Volta para Home


Índice de Autor

A | B | C | D | E

F | G | H | I | J

K | L | M | N | O

P | Q | R | S | T

U | V | X | W | Z
Trabalhos Iniciação Científica

Bruna Poersch da Rosa – brunarosa@yahoo.com.br
Caroline Acosta Lessa
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Transparência: uma relevante ferramenta para a Administração Pública
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente artigo trata da implantação de um projeto que agregue a transparência na comunicação pública, por meio da criação do Portal Transparência Legislativa da Câmara de Vereadores de Salvador do Sul. O projeto visa a criação de um canal interativo de comunicação entre a câmara e a comunidade de Salvador do Sul, proporcionando à comunidade o acesso às informações dos acontecimentos da câmara, no que diz respeito à utilização dos recursos públicos, e espaço para a participação popular. Para o desenvolvimento deste projeto, foram realizadas pesquisas em livros e arquivos referentes à história do Município e suas peculiaridades. Também foram analisados Portais Transparência Municipais, Estaduais e da Federação existentes e disponíveis via internet.

Palavras-chave: Comunicação Pública; Portais Transparência; Câmara Municipal de Vereadores de Salvador do Sul.

Nina Santos – ninacasan@gmail.com
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Wilson Gomes (orientador)

O Blog Fatos e Dados como estratégia corporativa de posicionamento na esfera de visibilidade pública
[Artigo em PDF]

Resumo : Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras decidiu, em 2009, criar um blog corpo¬rativo, passando a se comunicar diretamente com o cidadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas atividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Petrobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades do formato blog. Através da análise de postagens, comentários e ferramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de comunicação institucional foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão.

Palavras-chave: blog; Petrobras; esfera de visibilidade; comunicação organizacional

Laís Cardozo Bueno – lais.bueno@usp.br
Universidade de Santo Amaro (Unisa)
Carolina Frazon Terra (orientadora)
Eiko Enoki (orientadora)

Twitter e as Redes Sociais On-line: um estudo do caso Twitter
[Artigo em PDF]

Resumo : A cada dia, novas mídias têm se somado às atividades da comunicação social e organizacional. A significativa adesão dos usuários às mais diversas redes sociais on-line fazem destas um campo fértil para consumidores que Querem se expressar e para as organizações que se preocupam com sua reputação. É neste ínterim que o profissional de relações públicas ganha um importante espaço para as práticas da comunicação organizacional: as mídias sociais on-line. Selecionamos deste universo um dos mais impactantes fenômenos on-line da atualidade, o microblog Twitter, e sobre este desenvolvemos um estudo que visa explorá-lo na qualidade de ferramenta estratégica para as atividades de relações públicas digitais. Este artigo pretende apresentar, de forma sucinta, os resultados do trabalho de conclusão de curso de mesmo título desenvolvido com embasamento teórico, sondagem e estudos de caso.

Palavras-chave: relações públicas; redes sociais on-line; Twitter

Deivid Paz Cardoso – deivid.cardoso@acad.pucrs.br
Larissa Lofrano Souza - larissa.lofrano@acad.pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Cleusa Maria Andrade Scroferneker (orientadora)
Duncan Dubugras Alcoba Ruiz (orientador)

Um outro olhar sobre as ‘ouvidorias’ virtuais em Instituições de Ensino Superior.
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2009 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual e às nomenclaturas adotadas pelas IES. Apresenta igualmente, uma análise preliminar desenvolvida em uma amostra de oito IES do Rio Grande do Sul considerando a usabalidade (TAHIR e NIELSEN, 2002) e a avaliação heurística (NIELSEN, 1994). Trata-se de um recorte do projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais das Instituições de Ensino Superior e que objetiva investigar sobre lugar da Ouvidoria ‘virtual’ em Instituições do Ensino Superior no Brasil, compreender as razões das IES em disponibilizar uma ‘ouvidoria’ virtual, e o seu entendimento do que venha a ser uma ‘ouvidoria’ virtual.

Palavras-chave: ‘ouvidorias’ virtuais, Instituições de Educação Superiror, comunicação organizacional, usabilidade, acessibilidade

Alvaro Marinho Marques – alvarommarques@gmail.com
Nathália Pereira Guerra Simões - nathaliapgs@gmail.com
Margarida Maria Krohling Kunsch (orientadora)
Anna Paula Muniz C. de Andrade (colaboradora)

Um estudo bibliométrico das teses e dissertações na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional
[Artigo em PDF]

Resumo : O presente trabalho analisa o desenvolvimento do campo acadêmico na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, no período de 1970 a 2009, nos programas de pós-graduação das principais instituições do país. Adotou-se como metodologia de pesquisa a análise bibliométrica e a partir dela relacionou-se os resultados obtidos às dimensões estudadas da Comunicação Organizacional: Humana, Instrumental e Estratégica.

Palavras-chave: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Teses, Dissertações, Bibliometria

Angélica Fabiane Weiss – angelicaweise@unisc.br
Ana Maria Strohschoen - anam@viavale.com.br
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

A importância da história individual para a Memória de empresa e vice-versa
[Artigo em PDF]

Resumo : Nosso estudo focou uma situação especial nos relatos: tem uma correlação com o seu produto de memória desenvolvido pela empresa. No caso, nosso exemplo partiu da mesma empresa: o Sicredi. Uma situação peculiar nos chamou a atenção entre o individual (funcionário) e da empresa (como produto de memória). Este é um ângulo da pesquisa, estudá-lo e que buscamos trazê-lo neste artigo.

Palavras-chave: Relatos, produto de memória, memória institucional, relações públicas

Alina Oliveira de Souza - alina.souza@acad.pucrs.br
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Cláudia Peixoto de Moura (orientadora)

Memória e Comunicação Institucional: a construção de relacionamentos com base em acervos
[Artigo em PDF]

Resumo : O artigo tem como objetivo compreender a Comunicação Institucional e o processo de Relações Públicas em acervos existentes nas instituições do Rio Grande do Sul, caracterizando suas ações no sentido de fundamentar os relacionamentos. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos até o momento: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Técnica de Questionário. Observou-se crescimento na adoção dos programas de Documentação e Memória, porém, estes nem sempre são percebidos pela ótica comunicacional.

Palavras-chave: Comunicação Institucional; Relações Públicas; Memória; Acervos

Fabiana Regina Simões – fabi_simoes16@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Comunicação Institucional: um Estudo sobre sua Prática em uma Indústria Paranaense
[Artigo em PDF]

Resumo : Uma análise do processo de comunicação institucional em uma indústria paranaense, refletindo sua perspectiva prática, adquirida por meio de estudo de caso sob iniciativa do grupo do Projeto de Pesquisa GEFACESCOM (Grupo de Estudos Faces da Cultura e Comunicação Organizacional), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), somado a um completo embasamento teórico que permite alcançar fundamentações adequadas para o contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Institucional; Organização; Planejamento; Estratégias

Rodrigo Soares Pinto – rodrigobvp@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Marlene Marchiori (orientadora)

Uma Reflexão do Processo de Comunicação Interna Aplicado em uma Indústria Paranaense
[Artigo em PDF]

Resumo : Este artigo reflete sobre a comunicação interna considerando o seu composto que envolve os níveis de comunicação, as redes, os fluxos comunicativos e o meio de comunicação nas organizações (Kunsch, 2003). Acrescenta as perspectivas de diálogos organizacionais e relacionamentos humanos essenciais para a valorização do colaborador e ponto chave para desenvolver a comunicação interna como fundamento na construção da identidade organizacional. Apresenta-se um relato empírico realizado em uma indústria do setor gráfico no Estado do Paraná, revelando seu processo de comunicação interna para compreender se este coaduna com o aporte teórico discutido. A produção completa deste artigo faz parte do Projeto de Pesquisa Faces e Interfaces da Cultura e da Comunicação Organizacional (GEFACESCOM), sob orientação da Dra. Marlene Marchiori da Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave: comunicação interna; organizações; diálogo; relacionamentos

Flávia Obara Kai – flavinhaobakai@gmail.com
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Marlene Marchiori (orientadora)

Um estudo sobre liderança e poder como face da cultura e comunicação de uma gráfica paranaense
[Artigo em PDF]

Resumo : Este estudo é resultado da análise e descrição dos processos de relacionamento estabelecidos em uma gráfica paranaense entre líderes e liderados. A liderança e o poder serão observados em uma perspectiva teórica relacionada com a prática exercida na empresa pesquisada durante o ano de 2009. É discutida como a relação entre poder, competência comunicacional e liderança refletem nos relacionamentos entre líderes e liderados dentro da empresa. O estudo foi possível por meio de entrevistas em profundidade com a gerência da Midiograf realizada pelo grupo de pesquisa GEFACESCOM da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados demonstram que a liderança, uma das faces da cultura e comunicação organizacional é essencial para a condução dos relacionamentos com funcionários sendo responsável pelo caráter do ambiente organizacional.

Palavras-chave: Liderança; poder; comunicação; cultura organizacional; relacionamentos

Site Abrapcorp Site PUC-RS Site UFRGS Site CNPQ Site Capes Site Fapesp
Valid HTML 4.01 Transitional Design e criação   ISBN: 978-85-7205-076-0