os quais a projetam para os clientes externos de uma organização. A tendência à oralidade e à informalidade na cultura brasileira instiga a trazê-las para uma dimensão científica, portanto um estudo sobre comunicação interna e oralidade é tema de tese de doutoramento na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Somou-se à proposta da tese o aprendizado adquirido com os conteúdos de disciplina cursada, o que permitiu produzir um artigo partindo da pesquisa na literatura indicada pela disciplina, complementada por uma pesquisa empírica em empresas familiares do ramo de iluminação. Palavras-chave: comunicação interna; oralidade; diálogo; discurso; linguagem Suzel Garcia de Lima Figueiredo - suzel.figueiredo@ideafix.com.br Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) Impacto de recursos mnemônicos na retenção de mensagens corporativas [Artigo em PDF] Resumo : O ambiente corporativo é, pela sua própria natureza, um espaço para o exercício da persuasão. Modificar as opiniões de outras pessoas, argumentar, conduzir, submeter uns as vontades de outros, tem sido, ao logo do tempo, atividades associadas à comunicação. Este artigo abordará alguns conceitos de comunicação social, comunicação corporativa e retenção de valores corporativos, analisados à luz das teorias psicológicas da percepção, atitude, recepção e persuasão, no campo da Psicologia Social. Para ilustrar as teorias serão apresentados resultados parciais de uma pesquisa de opinião sobre a percepção da comunicação interna junto aos funcionários de uma empresa de energia elétrica que opera no Brasil. Palavras-chave: percepção, atitude, valores, recepção e memória Ana Lúcia de Alcântara Oshiro - tatica@taticacom.com.br Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) A Comunicação “formatando” a Reputação Integradora [Artigo em PDF] Resumo : O presente artigo é um ensaio teórico que propõe um novo olhar para pesquisas exploratórias baseadas na relação entre Comunicação e a Reputação Organizacional. Desenvolvido à luz da Dimensão integradora preconizada por Wilber (ele entende que a excelência da Comunicação e da Reputação organizacionais alcançará esse padrão se for capaz de serem integradores. Dessa forma uma personalidade organizacional de reputação integradora é plural, capaz de aglutinar indivíduos e organizações em torno de objetivos, esforços, concepções e valores comuns, formando uma rede integradora baseada em valores em total sintonia, tornando-se capaz de disseminar novas ações, atitudes e imagens que geram transformações positivas, permitindo a evolução do ambiente, da sociedade, do indivíduo e dela mesma; elas são éticas, comprometidas, verdadeiras; coerentes com seu discurso e práticas; introduzem novas concepções porque atingem um nível de desenvolvimento de consciência tal que esses novos padrões passam a ser aceitos como corretos, determinando modelos a serem seguidos, adotados visando o bem comum da rede, da egregora que a compõe. O agente integrador desta “egregora” é o discurso da comunicação organizacional. Palavras-chave: Reputação integradora. Comunicação Organizacional. Discurso organizacional. Sociedade informacional Sidinéia Gomes Freitas - sid_terra@terra.com.br Maria José Guerra - majogue@uol.com.br Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) Identidade e Paixões: o Discurso Público da Ilusão [Artigo em PDF] Resumo : Acompanhando o tema central, as autoras, uma, pesquisadora e profissional de Relações Públicas, e outra, lingüista, congregam, assim, formações, experiências e diferentes áreas do conhecimento, na analise da comunica¬ção pública, por meio de um veículo da grande imprensa escrita, na recente fusão das empresas Casas Bahia com o grupo Pão-de-Açúcar. Para tanto, dão continuidade ao andamento das pesquisas que vêem realizando no campo das Comunicações e Paixões. Neste trabalho analisam a questão da fusão entre esses grupos sob três abordagens: Ainda o Incomodo Olhar Sensível; O Fim dos Velhos Patriarcas; Identidade Corporativa e Opinião Pública. Palavras-chave: identidade; discurso público; comunicação pública Mário Pereira Borba - borba.mp@gmail.com Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Capital Simbólico e Social na Tensão Público-Privado e a Disputa Estratégica por Visibilidade e Imagem-conceito [Artigo em PDF] Resumo : Neste artigo realiza-se reflexão sobre como ações de responsabilidade socioambiental, realizadas e comunicadas pelas organizações privadas, movimentam capital social e capital simbólico interferindo na tensão público-privado. Nessa direção, a partir da análise de dois exemplos, evidencia-se a articulação comunicação-opinião pública-esfera pública na constituição desse capital e algumas das transações estratégicas no sentido de conquistar visibilidade e imagem-conceito favorável. Palavras-chave: Comunicação; poder privado; poder público; capital simbólico; responsabilidade socioambiental. Vera Elisabeth Damasceno Corrêa - veracorrea@terra.com.br Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) A comunicação dirigida como estratégia para disseminar a cultura e a identidade organizacional no contexto das redes de cooperação empresarial [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a comunicação dirigida como estratégia para disseminar a cultura e a identidade organizacional no contexto das redes de cooperação empresarial, a partir da pesquisa realizada pela autora para sua dissertação de mestrado, defendida em maio de 2009, junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação – PPGCOM, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: comunicação organizacional, comunicação dirigida, cultura e identidade organizacional Simone Alves de Carvalho - simonecarvalho@usp.br Universidade de São Paulo (USP) A identidade Brasileira e sua influência na identidade das Pequenas Empresas [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo busca fazer um paralelo entre os conceitos de identidade e imagem organizacional e a identidade corporativa das pequenas empresas, objeto da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida; conhecer aspectos característicos da identidade brasileira; entender a importância da pequena empresa para a sociedade brasileira; e, finalmente, refletir sobre as influências exercidas pela identidade brasileira na identidade e na imagem organizacional das pequenas empresas. Palavras-chave: Identidade brasileira; identidade organizacional; imagem organizacional; pequena empresa. Claudia Nociolini Rebechi - nociolini@hotmail.com Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) As percepções de trabalhadores quanto ao seu mundo do trabalho [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo discute as relações entre comunicação e trabalho a partir do estudo das falas proferidas por trabalhadores em um projeto de memória empresarial de uma organização brasileira. Para tanto, apresenta reflexões sobre os conceitos de comunicação e trabalho, bem como se propõe a compor uma análise crítica de traços distintivos dos discursos enunciados pelos trabalhadores que revelam suas percepções e seus vínculos com o mundo do trabalho. Palavras-chave: comunicação; trabalho; Análise do Discurso |
|
![]() |
ISBN: 978-85-7205-076-0 |