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Trabalhos GT6
Rejane de Oliveira Pozobon - rejane.op@terra.com.br Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Comunicação, Política e Democracia: Novas configurações em um espaço público midiatizado [Artigo em PDF] Resumo : Hoje, o livre fluxo de informação e o avanço das redes digitais de comunicação inviabilizaram a existência de uma esfera pública unificada. A mídia, por sua vez, não se converte no único espaço público, mas é o que oferece maior visibilidade aos temas das outras esferas ou campos sociais. Este texto objetiva refletir sobre como o protagonismo dos usuários no processo de produção e difusão de informações tem transformado a esfera midiática e de que forma este processo pode reconfigurar a ideia de política e democracia que temos hoje. Palavras-chave: Comunicação; Política; Espaço Público Matheus Lock - matheuslock@yahoo.com.br Rudimar Baldissera – rudimar.baldissera@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Comunicação política on-line: estratégias de administração da visibilidade no ambiente da Web 2.0 [Artigo em PDF] Resumo : A campanha eleitoral de Barack Obama para as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América em 2008 teve grande importância no que diz respeito à comunicação política, publicidade e relações públicas. Durante este episódio foram utilizadas estratégias de comunicação até então não empregadas em campanhas políticas. Este fato deflagrou um novo momento de avaliação referente às questões de visibilidade no ambiente cibernético, marcado pelas redes sociais e pela colaboração. É dentro deste quadro de acontecimentos que este artigo irá refletir sobre as estratégias de visibilidade para a web 2.0, aplicadas à campanha de Barack Obama. Palavras-chave: Comunicação política Patrícia Cerqueira Reis - patriciareis@espm.br Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) TV Pública Digital: análise da política pública para um espaço midiático interativo, participativo e democrático [Artigo em PDF] Resumo : Este artigo é um resumo dos principais pontos abordados em pesquisa de mesmo nome e autoria para o Instituto de Economia da UFRJ, curso de especialização em Análise de Políticas Públicas. O objetivo da pesquisa foi levantar e avaliar a condução do processo de formulação e implementação da gestão da TV pública, identificando os aspectos que impactaram a natureza pública, democrática e participativa desta mídia. Para isso utilizou-se arcabouços teóricos dos campos da economia, direito e comunicação e a análise empírica do processo de criação da TV pública brasileira no ano de 2007. Concluiu-se que o modelo adotado nessa política pública conduziu ao aparelhamento do modelo de TV pública pelo governo. A conclusão da pesquisa estimulou o questionamento sobre a função das TVs públicas na sociedade contemporânea. Palavras-chave: Televisão; Democratização; Política Pública Cristiane Brum Bernardes - cris.brum@gmail.com Antonio Teixeira de Barros Cláudia Regina Fonseca Lemos Cefor/ Câmara dos Deputados Programação e audiência de uma emissora legislativa: o caso da TV Câmara [Artigo em PDF] Resumo : Artigo que avalia o perfil da programação e dados sobre a audiência da TV Câmara, emissora mantida pela Câmara dos Deputados. Estudo elaborado com base em sondagem institucional realizada com os cidadãos que ligaram para o Serviço 0800 da Câmara dos Deputados no período de 19 de junho a 5 de agosto de 2009, por meio de questionário estruturado. Avalia-se o conhecimento dos telespectadores sobre a programação da emissora, bem como o índice de audiência das diferentes produções. Comparam-se as respostas do público com o tempo destinado a cada gênero de programação na grade da emissora. Tal comparação é feita com base no levantamento sobre o total semanal de horas que a TV Câmara destina a cada gênero: jornalismo, debates/entrevistas, documentários, programas culturais e plenário/comissões. Conclui-se que existe relativa coerência entre a oferta de conteúdos e a preferência do público. Palavras-chave: Câmara dos Deputados; comunicação pública; mídias Maira Pereira Ferreira - mairapf@hotmail.com Universidade Metodista de São Paulo A Justiça em Pauta: O Poder Judiciário Brasileiro na Mídia Impressa [Artigo em PDF] Resumo : O artigo apresenta os principais resultados da pesquisa realizada em veículos da mídia impressa nacional, entre os meses de julho e dezembro de 2007, com o objetivo de verificar qual é a imagem do Poder Judiciário Brasileiro divulgada pelos veículos no período, interpretando os principais temas abordados nas publicações e a angulação das matérias. Utilizou-se a análise de conteúdo e a ferramenta da auditoria de imagem na mídia. Concluiu-se que o Poder Judiciário é foco da mídia impressa principalmente quando analisa processos relativos a pessoas públicas, especialmente do campo político. Embora a análise seja referente a um período delimitado, evidenciaram-se falhas na comunicação do judiciário e foram apresentadas sugestões para aprimorar essa comunicação. Palavras-chave: Judiciário; Mídia; Imagem Karla Maria Müller - kmmuller@orion.ufrgs.br Vera Regina S. Gerzson - kmmuller@adufrgs.ufrgs.br Felipe Stamberg Gabriela Freitas Michelle Fenslau - miche@brturbo.com.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Análise e Avaliação de Processo em Relações Públicas Governamental: PROCAC - Canoas/ 2002-2009 [Artigo em PDF] Resumo : A análise e avaliação dos processos de Relações Públicas governamentais apresentam-se como condição para o desenvolvimento e valorização da comunicação na esfera pública. Este paper apresenta e discute a avaliação do processo de Relações Públicas tendo como objeto de análise instrumentos utilizados para a produção do relatório de sete anos de experiência e atuação do Projeto Comunicação e Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Canoas (PROCAC – CANOAS). No período em que o projeto esteve em atividade, alunos, professores e assessores ad hoc envolveram-se na busca por comunicação e atendimento de excelência no setor público, enfatizando a observação, acompanhamento e monitoramento de diferentes âmbitos das ações de comunicação. Palavras-chave: avaliação em relações públicas; processo de relações públicas; comunicação pública e governamental Ricardo Ferreira Freitas - rfreitas@mls.com.br Rodrigo Karl Fernandes Miguel Oliveira Nunes Renata Gallo Spinola do Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Em Nome do Espetáculo: Megaeventos, Cidades e Representações Midiáticas [Artigo em PDF] Resumo : Os megaeventos têm se transformado em uma das importantes receitas turísticas do Brasil, tanto na área de entretenimento e lazer como também nos diversos campos dos negócios. O Rio de Janeiro é uma das cidades brasileiras que participam ativamente desse processo, apesar da imagem de violência associada a seu cotidiano urbano. Com a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, percebemos que o discurso midiático tem estabelecido novos paradigmas de cobertura jornalística, priorizando mais as ações de transformação para o sucesso desses megaeventos do que a violência urbana sempre tão explorada pelos diversos MCM. Neste artigo, analisamos a mudança desse discurso no Reveillon e no Carnaval cariocas entre o ano de 2009 e de 2010. Outro objetivo deste trabalho é estimular o campo das Relações Públicas a desenvolver novas reflexões críticas sobre a área de eventos. Palavras-chave: Megaeventos; cidade; relações públicas; violência urbana; mídia |
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ISBN: 978-85-7205-076-0 |