Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Trabalhos GT5

Delcia Maria de Mattos Vidal – delciavi@unb.br
Universidade de Brasília (UnB)

Além do interesse privado: a divulgação do que as organizações fazem pelo social é informação de interesse público
[Artigo em PDF]

Resumo : As ações sociais das empresas, mesmo sendo de interesse público, nem sempre recebem o devido espaço nos noticiários. Com o objetivo de proporcionar subsídios para maior receptividade por parte da imprensa quanto à noticiabilidade dos projetos sociais realizados pela iniciativa privada, neste estudo é apresentada a visão dos jornalistas e das empresas em relação a tornar público o que é realizado na área social. O trabalho parte da premissa de que divulgação do que as organizações fazem pelo social está além do interesse privado, sendo essas informações indispensáveis para promover o desenvolvimento humano e social dos cidadãos. Completam esse estudo conceitos de notícia de interesse público.

Palavras-chave: ações sociais; cidadania; divulgação; interesse público

Walderes Brito – waldbrito@uol.com.br
Universidade Federal de Goiás (UFG)

O que podem os que aparentemente nada podem? Conversação cotidiana e deliberação democrática na gestão de resíduos urbanos
[Artigo em PDF]

Resumo : A comunicação, no sentido de interação entre pessoas e grupos interessados no entendimento sobre temas que dizem respeito à coletividade, é um importante instrumento de qualificação da chamada democracia deliberativa. Este artigo aborda a comunicação sob este prisma opondo-se, evidentemente, aos conceitos funcionalistas de comunicação como estratégia de domínio pela persuasão, tão comum em práticas instrumentais da Comunicação Social dirigida ao relacionamento com os públicos de uma organização. O interesse que perpassa o artigo é reconhecer limites e possibilidades da conversação cotidiana, por parte de sujeitos sociais politicamente mal equipados, na estruturação de um sistema deliberativo em ambiente marcado pela assimetria de poder, como o composto por empresas ou órgãos governamentais, de um lado, e, do outro, comunidades e outros segmentos que integram os seus públicos.

Palavras-chave: Conversação cotidiana; Comunicação; Democracia Deliberativa

Rosane Rosa – rosane.rosa@terra.com.br
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mídia e Terceiro Setor: Advocacy social e agenda compartilhada
[Artigo em PDF]

Resumo : Este texto aborda, na primeira parte, o conceito de advocacy e contra-agendamento (SILVA, 2007) como uma forma de a Sociedade Civil organizada, sem custos, incluir suas causas sociais no espaço público midiático objetivando a tematização da pauta e/ou adesões a sua causa. Esse processo de composição da agenda social envolve uma iniciativa autônoma e competente, da sociedade para a mídia e, dessa, para a audiência. Na segunda parte apresenta-se um diagnóstico de como a pauta social ganha espaço na agenda midiática. Por último, analisa-se a reportagem “Uma conquista longe das ruas”, resultado de um agendamento compartilhado. Ao contrário de outros acontecimentos que ganham visibilidade midiática, esse enquadramento se dá no processo de mudança das pessoas em causa e não, apenas, no resultado, pois os números não traduzem toda a dimensão do desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Terceiro Setor; mídia; advocacy; contra-agendamento; agenda compartilhada

Regina C. Escudero César – reginac.escudero@gmail.com
Maristela R. A. Jurkevicz - jurkevic@uel.br
Roseli Jung Psicchio
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

A Comunicação Comunitária e sua práxis na INTES: uma proposta metodológica para além da interdisciplinaridade
[Artigo em PDF]

Resumo : Buscamos relatar os princípios de uma Incubadora Social e especificamente os fundamentos da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES), da Universidade Estadual de Londrina. A seguir, apresentamos a metodologia de trabalho da incubadora, os grupos incubados e nossa proposta de trabalho, que tem como foco principal a interdisciplinaridade. Ressaltamos ainda, os pressupostos da comunicação comunitária, que são aqueles que fundamentam a nossa ação de comunicação na INTES. Destacamos a elaboração de um planejamento partici¬pativo, juntamente com as áreas envolvidas, a fim de alcançar objetivos comuns e propósitos coletivos em torno do mesmo problema. Finalizamos o artigo apresentado nossas vivências e estratégias já desenvolvidas na incubadora.

Palavras-chave: Incubadora social; Empreendimentos Solidários; Interdisciplinaridade; Comunicação Comu¬nitária; Relações Públicas Comunitárias

Kátia Santos de Morais – katiamorais01@gmail.com
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Ariclene Cunha Silva – ariclenesilva@hotmail.com
Instituto de Comunicação e Juventude Diário Nordestino (ICOJUDE)

Diário Nordestino: Cidadania, Mobilização Jovem e Comunicação Comunitária no Território do Sisal
[Artigo em PDF]

Resumo : Este trabalho busca promover uma reflexão sobre o uso do jornal impresso Diário Nordestino enquanto instrumento principal de comunicação comunitária pelo Instituto de Comunicação e Cidadania Diário Nordestino (Icojude), entidade criada no município de São Domingos, semi-árido da Bahia, por jovens que buscam o desen¬volvimento social, incentivando a participação popular e a valorização da cultura local. A partir de uma abordagem sobre a relação entre a comunicação comunitária e os movimentos e entidades sociais no Território do Sisal, no qual aquela região se insere, buscar-se-á refletir sobre a contribuição do veículo para fins de transformação social e en¬gajamento cívico da comunidade local. O trabalho faz parte de pesquisa realizada em parceria entre a Universidade do Estado da Bahia e o Instituto idealizador do projeto.

Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Comunitária; Desenvolvimento; Mobilização juvenil

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0